Xavi projeta receção ao FC Porto: "Sérgio Conceição tem uma equipa de alto nível"
Acompanhe as principais incidências da partida
Incomodado com os últimos resultados, mas com a tranquilidade de ter passado por dezenas de momentos como o atual. O Barcelona não está a jogar bem, não marca tantos golos e sofre demasiados. Perdeu a frescura e está mais vulnerável. Xavi está consciente de tudo isto e admite as críticas, mas está convencido de que os bons tempos vão voltar.
A começar pelo jogo contra o FC Porto,"é fundamental. Dependemos de nós próprios para sermos os primeiros. Depois do súltimos dois anos, é uma grande oportunidade", afirma o treinador, antes de pedir o apoio dos adeptos. "Precisamos deles, espero que seja uma noite mágica".
O treinador do emblema blaugrana deixou ainda elogios aos dragões: "Sérgio Conceição tem uma equipa muito bem trabalhada, pressionam muito, é uma equipa de alto nível de Champions. Aconteceram-nos muitas coisas no Porto, a saída do Lamine, a expulsão do Gavi... O FC Porto dominou-nos na última meia hora de jogo e, amanhã, será um teste muito forte".
Xavi espera também que o ambiente no Barça seja mais calmo e não force situações que não o são, como o alegado maior apoio de Laporta a Rafa Márquez, treinador da equipa de reservas, do que a ele próprio. "Sinto-me apoiado pelo clube em todos os sentidos. Falo com o presidente e com o Deco todos os dias, eles acreditam no projeto, sabem como trabalhamos. Eles acreditam no projeto, sabem como trabalhamos. Sinto-me totalmente confiante", afirmou.
O jogo da equipa
Contra o Rayo Vallecano, o Barça perdeu dois pontos e voltou a mostrar uma fraqueza preocupante. "O jogo em Vallecas era para ganhar. Criámos jogo e na segunda parte fomos mais agressivos. Falta-nos continuidade no nosso jogo. Falhámos na mentalidade, na intensidade, na pressão alta, mas acredito firmemente que vamos voltar a jogar bem. Se assim não fosse, não estaria aqui".
Uma vez conhecido o diagnóstico, Xavi e os seus jogadores não têm outra opção senão aplicar a solução, o remédio para os seus males. "Temos de estar mais concentrados, mais concentrados, recuperar a nossa pressão alta, o nosso jogo posicional, ser mais compactos e recuperar a nossa mentalidade vencedora. Desperdiçámos muitas coisas. No ano passado, demos menos".
Mas não é só a equipa blaugrana que está a falhar na defesa. A eficácia no ataque deixa muito a desejar. "Somos a equipa que mais cria em Espanha. Estes são pontos que nos tiram a confiança. A equipa não está à vontade. São situações que têm de ser polidas e melhoradas. Temos o plantel para competir".