Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Velha (e matreira) Senhora: Sporting pretende inverter histórico negativo em Turim

O Sporting quer vingar o ano de 2017
O Sporting quer vingar o ano de 2017AFP
Na quinta-feira, Sporting e Juventus vão encontrar-se pela terceira vez em jogos oficiais. Apesar da história das duas equipas ser, em cada um dos casos, secular, o primeiro confronto aconteceu apenas em 2017, na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Recuando à segunda metade do ano de 2017, leões e bianconeris calharam no Grupo D da prova milionária, juntamente com Barcelona e Olympiacos. A cimeira italo-portuguesa aconteceu na terceira e quarta jornadas, com o primeiro jogo a decorrer em Turim.

Antes da bola começar a rolar no Juventus Stadium, o Sporting tinha entrado na maior competição de clubes do mundo com uma vitória na Grécia, por 3-2. Seguiu-se a receção aos catalães e um desaire pela margem mínima (0-1).

Em sentido inverso, a Vechia Signora começou o seu percurso nas competições europeias a perder em Camp Nou por expressivos 3-0, seguindo-se uma convincente vitória em casa frente ao Olympiacos (2-0). Assim, com três pontos em duas jornadas, tornava-se fundamental vencer as duas partidas que se seguiam de modo a não perder o "comboio" dos oitavos de final.

Os leões, comandados por Jorge Jesus, estavam avisados do perigo que era defrontar uma Juventus que, na altura, era hexacampeã do seu país e vinha de uma final europeia, perdida frente ao Real Madrid. Determinados a surpreender a Europa do futebol, o Sporting inaugurou o marcador, beneficiando de um autogolo de Alex Sandro, em muito "provocado" por uma grande arrancada de Gelson Martins.

A resposta da Juventus foi quase imediata e saiu de livre direto, com Pjanic a cobrar de forma exímia a oportunidade que teve à entrada da área. Na segunda parte, os italianos atacaram com tudo em busca do golo e Rui Patrício e a sua defensiva foram adiando o tento da reviravolta. Adiar é a palavra certa porque, aos 84 minutos, Douglas Costa cruzou e Mandzukic apareceu ao segundo poste a fazer o 2-1 final.

Oiça o relato do jogo no site ou na app
Oiça o relato do jogo no site ou na appFlashscore

Duas semanas depois, o Estádio de Alvalade encheu para receber mais uma noite europeia. A Juventus estava avisada das dificuldades causadas pelos leões na receção ao Barcelona e a turma portuguesa voltou a entrar melhor, adiantando-se no marcador aos 20 minutos, com Bruno César a aproveitar uma defesa incompleta de Buffon a remate de Gelson Martins - outra vez ele.

Seguiu-se, como seria de esperar, um grande sufoco por parte da Juventus e o golo do empate apareceu na ponta final do encontro, aos 79 minutos, com Higuaín a isolar-se e a picar a bola por cima de Rui Patrício. Os leões voltaram a apresentar-se a alto nível frente a um gigante europeu, mas acabaram de novo prejudicados no resultado (1-1).

Contas feitas, o Sporting acabou por não conseguir sair do terceiro lugar, depois de ter vencido novamente o Olympiacos e perdido em Camp Nou. Sete pontos ditaram a "queda" dos verde e brancos para a Liga Europa, competição na qual chegaram aos quartos de final, fase em que perderam frente ao Atlético de Madrid.

Na história de partidas entre o Sporting e a Juventus surgem ainda dois confrontos amigáveis. O mais recente aconteceu em 2011 e, curiosamente, foi o único jogo em que os leões levaram a melhor: vitória por 2-1, com bis de Yannick Djaló. A outra partida dista de 1952 e aconteceu na Taça Latina, competição que a FIFA não reconhece em termos oficiais. Nesse jogo a Juventus venceu por 3-2, depois de chegar aos 15 minutos a vencer por... 3-0.

O terceiro epílogo desta saga acontece esta quinta-feira e, pela primeira vez, na fase a eliminar de uma competição europeia. Juventus e Sporting têm encontro marcado para as 20:00 desta quinta-feira, com a segunda mão a acontecer no dia 20 de abril, em Lisboa.