Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: Bayer quer continuar a fazer história em Dublin na primeira final da Atalanta

LUSA
Florian Wirtz tem sido um dos principais destaques do Bayer Leverkusen
Florian Wirtz tem sido um dos principais destaques do Bayer LeverkusenAFP
O Bayer Leverkusen, ainda imbatível, chega à final da Liga Europa a viver uma época histórica, enquanto a Atalanta, com o Sporting entre as vitimas, tem a primeira oportunidade de conquistar um troféu internacional.

Acompanhe as incidências da partida

O Bayer, com 51 jogos sem perder em todas as provas e com a conquista da Bundesliga como carta de apresentação (acabou com uma década de domínio do Bayern Munique), aterra em Dublin como favorito a levantar o troféu da Liga Europa, embora a Atalanta também prometa apresentar argumentos, sobretudo após deixar pelo caminho o Liverpool, que era o grande favorito.

Enquanto os germânicos, sob liderança do espanhol Xabi Alonso, vão disputar a terceira final europeia, e já com uma Taça UEFA no currículo (1987/88), os italianos são estreantes neste tipo de jogos, mas são comandados por Gian Piero Gasperini, que vai na oitava temporada seguida no clube e é já considerado uma lenda em Bérgamo.

Nesse sentido, também Alonso pode puxar dos galões, já que está a comandar o Bayer Leverkusen na sua melhor temporada de sempre em 119 anos de existência, e ainda não terminou.

Além da Bundesliga, e de se ter tornado na primeira equipa sem derrotas numa edição da prova, o Bayer tem ainda a Liga Europa e também a final da Taça da Alemanha com o Kaiserslautern, do segunda escalão germânico.

Esta será a terceira final europeia da formação de Leverkusen, depois do sucesso perante o Espanyol em 1987/88 e da desilusão na Liga dos Campeões em 2001/02, na derrota por 2-1 com o Real Madrid, celebrizada pelo golo que ficou para a história do francês Zinedine Zidane.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Para a chegar à capital da República da Irlanda, o Bayer venceu todos os jogos do Grupo H e, nos oitavos de final, despachou novamente o Qarabag (já tinha encontrando no agrupamento), seguindo West Ham e Roma.

Em todas as eliminatórias, perante azeris, ingleses e italianos, a equipa de Xabi Alonso esteve a poucos minutos, e até segundos, da tal primeira derrota da época, mas salvou-se sempre nos descontos com os três clubes.

Já a Atalanta fez uma qualificação mais consistente (o Sporting que o diga) e passou a ser olhado como possível vencedor da prova quando eliminou o Liverpool nos quartos de final, impondo um 3-0 em Anfield Road.

Os últimos jogos do Bayer Leverkusen
Os últimos jogos do Bayer LeverkusenFlashscore

Antes, o Grupo D, obrigando o Sporting ao play-off, e voltou a encontrar com sucesso os leões nos oitavos de final.

Nas meias, o Marselha ficou pelo caminho, equipa que tinha eliminado o Benfica nos quartos.

Entre as figuras, no Bayer destaca-se o jovem médio Florian Wirtz, que é apontando como a grande esperança da Alemanha no Euro 2024, que o país vai organizar, enquanto na Atalanta o avançado Gianluca Scamacca, internacional italiano, ganhou nova vida, após ter andado perdido por Inglaterra.

O jogador de 25 anos tem seis golos na prova, metade deles marcados ao Sporting.

Os últimos jogos da Atalanta
Os últimos jogos da AtalantaFlashscore

A final vai decorrer na Arena Dublin, recinto com capacidade para 51 mil pessoas e que recebe a segunda final, depois de em 2010/11 ter sido palco da final totalmente portuguesa da Liga Europa entre FC Porto e SC Braga, que os dragões venceram por 1-0.

O árbitro da partida será o romeno István Kovács.