Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: Os números mais importantes da quarta jornada

David Parkes
Nico Williams (ao centro) festeja um golo do Athletic Bilbao
Nico Williams (ao centro) festeja um golo do Athletic BilbaoNIKOLAY DOYCHINOV / AFP
A quarta jornada da fase principal da Liga Europa raramente desiludiu, com 18 jogos fascinantes em toda a Europa. Neste artigo, apresentamos uma estatística para cada um dos jogos.

7 - A vitória do Besiktas por 2-1 sobre o Malmo, na única partida de quarta-feira, foi a primeira vez em sete anos e meio que os turcos ganharam jogos consecutivos na competição. A última vez que foi contra o Hapoel Be'er Sheva, nos oitavos de final da edição de 2016/17, altura em que chegaram aos quartos de final, o melhor resultado na Liga Europa.

6 - O Union Saint-Gilloise conquistou um ponto no empate 1-1 com a Roma, num jogo em que as duas equipas poderiam ter vencido. Para os belgas, o resultado fez com que ficassem seis jogos sem perder em casa na Liga Europa, incluindo as eliminatórias, sendo que a última formação a vencer em Bruxelas foi o Bayer Leverkusen nos quartos de final de 2022/23.

8 - O golo que o Rangers marcou na Grécia no empate 1-1 com o Olympiakos, levou-o a oito golos nesta fase. Este número iguala o mesmo registo do outono passado na fase de grupos, em seis jogos. Em 2021/22, quando chegou à final, só tinha marcado seis vezes nesta fase da competição.

50 - Talvez tenha sido justo o empate 2-2 entre Nice e Twente, em que os franceses recuperaram de uma desvantagem de dois golos. As estatísticas foram bastante equilibradas nas principais áreas, principalmente no departamento de posse de bola, onde ambas tiveram 50% da bola durante toda a partida.

9 - Iñaki Williams e Nico Serrano marcaram em dois minutos na segunda parte para completar a reviravolta do Athletic Bilbao contra o Ludogorets, derrotando os búlgaros 1-2. Esta foi a nona partida europeia do clube de Razgrad contra um adversário espanhol... somando apenas derrotas.

28 - O Galatasaray derrotou o Tottenham Hotspur por 3-2, um grande resultado para o atual campeão turco. Durante os 90 minutos, os anfitriões fizeram 28 remates, o maior número em qualquer partida da fase principal. Para referência, o Elfsborg tem o mesmo número de remates à baliza em quatro jogos. O Galatasaray tem o maior número de remates da competição até ao momento, com 92, e uma média de 23 por jogo.

15 - O Steua Bucares marcou um golo em cada parte na vitória por 2-0 sobre o Midtjylland, levando o campeão romeno aos nove pontos em quatro jogos, no segundo jogo sem sofrer golos. Só por uma vez a equipa de Bucareste tinha feito vários jogos sem sofrer durante a fase principal, há 15 anos, na primeira época da competição com o novo nome.

46 - Elfsborg e SC Braga empataram (1-1) na Suécia, graças a um golo tardio de Emil Holten. Em quatro jogos, os anfitriões foram os que menos remates fizeram à baliza. No entanto, têm sido bastante eficientes; não só encontraram marcaram em todos os jogos até agora, como dos 28 remates que tentaram até agora, 46% deles foram à baliza. Apenas o Twente (47%) e o Ajax (52%) são superiores.

17 - A vitória por 1-0 sobre o Slavia Praga levou o Eintracht Frankfurt aos 10 pontos, garantindo praticamente o apuramento para a próxima fase. Além disso, os Die Adler estão agora há 17 jogos sem perder na Liga Europa, sendo que a última equipa a levar a melhor foi o Basileia, em 2019/20, nos oitavos de final.

1 - O Qarabag aumentou a série invicta contra equipas norueguesas para seis (3-3-0) após uma impressionante vitória fora de casa por 1-2 sobre o Bodo/Glimt. Os azeris nunca foram derrotados por um clube da Eliteserien, mas foi a primeira vez que venceram em solo norueguês. No ano passado, empataram 2-2 com o Molde e 0-0com o Rosenborg há 15 anos.

21 - O AZ conseguiu manter a calma e derrotar em casa o Fenerbahçe de José Mourinho por 3-1. Foi a 21.ª vitória do AZ na Liga Europa propriamente dita, na atual versão da competição. Poucos tiveram mais sucesso do que a equipa neerlandesa, que se tornou cliente regular.

12 - São 12 jogos da Liga Europa sem vencer para o Dínamo de Kiev, que sofreu uma pesada goleada 0-4 contra o Ferencvaros em Hamburgo. A sua última vitória na competição aconteceu na época 2020/21, quando derrotou o Club Brugge por 1-0 nos oitavos de final. Desde então, só evitaram a derrota uma vez. Os ucranianos são também a única equipa que ainda não marcou.

5 - Quinta-feira marcou a primeira vez que o Hoffenheim não conseguiu vencer um jogo da fase principal da Liga Europa em casa. No entanto, o empate 2-2 com o Lyon fez com que a equipa somasse cinco jogos sem perder em casa esta época. A única derrota em casa na competição aconteceu nos oitavos de final na sua única participação anterior, em 2020/21 para o Molde.

4 - A Lazio, que faz a sua 11.ª participação - um recorde - na Liga Europa, marcou no final do jogo para vencer o FC Porto por 2-1. O resultado - combinado com outros jogos - deixa os Biancocelesti como a única equipa com um registo perfeito a quatro jogos do fim. É a quinta vez que os Biancocelesti chegam aos 12 pontos numa fase de grupos e a primeira desde 2017/18.

10 - O Manchester United venceu o PAOK por 2-0, com os Red Devils a conquistarem finalmente uma vitória na competição, à quarta jornada. Foi também a 10.ª vez que o United saiu vitorioso contra adversários gregos, melhorando o seu registo para 10-2-1. Além disso, o clube manteve um registo perfeito em casa contra clubes gregos (7-0-0).

2 - Tal como o United, o Viktoria Plzen conseguiu a sua primeira vitória na Liga Europa, depois de ter empatado os três primeiros jogos. Com um golo do suplente Daniel Vasulin, aos 90 minutos, a equipa checa derrotou a Real Sociedad por 2-1. O Plzen conquistou apenas a sua segunda vitória contra adversários espanhóis. A única vitória anterior a esta quinta-feira foi um triunfo por 1-0 sobre o Atlético de Madrid, nesta fase, há 12 anos.

3 - O RFS deixou tudo para o fim, mas um golo na própria de Moussa N'Diaye, do Anderlecht, permitiu ao bicampeão letão somar o segundo ponto nesta fase, com o empate 1-1. Este é o mesmo número de pontos conquistados na Liga da Conferência há dois anos, sendo esta a terceira vez que a equipa de Riga consegue pontuar em casa numa fase de grupos.

13 - O Ajax brilhou na goleada por 5-0 sobre o Maccabi Tel Aviv, chegando aos 13 golos em apenas quatro jogos. Não só é a equipa com mais golos, mas também é o maior número de golos que o clube marcou numa fase de grupos da Liga Europa, naquela que é a sua quinta participação.