Atalanta em Anfield com o objetivo de se tornar o pesadelo de Klopp
Siga as principais incidências do encontro
O sorteio não foi muito feliz para a Atalanta. Se é verdade que para ganhar um torneio é preciso vencer o mais forte, também é verdade que a Atalanta apanhou o principal candidato à conquista da Liga Europa. O mais forte de todos, no fundo.
O segundo lugar na Premier League, com os mesmos pontos que o líder Arsenal, que tem uma melhor diferença de golos, seria suficiente, por si só, para explicar o tipo de adversário que os jogadores de Gian Piero Gasperini vão enfrentar.
No entanto, o que torna os Reds ainda mais perigosos é o desejo de dar ao seu treinador os dois últimos títulos da sua lendária aventura em Anfield. Jurgen Klopp vai sair no final da época e o objetivo de Mo Salah e companhia é que o faça de forma triunfante.
David contra Golias
Os onze golos marcados contra o Sparta de Praga nos oitavos de final da competição são muito mais do que uma declaração de intenções. Porque só se pode ter a intenção quando o Liverpool também tem os meios.
E que meios! Salah, Darwin Núñez e Luis Diaz formam um dos tridentes mais fortes do velho continente e, este ano, a defesa da Atalanta nem sempre deu a impressão de ser infalível. Muito menos nos últimos jogos. E, neste aspeto, a ausência de Giorgio Scalvini vai certamente pesar.
Dito isso, a Atalanta já mostrou que sabe superar-se nos grandes palcos, quando tem de jogar contra os melhores :"Jogar contra eles é como ir ao dentista", disse Pep Guardiola, não por acaso, na véspera de uma partida da Liga dos Campeões contra os italianos.
O precedente
E foi justamente na principal competição europeia que a Atalanta visitou Anfield pela última vez, em 25 de novembro de 2020. Pois bem, na quarta jornada da fase de grupos, foi a equipa bergamasca que levou a melhor, graças aos golos de Ilicic e Gosens.
No entanto, três semanas antes, no Atleti Azzurri d'Italia, foi o Liverpool que infligiu uma dolorosa manita aos Lombardi. Isto para dizer que, hoje como então, La Dea é capaz do melhor, mas também do pior. De vencer o Nápoles por 0-3 no Maradona e de empatar 2-2 no Juventus Stadium, eliminando o Sporting nos oitavos de final e, ao mesmo tempo, perdendo 2-1 em Cagliari.
Tudo em jogo
O que é certo é que a turma de Gasperini continua a lutar por todos os seus objetivos: além de perseguir a final da Liga Europa, a equipa de Bergamo continua na luta pelo quarto lugar no campeonato e, no próximo dia 24 de abril, tentará anular em casa a derrota por 1-0 sofrida em Florença, frente à Fiorentina, na 1.ª mão da meia-final da Taça de Itália.
É por isso que, independentemente de como as coisas vão correr nas três frentes, La Dea já pode estar mais do que satisfeita com a sua campanha, considerando que a temporada de clubes muito mais ricos e mais badalados já terminou há algum tempo.