Liga Europa: Mourinho expulso no reencontro com o United (1-1), Gedson marca pelo Besiktas (2-0)
Fenerbahçe 1-1 Manchester United
O Manchester United continua sem perder, mas também sem vencer na Liga Europa. Erik ten Hag não conseguiu ultrapassar o português José Mourinho, que foi expulso no reencontro com a equipa inglesa, depois de protestar um penálti de Manuel Ugarte, na segunda parte.
Sem Bruno Fernandes, expulso no jogo com o FC Porto, o técnico neerlandês surpreendeu com a colocação do marroquino Mazraoui como número 10, mas a verdade é que o ex-Ajax acaba por ter influência no primeiro lance relevante do encontro.
No interior da área, após arrancada de Rashford, combinou com Zirkzee, que colocou a jeito de Eriksen (15') para o 0-1. O dinamarquês finalizou com classe e sem hipóteses para Livakovic.
Após o golo marcado, o Manchester United recuou como é habitual e ganhou dois heróis na defesa. Manuel Ugarte, ainda a tentar encontrar espaço em Old Trafford, salvou o empate com um corte decisivo na pequena área, mas o melhor lance da equipa de José Mourinho contou com uma dupla intervenção de Onana, a negar.
A desvantagem era injusta ao intervalo, por isso En Nesyri foi rápido a tratar de repôr a igualdade. Aos 49', o avançado marroquino apareceu na pequena área para finalizar de cabeça, sem hipóteses para Onana.
A situação ainda podia ter ficado pior para o Manchester United e para Erik ten Hag, caso o árbitro da partida decidisse ouvir os protestos de Mourinho e assinalasse penálti de Ugarte. O técnico português foi expulso e o resultado manteve-se até final.
Tottenham 1-0 AZ Alkmaar
O penálti cobrado por Richarlison no segundo tempo preservou o registo perfeito do Tottenham Hotspur, com a vitória na capital inglesa.
A equipa de Ange Postecoglu até começou a ter algumas dificuldades, mas depois dominou o jogo e só por causa da desinspiração de Timo Werner não conseguiu chegar ao golo mais cedo.
Perante a exibição do avançado alemão, Werner ficou no balneário ao intervalo e o Tottenham acabou mesmo por chegar ao golo da vitória, graças a um penálti convertido por Richarlison (53').
Lyon 0-1 Besiktas
Depois da goleada sofrida frente ao Ajax, o Besiktas somou a primeira vitória na Liga Europa e foi a primeira equipa a travar o Lyon, graças a uma dupla de portugueses.
João Mário foi titular, mas foi Rafa Silva a assistir Gedson Fernandes para o golo que decidiu o encontro (71').
Twente 0-2 Lazio
A Lazio, que vai receber o FC Porto, é uma das três equipas com registo 100 por cento vitorioso e não teve dificuldades para bater o Twente, esta quinta-feira, nos Países Baixos.
Uma expulsão do guarda-redes Unnerstall, logo aos 11 minutos da partida, deixou tudo mais complicado para o conjunto neerlandês, que sofreu a primeira derrota na competição graças aos golos de Pedro (35') e Isaksen (87').
Anderlecht 2-0 Ludogorets
O Anderlecht, adversário do FC Porto na competição, junta-se a Lazio e Tottenham entre as equipas com três vitórias em três jornadas, mas teve de sofrer para vencer o Ludogorets, em casa.
Caio Vidal (30') deixou o conjunto búlgaro reduzido a 10, Edozie (67') abriu o ativo para a equipa de Bruxelas, mas um golo de Rwan Seco (90') quase deitou tudo a perder. No entanto, com recurso ao VAR, o 1-1 foi anulado por fora de jogo. Logo a seguir, o Anderlecht selou o triunfo por Anders Dreyer (90'+5).
Roma 1-0 Dinamo Kyiv
A Roma partia como favorita para a receção ao Dinamo Kyiv, mas teve dificuldades para bater o conjunto ucraniano, apesar do domínio ao longo de praticamente toda a partida por parte da equipa de Ivan Juric.
O conjunto italiano chegou cedo à vantagem, com o ucraniano Dovbyk (23'), que jogou no Dnipro, a abrir o ativo na sequência de uma grande penalidade cometida por Mykhavko.
A Roma continuou no controlo da partida depois de chegar ao 1-0, mas Svilar passou por alguns sustos, especialmente em lances de bola parada.
Com a incerteza no marcador, Juric não estreou Hummels, mas lançou Dybala a 22 minutos do final e a Roma podia ter sentenciado o encontro. O argentino combinou com Shomurodov, mas o avançado, também lançado na segunda parte, desperdiçou de forma escandalosa na pequena área. Ainda assim, a Roma segurou o primeiro triunfo na prova, depois de um empate e uma derrota.
Maccabi Tel Aviv 1-2 Real Sociedad
A Real Sociedad estava a ser uma das desilusões da Liga Europa, depois de somar apenas um ponto nas primeiras duas jornadas da competição, mas venceu pela primeira vez esta quinta-feira, na deslocação ao terreno do Partizan, casa emprestada dos israelitas do Maccabi Tel Aviv.
O conjunto espanhol chegou à vantagem aos 19 minutos, pelo defesa Jon Pacheco, assistido por Brais Méndez, e chegou ao 0-2 já na segunda parte, pelo recém-internacional espanhol Sérgio Gómez (64').
A oito minutos do fim, a equipa israelita ainda reduziu por Turgeman (82'), mas não evitou a terceira derrota em três jornadas.
Midtjylland 1-0 Union St. Gilloise
Um dos destaques da atual edição da Liga Europa, o Midtjylland é uma das cinco equipas ainda sem derrotas e faz parte do grupo de conjuntos com sete pontos, depois de bater o Union St. Gilloise, futuro adversário do SC Braga.
A partida foi resolvida logo aos 18 minutos graças a um golo solitário de Ousmane Diao, jogador que representou o Mafra, da Liga 2, na época passada. Franculino Dju foi suplente utilizado na equipa dinamarquesa.
Qarabag 0-3 Ajax
A subir de rendimento esta temporada, o Ajax continua sem perder na Liga Europa e esta noite teve a vida facilitada na deslozação ao terreno do Qarabag.
Júlio Romão, jogador que passou por Portugal ao serviço do Santa Clara, foi expulso logo aos 15 minutos e deixou a equipa da casa reduzida a 10.
O Ajax aproveitou para somar um triunfo tranquilo, com golos de Kenneth Taylor (36'), Weghorst (74') e Chuba Akpom (77'). O conjunto neerlandês faz parte dos líderes, com sete pontos na prova.