Análise: Um "novo" Eintracht Frankfurt pretende voltar a reinar na Liga Europa
Passaram pouco mais de dois anos desde que o Eintracht Frankfurt venceu a Liga Europa. Depois de uma temporada 2022/23 irregular, o clube separou-se do técnico austríaco Oliver Glasner. Este foi substituído por Dino Toppmöller em junho de 2023.
Toppmöller tem laços estreitos com o clube. O seu pai, Klaus, já tinha treinado o Eintracht na época de 1993/94. Dino passou a sua juventude nas bancadas do estádio, de onde admirava a lendária equipa do Eintracht, liderada por Jay-Jay Okocha e Bernd Hölzenbein. Também fez 16 jogos pelo Frankfurt na Bundesliga 2.
Começou a sua carreira de treinador como adjunto de Julian Nagelsmann no RB Leipzig e no Bayern de Munique. Os responsáveis do Eintracht esperavam que Toppmöller trouxesse novas ideias táticas.
O objetivo: mais estabilidade através de um futebol de posse de bola cultivado. Especialmente contra adversários que jogam em profundidade, o Eintracht parecia desorganizado durante o tempo de Glasner. Toppmöller também é conhecido por ter um talento especial para jovens jogadores. O facto de falar várias línguas, incluindo o francês, também o beneficia no seu trabalho em Frankfurt.
Siga o Eintracht Frankfurt - Viktoria Plzen no Flashscore
Mais pressão, menos posse de bola
O Eintracht Frankfurt terminou a última época da Bundesliga no sexto lugar da tabela. Um bom resultado, em princípio, mas o estilo de jogo da equipa não agradou a muitos adeptos. Foram criadas muito poucas oportunidades de golo e, de um ponto de vista neutro, a grande concentração na posse de bola foi muitas vezes soporífica.
No final da época, o diretor desportivo Markus Krösche apelou a "menos música clássica e mais heavy metal". Queria que a equipa fosse mais "ativa e agressiva".
O seu desejo foi cumprido. Com nove pontos em quatro jogos, o Hesse ocupa atualmente o 4.º lugar da tabela. Na Taça da Alemanha, a equipa venceu facilmente o Eintracht Braunschweig, da segunda divisão, por 4-0.O Eintracht Frankfurt sofreu a sua única derrota na 1.ª jornada da Bundesliga, frente ao Borussia Dortmund (2-0).
A maior diferença em relação à época anterior: o Frankfurt joga muito mais rápido e diretamente para o ataque. Isto reflete-se sobretudo nos números atuais da posse de bola do Eintracht. Em vez da média de 50% de posse de bola (6.º lugar no campeonato) na época passada, este ano é de apenas 41% (18.º lugar).
Os médios Ellyes Skhiri e Hugo Larsson têm desempenhado um papel decisivo nesta situação. No ano passado, a dupla optava frequentemente pelo passe seguro para trás ou para o meio-campo. Em 2024/25, Skhiri e Larsson são muito mais ousados e fazem mais passes verticais.
Uma dupla de ataque simpática
Os dois avançados Omar Marmoush e Hugo Ekitike, em particular, beneficiam enormemente do novo estilo de jogo. Os dois jogadores são fortes no desarme e têm grande capacidade de condução de bola. Recebem inúmeras bolas em profundidade e são excelentes dribladores. Nos seus primeiros cinco jogos em competição, marcaram 13 golos entre si.
Os dois são o exemplo do sucesso do conceito de transferências do Eintracht. Jovens talentos desconhecidos são contratados a preços vantajosos, desenvolvidos e depois vendidos com grande lucro. Um exemplo importante é a venda de Randal Kolo Muani. O francês chegou a custo zero no verão de 2022. Apenas um ano depois, mudou-se para o Paris Saint-Germain por uns impressionantes 95 milhões de euros.
Nesta janela de transferências, uma boa dose de experiência foi trazida para a equipa, juntamente com outros talentos como Can Uzun (Nuremberga). Rasmus Kristensen (emprestado pelo Leeds United) e Arthur Theate (Stade Rennes) acrescentam a estabilidade necessária à defesa. Em 2023/24, o Frankfurt sofreu uma média de 1,47 golos por jogo na Bundesliga. Em 2024/25, a média foi reduzida para 1,0.
Kristensen e Theate também permitem ao treinador Toppmöller mudar o seu sistema, uma vez que o técnico de 43 anos pode finalmente contar com os seus quatro defesas preferidos. No entanto, contra equipas com boa posse de bola, Toppmöller utiliza ocasionalmente uma defesa de cinco jogadores.
Adlerhorst no Waldstadion
Os adeptos do Viktoria Plzen podem esperar uma atmosfera de tirar o fôlego no Waldstadion, em Frankfurt. O apoio dos adeptos é um dos pontos mais fortes do clube de Hessen. No ano civil de 2024, o clube só perdeu dois dos doze jogos que disputou perante o seu público.
As únicas derrotas foram contra o Bayer Leverkusen (1-5) e na Liga Europa contra o Union Saint-Gilloise (1-2). Os jogos em casa são normalmente esgotados com semanas de antecedência.
Com a ajuda dos adeptos, a equipa consegue sempre alcançar algo de extraordinário. Os 5-1 contra o campeão Bayern de Munique (9 de dezembro de 2023) é apenas um dos muitos exemplos.