Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Invicto Bayer Leverkusen procura o segundo troféu na final da Liga Europa com a Atalanta

Bayer Leverkusen é campeão da Alemanha e pode conquistar três troféus esta época
Bayer Leverkusen é campeão da Alemanha e pode conquistar três troféus esta épocaReuters
O Bayer Leverkusen tinha conquistado apenas dois troféus importantes nos seus 119 anos de história, antes desta época, mas esta quarta-feira os recém-coroados campeões da Bundesliga têm a oportunidade de conquistar uma dobradinha, quando defrontarem a Atalanta na final da Liga Europa, em Dublin.

O Leverkusen quebrou o monopólio de 11 anos do Bayern de Munique sobre o título na Alemanha, tendo a equipa de Xabi Alonso sido a primeira equipa nos 61 anos de história da Bundesliga a terminar a época invicta. Além disso, chegou à final da Taça da Alemanha.

A série invicta em todas as competições da época valeu ao Bayer a alcunha de "Neverlusen". A Atalanta, da Serie A, terá de se esforçar para derrotar uma equipa que não perde há 51 jogos, um recorde europeu, desde agosto.

Várias equipas estiveram perto de dar ao Leverkusen a sua primeira derrota da época, mas, com 17 golos marcados no minuto 90 ou depois, o clube não desiste até ao apito final.

"Fomos competitivos em todos os jogos, quer estivéssemos a jogar bem ou mal. Jogámos bem na maioria dos jogos, mas não desistimos naqueles em que não jogámos bem", disse Xabi Alonso numa entrevista à UEFA.

"Isso diz muito sobre o empenho desta equipa quando se trata de se preparar para cada jogo. Não tomámos nenhum jogo como garantido", acrescentou.

Xabi Alonso, treinador do Bayer Leverkusen
Xabi Alonso, treinador do Bayer LeverkusenReuters

Tal como Xabi Alonso, o treinador Gian Piero Gasperini mudou a sorte da Atalanta, tornando a equipa de Bergamo num clube sempre presente nas competições europeias desde a sua chegada, em 2016.

A Atalanta joga um estilo de ataque agradável com alta intensidade, e treinadores como Pep Guardiola e Maurizio Sarri compararam enfrentar as equipas de Gasperini a "ir ao dentista".

"Mesmo que saiamos ilesos, continuamos a sentir a dor", disse Sarri.

Grande conquista

Assim como o Leverkusen, a Atalanta também disputará a Liga dos Campeões na próxima temporada, depois de terminar entre os cinco primeiros, mas espera terminar a temporada com o seu primeiro grande troféu em 61 anos, depois de perder para a Juventus na final da Taça de Itália.

Tal como para Xabi Alonso, o jogo em Dublin será também a primeira final europeia de Gasperini.

"É um grande feito e uma fonte de satisfação, conseguido com uma época muito boa de toda a equipa", afirmou o italiano de 66 anos.

"Será o ponto mais alto da minha carreira? Sim, em termos de realização e prestígio, sem dúvida. Em termos de gratificação, felizmente, já tive algumas, embora talvez não no mesmo nível", acrescentou.

Gian Piero Gasperini, treinador da Atalanta
Gian Piero Gasperini, treinador da AtalantaReuters

Enquanto Xabi Alonso tem o plantel completo à sua disposição, a Atalanta não contará com titulares importantes como o médio Marten de Roon e o central Sead Kolasinac, enquanto o lateral-direito Emil Holm está em dúvida.

O Leverkusen vai tentar repetir o sucesso da Taça UEFA de 1988 e a vitória pode colocá-los num raro triplete, ao enfrentarem o Kaiserslautern na final da Taça da Alemanha, e com Xabi Alonso a dizer que tal feito seria "histórico".

"Seria algo escrito com letras douradas, não apenas na história do nosso clube, mas provavelmente em todo o futebol europeu", afirmou. "Espero que consigamos", desejou.

Siga a final da Liga Europa no Flashscore