Liga Europa: Manchester United desilude (1-1), Lazio (0-3) e Anderlecht (2-1) vencem
Manchester United 1-1 Twente
Em Manchester, a contestação a Erik ten Hag voltou e logo contra a equipa do coração do técnico neerlandês, que não conseguiu levar o Manchester United a bater o Twente, que há 12 anos não participava na fase de grupos de uma competição europeia.
Sem brilhar, o conjunto inglês foi superior na primeira parte, ainda que a melhor ocasião tenha começado por pertencer a Steijn, melhor marcador da Eredivisie, que por pouco não bateu André Onana.
Cristian Eriksen (35') ainda escondeu a noite apagada do Manchester United com um golaço que levou os Red Devils a vencer para a segunda parte, mas o que o dinamarquês deu, também tirou.
Na segunda parte, após grande arrancada de van Rooij (jogaço do lateral direito), Eriksen perdeu a bola em zona proibida e Lammers (68') fez o golo do empate. Até ao fim, o Manchester United arriscou tudo, mas Unnerstall salvou o Twente com uma defesa espetacular no tempo de descontos.
Dinamo Kyiv 0-3 Lazio
O Dinamo Kyiv joga em Hamburgo, casa emprestada à equipa ucraniana para os jogos europeus, mas não entrou nada bem na competição, acabando por entregar os três pontos à Lazio logo na primeira parte.
Nuno Tavares não saiu do banco da equipa romana, que aos 35 minutos já vencia por 0-3, resultado que se manteve até ao final da partida.
Boulaye Dia (5' e 35') bisou na partida e foi o destaque do conjunto italiano, que vai receber o FC Porto e terá uma deslocação ao terreno do SC Braga. O nigeriano Fisayo Dele-Bashiru (34') apontou o outro golo do encontro.
Anderlecht 2-1 Ferencvaros
Em Bruxelas, o Anderlecht, adversário do FC Porto na Liga Europa, também entrou da melhor maneira e somou os primeiros três pontos na competição, ao vencer o Ferencvaros, da Hungria.
Num jogo sem grandes ocasiões de golo para as duas equipas, seis minutos bastaram para que a equipa belga conseguisse um resultado confortável.
Verschaeren (60') e Dolberg (66'), de penálti, fizeram os golos do Anderlecht, que ainda sofreu perto do final, por Adama Traore (86'), numa altura em que a equipa belga jogava com 10, por expulsão de Angulo.
AZ Alkmaar 3-2 Elfsborg
10 anos depois, o Elsfsborg voltou a uma fase de grupos de uma competição europeia e esteve perto de um regresso de sonho, depois de até ter marcado primeiro em Alkamaar.
O conjunto sueco teve um golo anulado por fora de jogo logo aos 11 minutos, com recurso ao VAR, mas chegou mesmo à vantagem por intermédio de Ouma (23').
Valeu à formação de Alkmaar o avançado Ruben van Bommel, filho de Mark van Bommel, que marcou antes (44') e depois (50') do intervalo para deixar os neerlandeses em vantagem.
Hedlund ainda fez a igualdade logo a seguir (53'), mas o inevitável Troy Parrott (74'), de penálti, fez o quinto golo da temporada e entregou o triunfo à equipa da casa.
Midtjylland 1-1 Hoffenheim
Na Dinamarca, o Midtjylland, famoso pelos jovens que costuma lançar, não conseguiu entrar com um triunfo precisamente por causa de um jovem adversário. Max Moerstedt, de apenas 18 anos, salvou o Hoffenheim, na primeira jornada da Liga Europa. E em grande estilo!
Franculino Dju (ex-Benfica) e Diao (ex-Mafra) foram titulares na equipa da casa, que chegou ao golo inaugural por Dario Osorio, aos 42 minutos da partida. Na reta final, Moerstedt, o último a sair do banco do conjunto alemão, que vai defrontar FC Porto e SC Braga na Liga Europa, foi o herói ao conseguir o empate (90') com um golo acrobático espetacular após cruzamento de Kaderabek.