Treinador do Shakhtar elege FC Porto e FC Barcelona como favoritos à passagem
“Temos de buscar as nossas chances. FC Barcelona e FC Porto são, provavelmente, os dois favoritos do grupo. Por isso, os nossos jogadores vão precisar de imensa força e de concentração para se prepararem. O Antuérpia é estreante na Liga dos Campeões e de certeza que também vai querer demonstrar as qualidades que apresenta, tal como nós”, frisou o técnico, em declarações reproduzidas pelo sítio oficial dos mineiros na Internet.
Impedido de disputar jogos de provas europeias no seu próprio país, devido à invasão da Rússia à Ucrânia, o Shakhtar Donetsk vai jogar esta época na condição de visitado em Hamburgo, na Alemanha, após ter evoluído em 2022/23 em Varsóvia, capital da Polónia.
“Iremos lutar em cada jogo e em todas as oportunidades que tivermos para que o nosso clube continue a ter um bom desempenho a nível internacional, para que estes jogadores se desenvolvam e para que possamos continuar a competir na Europa”, afiançou Patrick van Leeuwen, que tinha sido coordenador e diretor da academia do campeão ucraniano entre 2006 e 2013 e foi designado neste verão como substituto do croata Igor Jovicevic.
O capitão do Shakhtar Donetsk, Taras Stepanenko, também se mostrou “muito feliz” com um “bom sorteio” e admite que “há todas as oportunidades para lutar e avançar” até aos oitavos de final, revelando que acreditava no cruzamento da sua equipa com o FC Porto.
“Sinceramente, há algum tempo que não assisto aos jogos deles. Sei que tiveram alguns problemas na temporada anterior. Penso que não é uma equipa muito estável e, por isso, será fácil defrontá-la. Como pudemos constatar, o Benfica tem bons períodos de vez em quando. No geral, as equipas portuguesas e todo o futebol português possuem jogadores habilidosos. Dá para conseguir resultados (positivos) contra eles, até porque foi isso que aconteceu de cada vez que jogámos com FC Porto, Benfica ou SC Braga”, disse o médio internacional ucraniano, de 34 anos, que está vinculado ao clube há 11 épocas.