Victor Olatunji, estrela nigeriana do Sparta Praga, faz história na Liga dos Campeões
Recorde as incidências da partida
Ao lado de Veljko Birmancevic e Lukas Haraslin, o aavançado nascido em Sokoto causou um impacto imediato na Europa, com uma atuação de destaque desde o início da sua aventura.
A equipa de Lars Friis aumentou a sua série de invencibilidade para 15 jogos em todas as competições, começando bem na Epet Arena, com um golo de Kaan Kairinen logo no segundo minuto.
O médio finlandês aproveitou uma bola perdida após uma brilhante defesa da guarda-redes Janis Blaswich, rematando calmamente para o ressalto.
Três minutos antes do intervalo, Olatunji aumentou a vantagem dos anfitriões com um remate de ângulo apertado, graças a uma assistência do capitão Filip Panak.
Olatunji foi o responsável por fechar o marcador aos 30 minutos do segundo tempo, ao fazer o passe para Qazim Laci finalizar com precisão.
Com este golo, Olatunji entrou para a história da competição como o primeiro futebolista nigeriano a marcar um golo e a fazer uma assistência no seu jogo de estreia na principal competição europeia de clubes.
Além disso, ele tornou-se o terceiro jogador a atingir essa marca para o futebol africano, seguindo os passos do marfinense Serge Aurier e do gabonês Daniel Cousin.
Cousin alcançou o feito pela primeira vez em 2007, quando jogava no Rangers, realizando um sonho de infância ao marcar o seu primeiro golo na Liga dos Campeões durante a impressionante vitória do clube escocês sobre o Lyon por 3-0 no Grupo E.
Oito anos mais tarde, Aurier entrou para a lista de goleadores do Paris Saint-Germain, que venceu o Shakhtar Donetsk, na Arena Lviv.
O resultado pôs fim à longa espera do Sparta Praga por uma vitória na Liga dos Campeões, a primeira desde o triunfo por 1-0 sobre a Lazio em dezembro de 2003. Foi também a primeira vez que o clube abriu a competição com uma vitória, naquela que é a sua oitava participação na competição propriamente dita.
"Sinto-me bem, sinto-me ótimo e estou muito feliz por mim próprio, porque trabalhei muito para chegar a este ponto. Também estou feliz pela equipa", disse Olatunji aos meios de comunicação da UEFA após o jogo.
"Jogamos sempre como uma equipa - gostei muito. No terceiro golo, podia ter rematado, mas quis dar-nos uma oportunidade maior (de marcar), porque perder essa oportunidade não teria sido bom para a equipa", acrescentou.
O próximo jogo da equipa de Praga é contra o Ceske Budejovice, no domingo, antes de visitar o Estugarda, gigante da Bundesliga, na sua próxima visita à Liga dos Campeões, a 1 de outubro.