Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: Mourinho, do Fenerbahçe, diz que Manchester United e Tottenham são favoritos

Reuters
Mourinho conduziu o Manchester United a um segundo lugar na sua última época completa
Mourinho conduziu o Manchester United a um segundo lugar na sua última época completaREUTERS / Umit Bektas
O treinador do Fenerbahçe, José Mourinho, disse que os seus antigos clubes, Manchester United e Tottenham, são os favoritos a vencer a Liga Europa, uma vez que as equipas da Premier League estão num "nível diferente" em comparação com as equipas de outras ligas europeias.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

O Fenerbahçe prepara-se para o terceiro jogo da fase de grupos da Liga Europa contra o United, clube que Mourinho orientou durante duas épocas e meia - vencendo a competição em 2017 - enquanto também guiou os Spurs a uma final da Taça da Liga.

"Se tiver de dizer agora quais são os dois maiores candidatos a vencer a Liga Europa, acho que é fácil: Manchester United e Tottenham. A Premier League é um nível diferente de qualidade, intensidade, ritmo, cultura tática... de tudo. Amanhã (quinta-feira), penso que vamos jogar contra uma das duas equipas mais fortes", disse Mourinho aos jornalistas na quarta-feira.

Mourinho conduziu o United a um segundo lugar na sua última época completa, mas perdeu o emprego na campanha seguinte, em dezembro de 2018, quando o clube estava mais perto da zona de despromoção do que dos líderes do campeonato.

No entanto, o treinador português disse que "não perdeu um minuto a pensar" se o clube melhorou desde a sua saída, acrescentando que desejou o melhor à equipa de Old Trafford e ao treinador Erik ten Hag.

"Saí com um bom sentimento em relação ao clube e aos seus adeptos e quero o melhor para eles", afirmou.

"Se as coisas não estão a correr muito bem, não é algo que me deixe feliz. Mas não tenho tempo, não faz sentido para mim estar a pensar no que aconteceu (ou) no que não aconteceu. O que aconteceu de certeza é que agora têm fé no treinador, apoiam o treinador que fica época após época. Isso significa estabilidade e confiança, dando-lhe condições para manter o seu emprego", atirou.

Apesar de Ten Hag estar sob pressão para apresentar resultados após duas épocas completas no clube, Mourinho acredita que o neerlandês acabará por ser bem-sucedido, mesmo que os resultados não tenham corrido como esperado.

"Eles vão ter sucesso mais cedo ou mais tarde. Espero que mais cedo ou mais tarde, um dia, eu volte à Premier League e eles se tornem meus adversários. Neste momento, são apenas adversários num jogo", afirmou.

Mourinho ainda brincou de forma descarada que pretende receber mais uma medalha da Premier League ao seu palmarés se o Manchester City perder os seus títulos e o United receber o troféu da Premier League da época 2017/18.

O City, que conquistou o título inglês por quatro vezes consecutivas, foi encaminhado para uma comissão independente em fevereiro de 2023, com várias acusações a datarem de 2009 a 2018, embora tenham sempre negado qualquer irregularidade. Se for considerado culpado de algumas ou todas as acusações, poderá enfrentar castigos ou multas pesadas, dedução de pontos, perda de títulos ou até mesmo a descida da primeira divisão.

"Ganhámos a Liga Europa e terminámos em segundo lugar na Premier League. Penso que ainda temos hipóteses de vencer esse campeonato. Talvez castiguem o Manchester City com dedução de pontos e talvez ganhemos o campeonato. Têm de me pagar o bónus e dar-me a medalha", gracejou.

Mourinho foi o primeiro treinador desde a última época de Alex Ferguson, em 2012/13, a deixar o United mais perto de voltar a conquistar o título da liga.

Ferguson é o treinador de maior sucesso do United e embora deva deixar o cargo de embaixador global depois de a INEOS, co-proprietária do clube, ter rescindido o seu contrato multimilionário, Mourinho disse que o jogador de 82 anos não precisava do cargo nem do dinheiro.

"O papel de embaixador... não conheço a fundo a situação. Não importa porquê, o que aconteceu. Sir Alex tem o mais importante, que é o amor e o respeito de todos os adeptos do Man United em todo o o mundo. Isto é mais importante do que um papel de embaixador, é mais importante do que algumas libras que ele pode ganhar e que não precisa", vincou.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore