Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tal como Artur e a espada Excalibur, Kane tem de tomar o destino nas suas próprias mãos

Eliott Lafleur
Harry Kane depois do penalty marcado na primeira mão.
Harry Kane depois do penalty marcado na primeira mão.MICHAELA STACHE/AFP
O golo de Harry Kane na Allianz Arena foi decisivo contra o Real Madrid na semana passada. No entanto, terá de fazer ainda mais esta quarta-feira para o Bayern de Munique chegar à final e fazer a melhor exibição da sua carreira na Liga dos Campeões.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

29 golos e 8 assistências em 43 jogos é o recorde de Harry Kane na Liga dos Campeões desde a sua estreia na competição em 2016.

Trata-se de um excelente rácio de 0,67 golos marcados por jogo, que se situa entre os melhores da história. No entanto, quando se trata de olhar para trás, é difícil encontrar um jogo de referência no contexto de uma segunda mão das meias-finais. Por isso, esta quarta-feira é a oportunidade perfeita para o avançado inglês marcar a sua história no futebol europeu.

E tem tudo para isso, tendo em conta o que já atingiu no Bayern de Munique. Esta época, marcou 44 golos e fez 11 assistências em 44 jogos. Mais uma vez, trata-se de um rácio insano, mas nunca houve nada de errado com o seu registo individual. Eliminar Real Madrid no Santiago Bernabéu, nesta fase da Liga dos Campeões, seria uma magnífica cereja no topo do bolo.

Um rácio extraordinário

A primeira avaliação do capitão da seleção inglesa na fase final foi bastante positiva. Na sua carreira, Kane marcou 6 golos na fase a eliminar da Liga dos Campeões. Quatro deles esta temporada. Marcou dois golos contra a Lazio, um contra o Arsenal e um ao Real Madrid. É inegável que tem sido um dos principais arquitetos da campanha europeia do Bayern.

Além disso, esta é a segunda vez na sua carreira que chega aos quartos de final desta competição, mas na primeira vez que não pôde jogar devido a lesão - quando o golo de Lucas Moura derrubou o Ajax em 2019.

O ímpeto está lá e Kane deve ser capaz de tirar partido dele, apesar do facto de fazer um dos jogos mais importantes da sua carreira num estádio como o Bernabéu contra o terrível adversário Real Madrid. Mas se conseguir vestir a capa de super-herói, vai saber-lhe ainda melhor.

Não há dúvida de que o antigo capitão do Tottenham está a chegar a um momento crucial da sua vida futebolística. No próximo verão, fará 31 anos e ainda procura o seu primeiro grande troféu. Foi por isso que escolheu ir para o Bayern. Mas o Rekordmeister tem tido uma época dececionante...

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Esta meia-final da Liga dos Campeões é a oportunidade ideal para restaurar a reputação do clube bávaro. E pode ser dito que Kane e companhia têm tudo a ganhar e nada a perder. Infelizmente, não é bem assim, pois corre o risco de receber as mesmas críticas de sempre: que é incapaz de levar uma equipa ao triunfo.

Harry Kane é um dos melhores avançados da última década - se não mais - mas, para além das estatísticas sobrenaturais, falta-lhe algo.

E, sim, o seu rácio na Liga dos Campeões é incrivelmente elevado: tão elevado como o de Kylian Mbappé, por exemplo. Mas se tivermos em conta apenas os golos marcados na fase a eliminar, temos de perceber que outros são muito melhores, incluindo o seu adversário Vinícius Jr... e isso não é pouco.

A título de comparação, o brasileiro tem 24 golos, Mbappé tem 20 e Haaland tem 14. Para Kane, é altura de tomar o destino nas suas próprias mãos, especialmente porque não é certo que o comboio volte a passar duas vezes.