Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Lacunas a preencher pelos representantes portugueses na Europa

Rodrigo Coimbra
Benfica procura concorrente para Odysseas Vlachodimos
Benfica procura concorrente para Odysseas VlachodimosAFP
Benfica e FC Porto na fase de grupos e SC Braga na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, Sporting na fase de grupos da Liga Europa e Arouca (3.ª pré-eliminatória) e Vitória de Guimarães (2ª pré-eliminatória) da Liga Conferência. São estes os representantes de Portugal nas três principais provas da UEFA em 2023/24. Como estão os seus plantéis?

Benfica: baliza ainda por resolver

A saída de Enzo Fernández, em janeiro deste ano, foi compensada internamente com a aposta mais efetiva em Chiquinho e com a promoção de João Neves, mas o bom rendimento da dupla portuguesa, fundamental para a reta final que culminou com a conquista do título, não impediu o Benfica de ir ao mercado em busca de um novo elemento para o miolo. Orkun Kokçu foi um pedido expresso de Roger Schmidt, que o conhecia bem dos tempos em que treinou o PSV, e o internacional turco foi primeiro a chegar à Luz numa transferência recorde (25 milhões de euros).

O top de contratações de clubes portugueses
O top de contratações de clubes portuguesesFlashscore

Resolvida a primeira lacuna, o Benfica virou agulhas para a contratação de um lateral-esquerdo para fazer face ao dono e senhor dessa posição durante vários anos, Álex Grimaldo, que há muito tinha deixado clara a intenção de não renovar e assumir um novo projeto - Bayer Leverkusen. Vários nomes foram apontados ao lugar do espanhol, sendo Milos Kerkez o principal alvo. No entanto, sem conseguir chegar aos valores pedidos pelo AZ Alkmaar, os encarnados colocaram a mira em David Jurásek, do Slavia de Praga.

A mais que provável saída de Lucas Veríssimo para o Corinthians e o forte interesse em Morato pode abrir espaço à contratação de mais um central para fazer companhia a António Silva, Otamendi e Tomás Araújo. A continuidade deste último ficou assegurada com a renovação de contrato na segunda-feira. Com Di María a ser um bónus extremamente positivo neste mercado (e eventualmente Gonçalo Guedes), o Benfica passa a ter apenas duas lacunas: guarda-redes e lateral direita.

Os números de Grimaldo no Benfica
Os números de Grimaldo no BenficaFlashscore

E se a saída de Gilberto vai sendo colmatada por João Victor, concorrente direto de Bah, Vlachodimos continua sem um oponente à medida dos desejos de Roger Schmidt. Há fortes esperanças no futuro de Samuel Soares (21 anos) e André Gomes (18 anos), mas ainda estão muito verdinhos. Bento, do Ath. Paranaense, é o desejo, mas o emblema brasileiro já disse que o guardião não sai.

FC Porto: substituto de Uribe

O vice-campeão nacional atacou bem o mercado nacional e assegurou a contratação de um dos melhores avançados do campeonato português. Os dragões desembolsaram a módica quantia de sete milhões de euros para convencer o Gil Vicente a libertar o goleador espanhol Fran Navarro, precavendo, desta forma, uma possível saída de Mehdi Taremi, muito cobiçado neste mercado.

Num plantel praticamente sem alterações em relação à época passada, a exceção vai para o internacional colombiano Matheus Uribe, que saiu em final de contrato para o Al-Sadd, com os azuis e brancos a não terem capacidade para chegar aos valores dos cataris. O nome de Alan Varela, de 22 anos, pertencente ao Boca Juniors, já foi dado praticamente como fechado, assim como o de Nico González (Barcelona).

Muito do jogo do FC Porto passava pelos pés de Matheus Uribe
Muito do jogo do FC Porto passava pelos pés de Matheus UribeAFP/Opta by Stats Perform

A confirmar-se a contratação de Alan e/ou de Nico, Sérgio Conceição resolve uma das principais dores de cabeça para a época 2023/24. Outra lacuna que pode ser colmatada é a lateral direita. Com João Mário ainda a recuperar de lesão, a posição teve vários donos nos últimos anos, alguns deles adaptados. Rodrigo Conceição, Pepê e Manafá passaram por lá em 2022/23 e não é certo que todos continuem para a nova época desportiva.

Outra dúvida inicial passava pela possibilidade de Diogo Costa sair neste defeso, mas esse cenário parece ter diminuído de forma exponencial, não sendo expectável qualquer necessidade de ir ao mercado em busca de um guarda-redes.

SC Braga: minhotos resolveram problemas

Os minhotos iniciam a temporada com uma dupla jornada importantíssima. A equipa de Artur Jorge vai defrontar os sérvios do TSC Backa Topola (primeira mão a 08 ou 09 de agosto na Pedreira), em busca de um lugar no último play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, e tendo isso em conta não perderam tempo em colmatar as principais necessidades.

Os números de José Fonte
Os números de José FonteFlashscore

A contratação de um central experiente, de preferência de craveira internacional, era uma necessidade há muito identificada pela direção presidida por António Salvador e foi agora possível trazer José Fonte, ex-Lille. Um acrescento de experiência e qualidade ao plantel bracarense. Na defesa, houve ainda a saída de Nuno Sequeira, colmatada com a entrada de Adrián Marín (ex-Gil Vicente). E segurou ainda Niakaté e Victor Gómez.

No meio campo, o SC Braga perdeu Racic e ainda pode perder Al Musrati, mas contratou Vítor Carvalho (ex-Gil Vicente) e Rodrigo Zalazar (ex-Schalke). Bruma assinou em definitivo e, se mais ninguém sair, o mercado pode levar até à Pedreira apenas mais um extremo, para fazer face à saída de Iuri Medeiros, embora exista forte expectativa em torno dos jovens Rodrigo Gomes e Roger Fernandes. Rony Lopes (Sevilla) é forte possibilidade.

Sporting: novamente a lateral-direita

A saída de Pedro Porro para o Tottenham ainda não foi devidamente acautelada em Alvalade. Héctor Bellerín não convenceu e recebeu guia de marcha para Espanha e Ricardo Esgaio permanece como única solução de raiz para o problema, embora Rúben Amorim já tenha testado Francisco Trincão na ala. José Ángel Carmona (Sevilla) teve tudo acertado para reforçar o conjunto verde e branco, mas à última da hora, já em Lisboa, acabou por não assinar e regressar à Andaluzia.

Manuel Ugarte tinha um raio de ação muito grande
Manuel Ugarte tinha um raio de ação muito grandeAFP/Opta by Stats Perform

Outro problema é a saída de Ugarte. O internacional uruguaio saiu para o Paris Saint-Germain e deixou uma herança pesada para quem vier a seguir. Há Tanlongo, Essugo e Mateus Fernandes, mas a juventude pode ser um problema para uma posição tão importante na estretégia de Amorim. É verdade que também ainda há o regressado Daniel Bragança, no entanto o estado físico do jovem português inspira ainda muitos cuidados.

No ataque, acredita-se que a escassez de golos na última temporada esteja solucionada com a contratação de Viktor Gyökeres, ex-Conventry.

Arouca: perdeu-se o criativo

Após uma época histórica de conquista de um lugar com acesso direto à fase de grupos da Liga Conferência, o Arouca viu partir um dos principais obreiros da bonita epopeia de 2022/23: Armando Evangelista (Goiás). Daniel Ramos foi o escolhido para assumir o comando técnico dos arouquenses em nova travessia europeia e houve a preocupação de segurar as principais peças e aumentar a competitividade interna.

Alan Ruiz reabilitou-se no Arouca
Alan Ruiz reabilitou-se no AroucaFlashscore

A continuidade de Alan Ruiz (SC Recife), uma das principais figuras da época passada, há muito que tinha sido dada como perdida, e chegou Pedro Santos (SC Braga) com a  esperança de ser o novo fantasista. Cristo González (ex-Udinese) veio para ocupar o lugar de Dabbagh (Charleroi) e Jason Remeseiro (ex-Alavés) para colmatar a saída de Arsénio (Leiria). Nesta fase, o plantel do Arouca parece dar garantias para abraçar todos os desafios em 2023/24.

Vitória de Guimarães: Mangas veio, mas lesionou-se

O Vitória de Guimarães é o primeiro deste lote a entrar em campo nas provas da UEFA. Os vitorianos começaram a planear 2023/24 com bastante antecedência - Telmo Arcanjo (ex-Tondela) e João Mendes (ex-Chaves) há muito que estavam garantidos - e 99% das saídas foram devidamente compensadas e o plantel fortalecido.

Ricardo Mangas dava projeção ofensiva ao Boavista pelo corredor esquerdo
Ricardo Mangas dava projeção ofensiva ao Boavista pelo corredor esquerdoVitória SC/Opta by Stats Perform

Adrián Butzke (ex-Paços de Ferreira) chegou para o lugar de Anderson Silva (Alanyaspor), Tomás Ribeiro (ex-Grasshoppers) para a vaga de Bamba (Al-Duhail) e Ricardo Mangas (ex-Boavista) para suprir a saída de Hélder Sá (Radomiak Radom). No entanto, Mangas lesionou-se num particular com o Wolverhampton e foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao adutor esquerdo, sendo baixa para as primeiras semanas da temporada dos vitorianos.

A possibilidade de jogar a lateral ou a extremo era um trunfo para o treinador Moreno, que pode assim ter de ir ao mercado para contratar um extremo, até porque Rúben Lameiras nunca convenceu nos três anos com o símbolo do Vitória de Guimarães ao peito e a sua continuidade, apesar de ter mais um ano de contrato, não é segura.