Publicidade

Reportagem: A viagem do Flashscore à final da Liga dos Campeões em Wembley

Miguel Baeza junto ao troféu da Liga dos Campeões
Miguel Baeza junto ao troféu da Liga dos CampeõesFederico Titone
Miguel Baeza, editor de notícias do Flashscore Espanha, cobriu o Borussia Dortmund - Real Madrid como correspondente especial em Londres, e este foi o seu roteiro.

Cinco dias de viagem, quatro cidades diferentes, três países, dois estádios lendários e uma final da Liga dos Campeões que terminou com o Real Madrid a erguer a Décima Quinta no céu de Londres. Esta foi a nossa aventura para viver a definição da maior competição continental de clubes.

Dia 1: Madrid - Valência

Por vezes, para chegar ao nosso destino, o caminho mais curto não é o melhor. Assim, na quarta-feira, 29 de maio, partimos para Valência. Por volta das 18:30, apanhámos um comboio com destino à cidade de Turia, onde chegámos por volta das 20:40.

Depois da nossa primeira paragem, e sabendo que tínhamos muito trabalho pela frente, a palavra de ordem era clara: descansar, comer bem e pensar na final da Liga dos Campeões no sábado, 1 de junho.

Dia 2: Valência - Londres

Com apenas três horas de sono no corpo, que seria o tom predominante durante toda a viagem, às 3:55 apanhámos um táxi para o aeroporto de Manises. Ali, esperava-nos um avião que nos levaria diretamente para Londres, a cidade onde se disputaria o grande jogo.

Uma vez em solo britânico, aguardava-nos uma longa viagem de metro do aeroporto de Stanstead (nordeste de Londres) até Trafalgar Square, um dos locais recorrentes do fim de semana, por ser o principal palco do Festival dos Campeões da UEFA. Aí, levantámos a nossa acreditação para o evento paralelo e seguimos para Wembley.

À chegada ao estádio, e acompanhados por outros colegas da imprensa espanhola, dirigimo-nos ao centro de acreditação para recolher as credenciais, que nos dariam acesso ao templo do futebol inglês naqueles dias de celebração do jogo bonito. Depois de o fazermos, apanhámos um susto. O alarme de incêndio disparou e fomos obrigados a abandonar o edifício. Felizmente, tudo não passou de um susto e pudemos continuar o nosso dia sem mais percalços. Chegou a hora de ir para o apartamento e esperar por sexta-feira, dia de treinos e conferências de imprensa.

Dia 3: Londres - Wembley

Sexta-feira, 31 de maio. O plano era claro: ir a Wembley assim que nos fosse permitida a entrada. Assim, dirigimo-nos para o majestoso recinto e, às 13:30, entrámos pelo portão de acesso dos meios de comunicação social.

O facto de sermos madrugadores teve a sua recompensa: chegarmos com o estádio praticamente vazio e podermos aproximar-nos da cobiçada Orejona, que pudemos fotografar, embora sem lhe tocar, para evitar o azar. Tínhamos a bola da final connosco e não pudemos resistir a uns toques na mesma num palco como este - um verdadeiro privilégio!

Às 16:30 começou a parte boa. Carlo Ancelotti, Nacho e Luka Modric compareceram perante os meios de comunicação social. Em seguida, assistimos ao treino do Real Madrid no relvado, a uma conferência de imprensa e ao treino do Borussia Dortmund. Por volta das 22:00, fomos convidados a abandonar o estádio e fomos para casa descansar, preparando-nos para o dia mais importante.

Dia 4: Londres - Wembley - Final

Foi o momento mais difícil da viagem, mas também o mais bonito. No sábado, 1 de junho, a final da Liga dos Campeões seria disputada às 20:00 em Inglaterra, mas nós acordámos às 7:30. O nervosismo do jogo, juntamente com o trabalho que tínhamos de fazer, levou-nos a começar cedo. Uma situação que antecipou quase dois dias inteiros sem dormir e algumas aventuras.

Depois de muito tempo a passear por Londres e a visitar os vários pontos de referência do Festival dos Campeões da UEFA, chegou a altura de uma incursão à Fan Zone dos adeptos do Real Madrid. Num ambiente muito animado, vimo-los a cantar ao som de Jude Bellingham e a transmitir a emoção de estarem ali, tão perto de viverem um pedaço de história ao vivo. Encontrámos várias pessoas que tinham feito verdadeiras proezas para chegar a horas.

Miguel Baeza, no relvado de Wembley após a final da Liga dos Campeões
Miguel Baeza, no relvado de Wembley após a final da Liga dos CampeõesFlashscore

À medida que os minutos passavam, o nervosismo e o medo aumentavam, tal como Carlo Ancelotti tinha antecipado na véspera. Às 16:00, já estávamos nos arredores de Wembley. O ambiente no interior era inigualável, e mais ainda quando os adeptos começaram a ocupar os seus lugares. De salientar o inferno amarelo gerado pelos adeptos alemães, que não paravam de aplaudir.

No final, o empurrão alemão não foi suficiente. Os espanhóis impuseram a lei do Rei da Europa e venceram por 0-2, com golos de Carvajal e Vinicius. Durante a final, foi com espanto que vimos três pessoas espontâneas saltarem para o relvado sem serem impedidas. Depois das 22:00 locais, Nacho pôs fim à festa ao erguer a 15.ª Liga dos Campeões do Real Madrid e a sexta na sua lista pessoal de vencedores.

Ainda nos restava algum tempo para desfrutar do templo inglês, pelo que nos dirigimos ao relvado e aproveitámos para tirar algumas fotografias nossas no relvado e gravar alguns vídeos para completar o nosso diário de viagem. À uma da manhã, era hora de partir.

Dia 5: Londres - Dubrovnik - Madrid

Sem tempo para descansar e com as emoções à flor da pele, chegou a hora de dizer adeus a uma experiência inesquecível. À 1:30 da manhã, com um susto de um motorista pirata que nos tentou assaltar por não o termos contratado para ir ao aeroporto incluído, apanhámos um táxi que nos levou a Gatwik (a sul de Londres).

Apetecia-nos deitar para descansar, mas o horário era muito apertado e não podíamos deixar nada para o improviso. Chegámos ao terminal sul às 3:00 da manhã e esperámos até às 6:25, altura em que o avião partiu para a escala em Dubrovnik (Croácia). A tensão surgiu quando nos apercebemos de que o piloto não conseguia pôr o avião a funcionar e que havia a possibilidade de termos de ficar em Londres. Felizmente, a sorte estava do nosso lado e chegámos a tempo de apanhar o voo de regresso a Madrid.

Cerca de 15 horas depois de termos saído de Wembley Gate, chegámos a casa. Longe de dormir, tomámos um duche e ligámos o carro a caminho de Cibeles. A viagem estava a chegar ao fim. Celebração com a deusa, corrida para o Santiago Bernabéu e festejos de encerramento em grande estilo, com o novo estádio a mostrar a sua força audiovisual com um espetáculo de som e luz imbatível, protagonizado pelos heróis da XV.

Às 14:00, depois de editar o conteúdo para o publicar o mais rapidamente possível, conseguimos, desta vez, dormir para repor as forças gastas numa viagem extenuante mas também bela.