Liga Europa: Gedson bisa e Rafa assiste, mas Besiktas empata na Suíça (3-3)
Lugano 3-3 Besiktas
A viver um bom momento em termos domésticos – três vitórias, incluindo na Supertaça – o Besiktas foi travado pela primeira vez na visita ao Lugano. Com Gedson Fernandes e Rafa Silva no onze, as águias negras de Istambul empataram a três golos na primeira mão do play-off da Liga Europa.
E foram os portugueses quem brilharam mais no conjunto turco. Gedson Fernandes abriu o ativo aos 21 minutos para o Besiktas, mas Bislimi enviou tudo igual para o intervalo.
Na segunda parte, o Besiktas recuperou a vantagem com uma ligação de ex-Benfica. Rafa assistiu e Gedson Fernandes (52’) celebrou o bis. Al Musrati, também ele com ligações a Portugal onde jogou no Vitória SC, Rio Ave e SC Braga, dilatou a vantagem turca aos 55 minutos.
Contudo, o balde de água fria estava para vir. Renato Steffen (57 minutos) reduziu para o Lugano num segundo tempo que arrancou com um ritmo louco. Sete minutos depois, Gabriel Paulista desviou o cruzamento de Zanotti para o fundo das redes e ficou assim selado o 3-3 final.
Jagiellonia 1-4 Ajax
Mais tranquilo acabou por ser o triunfo do Ajax diante do campeão da Polónia. Com dois portugueses em campo – Nenê do lado do Jagiellonia, Carlos Forbs do lado neerlandês – os de Amesterdão garantiram uma vantagem de três golos para a segunda mão.
Dieguez (5 minutos) ainda deixou o Jagiellonia a sonhar. Um hat-trick de Chuba Akpom (10’, 61’ e 69 minutos, o último de penálti) e o tento de Mika Godts (28’) carimbaram a reviravolta neerlandesa. O resultado até podia ter sido mais expressivo, mas Mika Godts viu Slawomir Abramowicz defender um penálti aos 79 minutos.
Outros resultados: