UEFA anuncia VAR em todas as rondas preliminares das competições europeias
De acordo com o regulamento da competição, a UEFA irá implementar a tecnologia VAR nas seguintes rondas das competições europeias na época 2024/25: primeira ronda de qualificação da Liga dos Campeões, primeira ronda de qualificação da Liga Europa e a terceira ronda de qualificação da Liga Conferência.
De acordo com o comunicado, a UEFA irá gerir e financiar centralmente o serviço VAR para todos os jogos das competições europeias, mas os clubes são obrigados a organizar a transmissão do jogo, em conformidade com os requisitos mínimos para a implementação do VAR.
A solução VAR para as rondas preliminares será escolhida de acordo com o local. Isto significa que a VOR (Video Operation Room - sala de operações de vídeo) para cada jogo será uma carrinha localizada na área de televisão (solução padrão) ou uma sala/cabina existente no estádio (para determinados países).
A VOR é o local onde estará a equipa VAR. A equipa é constituída pelos seguintes membros: árbitros do jogo, árbitro assistente de vídeo (VAR), assistente de VAR (AVAR), mais três pessoas do fornecedor: técnicos e operadores de repetição.
O VAR e o AVAR fazem parte da equipa de arbitragem, juntamente com o árbitro central, dois árbitros assistentes e o quarto árbitro.
A UEFA também informou os clubes que participam nas competições europeias sobre os requisitos mínimos para as transmissões em direto. Devem ser utilizadas pelo menos 6 câmaras e a resolução mínima será de 1080x50.