Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fim da maldição austríaca: Sporting vence Sturm Graz (2-1) no arranque da Liga Europa

Atualizado
Sporting entrou com o pé direito na Liga Europa, na Áustria
Sporting entrou com o pé direito na Liga Europa, na ÁustriaOpta by Stats Perform/Sporting CP
O Sporting sai a sorrir da primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. Os leões triunfaram na deslocação ao terreno do Sturm Graz (2-1), colocando assim um ponto final numa 'maldição' que começara em 1968, altura da primeira visita dos leões a território austríaco.

Recorde as principais incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O Sporting venceu na Áustria. Esta é a grande notícia. O emblema verde e branco chegava ao primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa apostado em colocar um ponto final numa maldição iniciada há 55 anos e foi feliz. Esta é a crónica da primeira vitória dos leões em território austríaco!

Cinco alterações no onze

Rúben Amorim promoveu cinco alterações relativamente ao jogo diante do Moreirense: Geny Catamo, Daniel Bragança, Matheus Reis, Trincão e Paulinho foram chamados ao onze, para os lugares de Ricardo Esgaio, Nuno Santos, Morita, Edwards e Pedro Gonçalves, e a equipa demorou a encontrar-se no jogo.

Logo aos cinco minutos, Otari Kiteishvili deixou o primeiro aviso ao Sporting. O camisola 10 georgiano cabeceou completamente sozinho para defesa apertada de Adán, num claro sinal de que, afinal, não ia ser tão fácil para o conjunto de Alvalade, tal como se podia pensar à partida para este jogo.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Com Geny Catamo a ter muitas dificuldades para se libertar no último terço, o leão revelou dificuldades ao nível do passe, salvando-se, nesse capítulo, Daniel Bragança, responsável por um maior equilíbrio defensivo traduzido em várias recuperações de bola. Na frente, Paulinho, Trincão e Gyökeres desesperavam por bola.

O domínio do Sporting era visível em termos de posse, mas sempre muito inconsequente e com sérias dificuldades para chegar com relativo perigo à área contrária. Mérito, claro, também para a forma como o Sturm Graz fechou os caminhos para a zona protegida pelo gigante Scherpen.

O mapa de passes de Diomande
O mapa de passes de DiomandeUEFA/Opta by Stats Perform

Francisco Trincão (16'), num remate de meia distância ao lado, e Paulinho (41') protagonizaram as únicas 'oportunidades' dignas de registo no primeiro tempo.

Scherpen teve mãos para quase tudo

No regresso para o segundo tempo, o Sporting entrou forte e teve em Trincão o primeiro homem a arriscar bater o guarda-redes do Sturm Graz. Tarefa difícilima, diga-se. Não conseguiu e numa rápida jogada de contra-ataque foi o conjunto austríaco a abrir as hostes. Otari Kiteishvili forçou Adán a uma defesa apertada e na recarga Willian Boving não perdoou, dando vantagem ao Sturm, aos 58 minutos.

Em inferioridade no marcador, a equipa de Amorim reergueu-se e caminhou para uma reviravolta de muito sacrifício, que foi sendo adiada por Scherpen. O guarda-redes da equipa da casa protagonizou um par de defesas fantásticas - Paulinho (59' e 68') e Gonçalo Inácio (68') - com particular destaque para o momento que protagonizou ao minuto 68, mas não teve mãos para tudo.

Gyökeres procurou bola em todo o meio-campo do adversário
Gyökeres procurou bola em todo o meio-campo do adversárioOpta by Stats Perform

As entradas de Pedro Gonçalves e Nuno Santos, aos 62 minutos, permitiram ao leão ter um maior equilíbrio e outro discernimento no último terço e depois de várias investidas e alguns momentos de frustração, o empate apareceu ao minuto 76, altura em que Gyokeres apareceu no coração da área para dar o último toque para o fundo das redes, depois de uma defesa incompleta de Scherpen.

Com o jogo relançado, o Sporting meteu prego a fundo e acabou recompensado com um tiro de Ousmane Diomande, com a bola a sofrer um ligeiro desvio em Coates antes de trair um dos homens que estava a ser uma das principais figuras da noite. 2-1 e ponto final. Afinal, é possível ser feliz na Áustria.

Melhor em campo Flashscore: Ousmane Diomande (Sporting)

A tabela classificativa do grupo do Sporting
A tabela classificativa do grupo do SportingFlashscore