James Tavernier: A arma goleadora que o Rangers tem na defesa
Depois das derrotas com Sporting e FC Porto, o Benfica chega sob brasas ao duelo com o Rangers, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. As águias recebem o atual líder do campeonato escocês e sabem da necessidade de um bom resultado para aclarar algumas nuvens que pairam sob a Luz.
Nesse sentido, Roger Schmidt sabe que é importante travar James Tavernier. O inglês de 32 anos está a cumprir a nona época no Rangers, onde chegou vindo do Wigan Athletic. Lateral-direito, Tavernier tem-se assumido como um… goleador.
2023/24 é já a época mais prolífica da carreira do defesa, que soma 21 golos e 10 assistências nos 44 encontros oficiais que realizou esta temporada. Números estratosféricos que o deixam como o segundo melhor marcador do campeonato escocês (atrás de Lawrence Shankland).
É certo que Tavernier beneficia do facto de ser um especialista na marcação de penáltis (13 dos 21 surgiram da marca dos 11 metros), mas também não é de menosprezar o acerto que demonstra numa situação que é sempre de alta tensão. E não sobe exclusivamente para marcar os castigos máximos.
Posicionado no lado direito, Tavernier é o lateral mais ofensivo dos protestantes, que muitas vezes encarrilam o jogo por esse lado, ao contrário da esquerda, onde surge Ridvan Yilmaz. Prova disso são as 10 assistências com conta já esta época, a terceira consecutiva em que ultrapassa a marca dos dois dígitos no que toca aos passes para golo.
Recordes à vista
Os registos de James Tavernier estão entre o topo do futebol mundial. Recentemente, o Guardian fez um levantamento e o inglês de 32 anos apresenta-se como o lateral-direito mais goleador ao serviço de um clube. São 122 golos pelo Rangers desde 2015, ultrapassando em larga margem Nelinho (105 pelo Cruzeiro entre 1973 e 1982) e Manny Kaltz (101 pelo Hamburgo entre 1971 e 1989).
Se tivermos em conta todas as posições da defesa, Hierro é o defesa com mais golos por um só clube. O histórico capitão do Real Madrid marcou 129 tentos com a camisola merengue entre 1989 e 2003. Corre o risco de ser ultrapassado por Wendie Renard (124 pelo Lyon) e Tavernier (122 pelo Rangers).
Regressemos só à posição de Tavernier. Pensar em laterais goleadores é pensar em Roberto Carlos. E o astro brasileiro acabou de ser ultrapassado. Conhecido por uma canhota de força incrível, o antigo jogador do Real Madrid marcou 128 golos na carreira (clube e seleção) e ocupava o pódio dos laterais mais goleadores. Tavernier chegou aos 130 recentemente e destronou-o nessa posição, estando a um de Graham Alexander. Nelinho lidera a lista, ainda que os números sejam diferentes: A IFFH credita-lhe 141 tentos, outras fontes falam em 180 ou 165. Certo é que é o lateral mais goleador.