Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Thiago Motta, treinador da Juventus: "Estugarda joga como uma equipa completa"

Carlos Volcano
Thiago Motta, treinador da Juventus
Thiago Motta, treinador da JuventusMARCO BERTORELLO / AFP
O treinador da Juventus, Thiago Motta, está confiante de que a equipa está bem preparada para o confronto de amanhã, com o Estugarda, para a Liga dos Campeões.

No entanto, na conferência de imprensa de hoje, Motta disse que está cauteloso perante o Estugarda, admitindo que tem uma boa classificação para os alemães.

- Que tipo de jogo é que espera?

"Um jogo completo. É uma equipa que pressiona muito bem, muitas vezes com um extremo que vai construir uma linha de 5 jogadores. Uma equipa de que gosto. Vai ser uma boa partida para jogar, também para competir sobre quem vai querer ter mais posse de bola."

- O RB Leipzig foi o ponto de viragem?

"Tive um momento bonito. Mesmo nos momentos difíceis. Mesmo aqueles que não estavam em campo, sentia-se uma energia positiva que contagia os que estão próximos. Depois, viu-se isso em campo, nos momentos difíceis eles saíram. Da forma correta. Uma vitória merecida, muito bonita. Depois, cada jogo tem a sua própria história. Amanhã estamos concentrados em fazer uma grande exibição".

- Como é que esta Juventus deve melhorar?

"Em tudo. É sempre possível melhorar. É útil para todos, incluindo para ti. Somos humildes. Somos uma equipa que está a crescer e a treinar bem. Temos de enfrentar o desafio de amanhã no nosso melhor".

- Kalulu é igual a todos os outros? É possível jogar sem ele?

"Para ti, todos são iguais... Eu nunca disse isso. O facto de os considerar todos titulares é diferente. São jogadores diferentes, dos quais espero as mesmas coisas. Mas devem ser tratados de forma diferente, e jogam de forma diferente: isso é certo. Espero o mesmo deles. É possível jogar sem Kalulu, sem dúvida."

- Está feliz por ter a confiança da equipa?

"A primeira vitória que tenho é ter jogadores fortes. Eu tenho jogadores fortes. Vamos todos na mesma direção, sabendo que os nossos objetivos pessoais podem ser alcançados em equipa. Sabemos o que queremos e temos uma ótima atitude. Temos de continuar assim".

- O que espera do Estugarda?

"Eles jogam muito bem como equipa. Temos de ser uma equipa que consegue competir muito bem para ter o controlo do jogo. A equipa está muito confortável quando consegue consolidar a posse de bola e jogar bom futebol. A equipa traz muitos homens, especialmente os dois laterais no ataque. Os dois médios muito inteligentes ajudam os dois defesas centrais a organizar a equipa. Para fazer chegar a bola aos seis jogadores de ataque. A primeira pressão é muito boa. É uma equipa completa. Sabem o que têm de fazer em campo. E nós temos de competir para garantir que eles não se sentem confortáveis em campo. O que nos convém é lutar quando há luta a fazer, defender, pressionar, mas em conjunto. Fechar os espaços. Não os deixar jogar completamente".

- Yildiz, porque é que ele não consegue rematar à baliza?

"Estou muito feliz com o trabalho que o Kenan está a fazer. Ele está a colocar toda a sua qualidade à disposição da equipa. Estou muito contente com o que vejo. Sem esquecer que é um rapaz nascido em 2005 e que está a dar muito à equipa. Estou contente com tudo. No último jogo aqui na Liga dos Campeões, marcou um grande golo, mas não só. Ele tem de continuar assim. Ele pode melhorar, eu posso melhorar, toda a gente pode melhorar".

- Que certezas tem para amanhã? Danilo pode jogar?

"Eles já sabem. Toda a gente pode ser titular".

- Cambiaso pode ser o capitão?

"Sim."

- Poderá nascer uma nova geração de treinadores na Liga dos Campeões?

"Quem sabe. Só veremos no final. Quer dizer que a idade é relativa e importa o quanto se quer acreditar. Vamos defrontar uma grande equipa, um treinador muito preparado. Amanhã vamos competir com uma grande equipa, o resto só se verá no final. Vamos pensar no amanhã, apenas no resultado positivo. Estou contente. Hoje estamos a treinar na Liga dos Campeões".

- McKennie pode ser mais útil amanhã ou contra o Inter?

"É sempre útil. Ele pode ser útil com o Estugarda e com o Inter. Está concentrado no amanhã, para o Inter haverá tempo para pensar nisso. O que conta é o jogo de amanhã. Estamos concentrados nele. Quem quer que jogue amanhã está a 200%. Depois veremos".

- Espera um jogo mais aberto amanhã do que no campeonato?

"Será certamente diferente contra uma equipa que está bem. Os dados que acabaram de me dar estão de acordo. Mas não é só a Juve que tem dificuldades com aqueles que se fecham... Digam-me quem não tem ou quem tem facilidade em criar contra uma equipa assim. Este jogo é assim, por isso é bonito, temos de dar sempre o nosso melhor e acreditar nas nossas possibilidades. Acreditar até ao fim, como fizemos no último jogo. Nas dificuldades dos adversários. No final, conseguimos, amanhã temos de fazer uma boa exibição, jogar bom futebol. Teremos mais hipóteses de ganhar desta forma".

- Qual é a diferença entre a Liga dos Campeões e a Serie A?

"Diferença zero. Temos de estar preparados para fazer um grande jogo. Não vejo nenhuma diferença. Cada jogo é diferente e temos de dar o nosso melhor para termos mais hipóteses de ganhar."

Siga o Juventus - Estugarda no Flashscore