Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Regressos à Europa: Aston Villa, Newcastle e Osasuna de volta à mesa dos grandes

Jogadores do Aston Villa com o troféu da então Taça dos Clubes Campeões Europeus, após triunfo sobre o Bayern na final de 1982
Jogadores do Aston Villa com o troféu da então Taça dos Clubes Campeões Europeus, após triunfo sobre o Bayern na final de 1982@AVFCOfficial
A próxima época vai trazer uma série de regressos interessantes à mesa das competições europeias.

Quer se trate de grandes clubes, como o Newcastle ou o Lens, ou de equipas mais modestas, como o Bohemians, da República Checa, ou o Kecskeméti, da Hungria, todos eles estão unidos pelo facto de os seus adeptos terem tido de esperar pacientemente e, muitas vezes, dolorosamente, pelo regresso aos palcos prestigiosos.

Para alguns, foram necessárias várias gerações:

Newcastle

Durante mais de uma década, os Magpies estiveram ausentes das competições europeias, tendo participado pela última vez na época 2012/13 da Liga Europa. Nessa altura, causaram boa impressão, saindo do segundo lugar do grupo para garantir um lugar na fase a eliminar, na qual venceram o Kharkiv e o Makhachkala, mas acabaram por ser eliminados nos quartos de final pelo Benfica.

Dificilmente os adeptos do tradicional clube do nordeste de Inglaterra teriam adivinhado que esta seria a sua última participação europeia em mais de uma década. Mas o Newcastle sobreviveu a um período difícil, que incluiu a descida para a segunda divisão, e garantiu uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões com o quarto lugar desta época.

A última vez que o clube teve um gostinho disso foi há 20 anos.

O St. James's Park receberá jogos da Liga dos Campeões pela primeira vez em 20 anos.
O St. James's Park receberá jogos da Liga dos Campeões pela primeira vez em 20 anos.@NUFC

Aston Villa

Outro grande nome do berço do futebol, outro caso em que os adeptos foram duramente testados. Afinal, os Villains ganharam a Taça dos Campeões Europeus e a Supertaça da UEFA no passado, para depois desaparecerem gradualmente da Europa.

A última participação europeia remonta à época de 2010/11, mas, nessa altura, o clube não fez qualquer mossa. Na ronda preliminar, foi derrotado pelo Rapid Viena por 3-2, após um empate 1-1 em casa, e disse adeus às competições da UEFA.

Em Inglaterra, o Aston Villa também passou pela despromoção ao Championship e posterior subida, que culminou, sob o comando do treinador Unay Emery, com o sétimo lugar deste ano a garantir o apuramento para a Liga Conferência.

Lens

O Lens disputou o seu último jogo europeu em 04 de outubro de 2007. Na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, perdeu por 2-1 no prolongamento em Copenhaga, depois de um empate (1-1) em casa, despediu-se da Europa. O mesmo se aplica ao período de sucesso do clube, que durante os anos seguintes oscilou entre a primeira e a segunda divisão.

Depois de dois sétimos lugares consecutivos, o clube terminou em segundo lugar e a apenas um ponto do campeão PSG, o melhor resultado desde 2002. A recompensa é o regresso à Europa após quase 16 anos, diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os jogadores do Lens comemoram a passagem para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Os jogadores do Lens comemoram a passagem para a fase de grupos da Liga dos Campeões.@RCLens

Osasuna

A equipa de Pamplona vai jogar na Europa pela primeira vez em 17 anos. A vitória por 2-1 sobre o Girona na última jornada da La Liga, com dois golos de Ante Budimir, garantiu a qualificação para a Liga Conferência, com o Osasuna a alcançar o cobiçado sétimo lugar na classificação final. As recordações da última participação estão desvanecidas, mas agradáveis.

O emblema foi eliminado pelo Hamburgo na fase preliminar da Liga dos Campeões de 2006/07, mas depois fez um percurso impressionante na então Taça UEFA. Ficou em segundo lugar com o Parma na fase de grupos e, na fase a eliminar, despachou sucessivamente o Bordéus, o Rangers e o Leverkusen, antes de perder nas meias-finais com o Sevilha, que acabou por dominar a competição.

Bohemians

Há 36 anos que os cangurus não aparecem na Europa. Na época 1987/88, foram eliminados na primeira ronda da Taça UEFA frente ao Beveren, mas antes disso conseguiram fazer boa figura no estrangeiro.

Especialmente na época 1982/83 - a mais bem sucedida da história do clube -, quando conquistou o seu único título nacional e chegou às meias-finais da segunda competição mais prestigiada da Europa.

No caminho para a final four dessa época, o Bohemians bateu o Admiralty, o Saint-Étienne, o Servette e o Dundee United, tendo apenas sido batido pelo Anderlecht, que venceu a final contra o Benfica.

Depois disso, o Bohemians passou por um período de escuridão até à terceira divisão. Mas graças a um quarto lugar esta época, estão de regresso à Europa.

Os adeptos do Bohemians também vão poder desfrutar dos jogos na Europa.
Os adeptos do Bohemians também vão poder desfrutar dos jogos na Europa.@bohemians1905

Kecskeméti

A equipa da cidade de Kecskemét, no centro da Hungria, teve uma época de sonho, terminando em segundo lugar na Liga e garantindo um lugar na fase preliminar da Liga Conferência. No entanto, o maior feito até à data foi a conquista da Taça da Hungria na época 2010/11, após a qual o clube experienciou o futebol europeu pela primeira vez em 112 anos de história.

No entanto, a época não correu bem, tendo disputado apenas dois jogos na fase preliminar da Liga Europa e, após um empate 1-1 em casa e 0-0 fora com o FC Aktobe, o clube disse adeus à competição.

Seguiu-se uma queda abrupta e, até há três anos, o clube ainda estava na terceira divisão da Hungria. Mas, depois da subida à primeira divisão, o clube atravessou confortavelmente a segunda divisão e regressam à Europa ao fim de 13 anos.

O Kecskeméti TE disputou apenas dois jogos na Europa até à data, tendo passado 12 anos desde então.
O Kecskeméti TE disputou apenas dois jogos na Europa até à data, tendo passado 12 anos desde então.@KecskemetiTE