Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Struga: Nove anos de existência, dois títulos de campeão e o sonho da Liga dos Campeões

O Struga quer afirmar-se na Europa depois do sucesso na Macedónia do Norte
O Struga quer afirmar-se na Europa depois do sucesso na Macedónia do NorteProfimedia
O Slovan de Bratislava inicia a sua jornada na Liga dos Campeões com a primeira ronda preliminar contra o FC Struga, da Macedónia do Norte. A equipa foi fundada há apenas nove anos, mas durante esse tempo conseguiu subir da quarta maior competição para o topo, o que lhe valeu dois títulos de campeão.

O nome completo do clube é FC Struga Trim-Lum, uma vez que foi fundado em agosto de 2015 por uma empresa de construção e imobiliária chamada Trim & Lum, que é um grande ator no mercado macedónio. Desde o início, os proprietários não esconderam que pretendiam construir um projeto muito ambicioso.

Já durante a época de estreia da quarta divisão, em 2015/16, iniciaram os preparativos de acordo com as normas mais recentes. Dominaram imediatamente a competição com 18 vitórias em 21 rondas. Foi igualmente dominante na terceira liga, celebrando a sua segunda promoção consecutiva.

Ao mesmo tempo, foi-se formando gradualmente uma forte base de adeptos, uma vez que o futebol profissional não existia na cidade há muito tempo e o apoio ao desporto era também muito fraco nessa altura. Na segunda liga, o Struga começou por terminar em quarto lugar, tendo depois conquistado um lugar na elite macedónia. Isto aconteceu quatro anos após a sua fundação, algo que mais ninguém na história conseguiu.

Jogando no pequeno estádio Gradska Plaža, com capacidade para apenas 800 pessoas, a equipa começou a atrair cada vez mais jogadores de qualidade. Na sua estreia na primeira divisão, terminou em décimo lugar e, um ano mais tarde, ficou em terceiro e conseguiu uma promoção histórica para a Taça Europeia.

No entanto, no início da época 2021/22, a paragem na Liga da Conferência ocorreu na primeira ronda preliminar, uma vez que, após uma vitória por 4-1 e um empate por 1-1, o Liepāja da Letónia foi mais bem sucedido. O sexto lugar no campeonato nacional também foi dececionante, mas o projeto estava no bom caminho. Este facto foi plenamente demonstrado durante as duas últimas épocas.

Na edição de 2022/23, o Struga conquistou o primeiro título de sempre. Foi um ano extremamente dominante, pois esta equipa esteve em primeiro lugar da primeira à última jornada e dominou a competição com uma vantagem de dez pontos, vencendo 20 jogos, empatando oito e perdendo apenas duas vezes.

Siga o Slovan Bratislava - Struga no Flashscore

Besart Ibraimi (19) foi o melhor marcador, com Bunjamin Shabani (12) em segundo lugar. Seguiu-se a passagem à primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas o obstáculo do Báltico voltou a surgir. O Zalgiris Vilnius festejou após os resultados de 2-1 e 0-0. O Struga queria fazer as pazes com a Liga da Conferência, onde esteve muito perto de chegar aos grupos.

Eliminou o rival montenegrino Budućnost Podgorica (1-0 e  4-3), bem como o Swift Hesperange do Luxemburgo, enquanto apenas o Breiðablik da Islândia (0-1 e 0-1) esteve acima das suas forças na última ronda preliminar. Seguiu-se um segundo título no final da edição de 2023/24, mas este foi muito mais dramático, uma vez que o Shkëndija, segundo classificado, terminou com os mesmos 64 pontos.

A equipa foi conduzida aos dois títulos pelo treinador albanês Shpetim Duro. No entanto, antes do início da presente época, foi substituído por um treinador muito conhecido e bem sucedido na Macedónia, Qatip Osmani. Este deverá garantir o sucesso do Struga também na fase europeia. A verdade é que ele será um outsider contra o Slovan e este clube não quis jogar com um adversário eslovaco.

O plantel do Struga é maioritariamente composto por jogadores locais experientes e alguns deles já foram titulares na seleção nacional. Entre esses futebolistas contam-se Kire Ristevski (59 jogos pela Macedónia), Stefan Spirovski (55), Marjan Radeski (17) e o capitão e antigo membro do Schalke Besart Ibraimi (16).

Outro representante é Bassirou Compaoré, do Burkina Faso. No meio-campo, o principal destaque é Effiong Hogan Ukpa, da Nigéria. O avançado Senad Jarovic ajudou a conquistar o último título, mas o seu período de empréstimo terminou. É conhecido na Eslováquia pelas suas passagens pelo Trnava, Zlaté Moravce e Sered.