Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: FC Porto é a equipa com mais hipóteses de vencer, segundo a OPTA

Hugo Filipe Martins c/Daniel Núñez
O Athletic venceu o Celta por 3 a 1.
O Athletic venceu o Celta por 3 a 1.JUAN MANUEL SERRANO ARCE / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O FC Porto, que já venceu duas vezes a Liga Europa (uma delas quando a prova ainda se chamava Taça UEFA) é, segundo a OPTA, a equipa com mais probabilidades de vencer a edição de 2024/2025.

Se há uma equipa que se destaca das restantes, é o FC Porto. A equipa azul e branca está com probabilidades perto dos 50% para chegar às meias-finais (44,2%), uma percentagem que desce para 29,3% - em linha com o resto da análise, a mais elevada de todas - para a sua presença em Bizkaia, em maio, onde vai ser disputada a final da Liga Europa. Finalmente, desce para 17,8% como hipotético vencedor.

Segundo a OPTA, os jogos mais difíceis do FC Porto passam pela receção ao Manchester United e pela visita ao terreno da Lazio.

O SC Braga, a outra equipa portuguesa que também está presente na prova, tem boas hipóteses de marcar presença nos oitavos de final (49,7%). Além disso, a equipa bracarense tem ainda 4,1% de probabilidades de voltar à final, onde esteve em 2010/2011 - 1,7% para vencer.

Surpreendentemente, o Slavia Praga, terceiro classificado com 9,6%, ultrapassa clubes prestigiados, como o Tottenham (8,6%), a Roma (8,2%), o Manchester United (7,1%), a Lazio (6,1%) ou o Galatasaray (5,2%). A equipa checa está no topo da classificação do campeonato, com os mesmos pontos que o Sparta Praga - que disputa a Liga dos Campeões.

A atual equipa do Ajax é muito diferente da que impressionou na edição de 2018/2019, quando derrotou o Real Madrid por 4-1 no Santiago Bernabéu. Quase nada resta dessa equipa inesquecível, razão pela qual só recebe 0,2% de crédito (tal como o Qarabag, o Rangers, o AZ Alkmaar e o Malmö). 

Dinamo Kyiv, Ferencvaros e Ludogorets são as equipas com menos probabilidade de vencerem a competição (0,1%).