UEFA revela valores que Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga receberam em 2021/22
Durante o congresso que se realiza em Lisboa, a UEFA libertou os valores que cada equipa recebeu pela participação nas competições europeias da época passada. Recorde-se que os valores estão divididos de acordo com a performance desportiva, participação na fase de grupos, coeficiente e market pool (quota de mercado).
Em 2021/22, Portugal teve quatro equipas a chegar à fase principal das provas europeias. Benfica, FC Porto e Sporting disputaram a Liga dos Campeões, com o SC Braga a entrar na Liga Europa.
Sem surpresas, as águias foram as que receberam mais dinheiro. Com a chegada aos quartos de final da Liga dos Campeões, o Benfica viu entrar no cofre 65,761 milhões de euros. Seguiu-se o Sporting, que chegou aos oitavos de final e recebe 46,328 milhões, sendo que os leões têm a particularidade de terem recebido o maior montante de market pool das três equipas portuguesas (827 mil euros). O FC Porto terminou a participação na Liga dos Campeões com 44,496 milhões de euros, a que juntou ainda mais 1,958 milhões de euros por ter chegado aos oitavos de final da Liga Europa, ficando pelos 46,454 milhões de euros.
Na Liga Europa, o SC Braga, que chegou aos quartos de final, amealhou 14,968 milhões de euros.