Liga Europa: Manchester United mostra-se a Amorim (2-0), Mourinho cai em Alkmaar (3-1)
Manchester United 2-0 PAOK
O Manchester United pôs fim à sua longa espera por uma vitória na Europa ao vencer o PAOK em Old Trafford, aumentando para sete jogos a sua série invicta em casa contra equipas gregas.
Ruud van Nistelrooy tinha o incentivo de conseguir os três pontos antes de o seu mandato interino terminar este fim de semana. No entanto, foram os visitantes gregos que tiveram a primeira oportunidade do jogo, com um desvio de Casemiro quase a enganar André Onana, mas Jonny Evans impediu a vantagem para os helénicos.
Os red devils entraram no jogo e rapidamente assumiram o controlo da posse de bola, criando várias oportunidades promissoras, mas faltou sempre a finalização. Amad Diallo chegou a lançar uma bola na área, mas o cabeceamento de Ramus Højlund foi bem defendido por Dominik Kotarski.
A equipa da casa continuou a tentar chegar ao golo até ao apito para o intervalo e, mais uma vez, chegou a uma posição promissora depois de uma boa jogada de Amad, Noussair Mazraoui e Bruno Fernandes, mas, tal como foi o tema da primeira parte para os anfitriões, a finalização ficou aquém.
O que Van Nistelrooy disse durante o intervalo claramente ressoou nos seus jogadores, pois o United finalmente encontrou o golo cinco minutos após o reinício, depois que o cruzamento convidativo de Bruno Fernandes ser desviado por Amad.
O PAOK raramente ameaçou depois do golo sofrido, mas Tarik Tissoudali desperdiçou uma rara oportunidade de empatar para os gregos.
O homem do momento, Amad, continuava a ser a maior ameaça do United e, depois de um grande trabalho na frente, despistou Baba Rahman no seu próprio caminho antes de se dirigir à área e rematar com precisão para o 2-0 final.
AZ 3-1 Fenerbahçe
O Fenerbahçe, de Mourinho, desiludiu mais uma vez na Europa. Depois de dois empates nas duas jornadas anteriores, o emblema da cidade de Istambul caiu na visita a Alkmaar, onde não conseguiu superar o AZ, de Alexandre Penetra (cumpriu os 90 minutos).
Após uma primeira parte sem registo para qualquer golo, Daal colocou a equipa neerlandesa na frente, aos 59 minutos, com En Nesyri a empatar o jogo, aos 70', já depois de ter desperdiçado uma grande penalidade, aos 62'. Mas o dia não era de Mourinho.
O AZ precisou de apenas cinco minutos para voltar a ficar na frente do marcador, graças a um remate certeiro de Smit e, aos 87', Kasius dissipou todas as dúvidas para desespero do treinador português.
Hoffenheim 2-2 Lyon
O Hoffenheim, próximo adversário do SC Braga na Liga Europa, empatou na receção ao Lyon.
Também sem nenhum golo no primeiro tempo, Gendrey marcou para o conjunto germânico, aos 47 minutos, e Abner empatou para o Lyon, aos 66', um resultado que se viria a manter até tempo de descontos.
Aos 90+4', Lacazette consumou a reviravolta e os três pontos pareciam encaminhados para a bagagem da equipa francesa, mas Tohumcu foi lesto a reagir e restabeleceu a igualdade final, aos 90+6'.
RFS 1-1 Anderlecht
O Anderlecht, próximo adversário do FC Porto na segunda prova europeia mais importante a nível de clubes, não foi além de um empate a um golo na visita a Riga, na Letónia. Os belgas ainda estiveram na frente do marcador, graças a um golo de Stroykens, aos 85 minutos, mas um auto-golo de N'Diaye, aos 90+6', acabou por deitar por terra a vitória da equipa liderada por David Hubert.