Unai Emery festeja "dia muito especial" após a qualificação do Aston Villa para a Liga dos Campeões
A equipa de West Midlands garantiu o seu lugar na Liga dos Campeões na terça-feira, depois de o Tottenham ter perdido por 2-0 com o Manchester City na Premier League.
O Aston Villa tinha ganho a antiga Taça dos Campeões Europeus, a precursora da Liga dos Campeões, em 1982, mas não joga na competição continental há 41 anos.
O Aston Villa está em quarto lugar na classificação da Premier League, com 68 pontos, cinco à frente do Tottenham, que é quinto, com um jogo a menos. O City está agora a um passo do inédito quarto título consecutivo da Premier League.
"Hoje é um dia muito especial", disse Emery ao site do clube.
"Estar aqui era o nosso sonho quando começámos a época. Jogar na Liga dos Campeões é, depois da Premier League, a melhor coisa. Podes jogar na Premier League contra as melhores equipas do mundo, é muito difícil. Quando se joga na Liga dos Campeões, joga-se contra as melhores equipas, ao mesmo tempo, de outros países. E é inacreditável", acrescentou.
"E somos sempre responsáveis pela história aqui, sabemos que a história do Aston Villa é muito longa e muito bem sucedida. Mesmo na Liga dos Campeões, antes de ser a Taça dos Campeões Europeus, sabíamos que a responsabilidade era tentar elevar o nosso nível, tentar ser exigente e sonhar. Quero desfrutar mais e, no próximo ano, começa agora o novo desafio para nós. Voltar a construir uma equipa e sermos fortes para elevar sempre o nosso nível. É esse o nosso objetivo", assumiu Unai Emery.
A confirmação da qualificação entre os quatro primeiros coincidiu com o jantar de entrega de prémios de fim de época do clube em Villa Park, onde o capitão John McGinn também falou sobre o feito.
"Em nome de todos os jogadores, foi uma época inacreditável", disse o internacional escocês de 29 anos.
"Conseguimos a promoção, entrámos na Premier League e estávamos a sete pontos de distância a quatro jogos do fim, mas conseguimos manter-nos na liga. Continuámos a construir e, felizmente, conseguimos algo que não conseguíamos há 40 anos. Então, em nome de todos os jogadores e funcionários, estamos muito felizes", acrescentou.
O Aston Villa encerra a sua campanha no domingo, em casa do Crystal Palace, que está em 12.º lugar na Premier League.