Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A vs Premier League: todas as finais entre equipas italianas e inglesas na Europa

Raffaele R. Riverso
Em Istambul, no dia em que Dudek hipnotizou Shevchenko
Em Istambul, no dia em que Dudek hipnotizou ShevchenkoProfimedia
Em vésperas do jogo entre a Fiorentina e o West Ham, e três dias antes do que colocará frente a frente Inter Milão e Manchester City, o Flashscore recorda como decorreram as finais continentais entre equipas italianas e inglesas. Defrontaram-se quatro vezes na principal competição europeia (2-2), duas vezes na Taça dos Vencedores das Taças (1-1) e três vezes na Supertaça Europeia (3-0). O saldo é favorável aos representantes italianos (6-3).

Taça dos Campeões - Liga dos Campeões

1983-1984: Liverpool - Roma 5-3 (após penáltis)

Drama no Olimpico. Drama para a Roma, claro. De facto, os Giallorossi foram obrigados a ceder o lugar, perante os seus adeptos, a uma equipa do Liverpool mais experiente e habituada a disputar este tipo de jogos.

Para a equipa italiana, no entanto, foi a primeira (e última) final da principal competição europeia. Foi decidida por penáltis e erros de Bruno Conti e Ciccio Graziani. Entre os Reds, destaque para Grobbelaar e a sua dança.

1984-1985: Juventus - Liverpool 1-0

Do drama desportivo da Roma ao drama real da Juventus, que viu 39 dos seus adeptos perderem a vida em Heysel.

Por razões de ordem pública, o jogo foi disputado na mesma e decidido através de um penálti convertido por Michel Platini e assinalado pelo árbitro por uma falta, claramente fora da área, sobre Zibi Boniek.

2004-2005 AC Milan - Liverpool 5-6 (após penáltis)

Novamente um drama desportivo. Provavelmente o maior da história do AC Milan, que regressou ao balneário do Ataturk, no final da primeira parte, com uma vantagem de três golos.

O Liverpool, no entanto, precisou de apenas seis minutos - dos 50' aos 56' - para reequilibrar o jogo e arrastar para os rossoneri, que, já de rastos, perderam a mais incrível das finais com Dudek a emular, à sua maneira, Grobbelaar, para os penáltis.

2006-2007: Liverpool - AC Milan 1-2

Carlo Ancelotti e os seus rapazes tiveram de esperar apenas 24 meses para se vingarem da equipa de Benítez em Atenas. Maldini e companhia não esperavam por mais nada.

Desta vez, a reviravolta da equipa inglesa foi apenas parcial, com o golo de Dirk Kuyt nos instantes finais a não conseguir reabrir um jogo que tinha sido fechado a favor do AC Milan com os dois golos de Pippo Inzaghi.

Taça dos Vencedores das Taças

1972-1973: AC Milan - Leeds United 1-0

A primeira final europeia entre uma equipa italiana e uma inglesa foi disputada a 16 de Maio de 1973, em Salónica, entre o AC Milan e o Leeds.

A decisão a favor dos rossoneri foi marcada pelo golo de Luciano Chiarugi, que deu a Nereo Rocco o seu segundo título da época, depois da Taça de Itália.

1993-1994: Arsenal - Parma 1-0

Copenhaga, 4 de Maio de 1994: o golo solitário de Alan Martin Smith aos vinte minutos foi suficiente para os Gunners frustrarem as ambições do grande Parma de Nevio Scala, Gianfranco Zola, Faustino Asprilla e companhia.

A equipa italiana chegava a este jogo como atual detentora do título - e, portanto, favorita - graças ao seu triunfo no ano anterior contra o Antuérpia.

Supertaça Europeia

1984: Juventus - Liverpool 2-0

Após vários adiamentos - as duas equipas, especialmente a Juventus, não queriam jogar devido a demasiados compromissos no seu calendário - o Liverpool concordou em jogá-la, pela primeira vez na história da competição, num único jogo e no campo da Juventus, vencedora da Taça dos Vencedores das Taças.

Como se isso não bastasse, o "nevão do século" tornou as coisas ainda mais difíceis, com 30 centímetros de neve a cair a 16 de janeiro de 1985 (alguns meses antes da tragédia de Heysel) no relvado do Comunale de Turim. O jogo foi decidido com dois golos de Zibi Boniek.

1994: AC Milan - Arsenal 2-0

Depois do empate a zero em Highbury a 1 de fevereiro de 1994, na primeira mão, o AC Milan de Fabio Capello levou a melhor sobre o Arsenal, vingando o Parma de Scala, que tinha sido derrotado pelos Gunners na final da Taça dos Vencedores das Taças alguns meses antes.

Zvonimir Boban e Daniele Massaro marcaram os golos dos rossoneri na segunda mão, disputado sete dias depois em San Siro.

1999: Manchester United - Lazio 0-1

O Manchester United de Sir Alex Feguson não podia estar ausente desta lista, pois depois da reviravolta na final da Liga dos Campeões contra o Bayern Munique, testou o nível da Lazio de Sven Goran Eriksson, que havia vencido o Maiorca na última final da história da Taça das Taças.

E a verdade é que os Red Devils, atuais campeões europeus, foram obrigados a ceder, no Louis II de Munique, o lugar à equipa que se proclamaria campeã de Itália no final dessa mesma época.

O único golo da partida foi marcado por Marcelo Salas, que entrou em campo na primeira parte, em substituição do lesionado Simone Inzaghi e que, no próximo sábado, desta vez a partir da área técnica, tentará dar uma lição à outra equipa de Manchester.