Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Victor Olatunji, estrela nigeriana do Sparta Praga, faz história na Liga dos Campeões

Shina Oludare
Victor Olatunji faz história
Victor Olatunji faz históriaMichal Cizek / AFP
Victor Olatunji tornou-se o primeiro nigeriano a marcar um golo e a dar uma assistência na sua estreia na Liga dos Campeões, na vitória do Sparta Praga sobre o RB Salzburg (3-0), na quarta-feira.

Recorde as incidências da partida

Ao lado de Veljko Birmancevic e Lukas Haraslin, o aavançado nascido em Sokoto causou um impacto imediato na Europa, com uma atuação de destaque desde o início da sua aventura.

A equipa de Lars Friis aumentou a sua série de invencibilidade para 15 jogos em todas as competições, começando bem na Epet Arena, com um golo de Kaan Kairinen logo no segundo minuto.

O médio finlandês aproveitou uma bola perdida após uma brilhante defesa da guarda-redes Janis Blaswich, rematando calmamente para o ressalto.

Três minutos antes do intervalo, Olatunji aumentou a vantagem dos anfitriões com um remate de ângulo apertado, graças a uma assistência do capitão Filip Panak.

Olatunji foi o responsável por fechar o marcador aos 30 minutos do segundo tempo, ao fazer o passe para Qazim Laci finalizar com precisão.

Com este golo, Olatunji entrou para a história da competição como o primeiro futebolista nigeriano a marcar um golo e a fazer uma assistência no seu jogo de estreia na principal competição europeia de clubes.

Além disso, ele tornou-se o terceiro jogador a atingir essa marca para o futebol africano, seguindo os passos do marfinense Serge Aurier e do gabonês Daniel Cousin.

Cousin alcançou o feito pela primeira vez em 2007, quando jogava no Rangers, realizando um sonho de infância ao marcar o seu primeiro golo na Liga dos Campeões durante a impressionante vitória do clube escocês sobre o Lyon por 3-0 no Grupo E.

Oito anos mais tarde, Aurier entrou para a lista de goleadores do Paris Saint-Germain, que venceu o Shakhtar Donetsk, na Arena Lviv.

O resultado pôs fim à longa espera do Sparta Praga por uma vitória na Liga dos Campeões, a primeira desde o triunfo por 1-0 sobre a Lazio em dezembro de 2003. Foi também a primeira vez que o clube abriu a competição com uma vitória, naquela que é a sua oitava participação na competição propriamente dita.

"Sinto-me bem, sinto-me ótimo e estou muito feliz por mim próprio, porque trabalhei muito para chegar a este ponto. Também estou feliz pela equipa", disse Olatunji aos meios de comunicação da UEFA após o jogo.

"Jogamos sempre como uma equipa - gostei muito. No terceiro golo, podia ter rematado, mas quis dar-nos uma oportunidade maior (de marcar), porque perder essa oportunidade não teria sido bom para a equipa", acrescentou.

O próximo jogo da equipa de Praga é contra o Ceske Budejovice, no domingo, antes de visitar o Estugarda, gigante da Bundesliga, na sua próxima visita à Liga dos Campeões, a 1 de outubro.

Editor Flashscore
Editor FlashscoreFlashscore