Liga Europa: Roma e Juventus vão chegar "cansadas" aos jogos contra Bayer e Sevilha
2022/23 parece ser a época das equipas italianas na Europa. Com AC Milan e Inter a decidir um lugar na final, Juventus e Roma têm a possibilidade de protagonizar uma final italiana na Liga Europa, com a Fiorentina também na corrida pela Liga Conferência.
Contudo, a Serie A não parece ter em conta este bom momento, ao contrário do que acontece na Alemanha. O Bayer Leverkusen, de facto, chegará ao desafio marcado para o próximo dia 11 de maio, no Estádio Olímpico, com mais um dia de descanso do que a Roma. O clube alemão pediu e obteve a antecipação do jogo contra o Colónia para sexta-feira à noite.
Uma decisão que provocou alguma polémica interna porque, segundo o Bild, , o ministro alemão do Interior, Herbert Reul, adepto do Bayer e portador de bilhetes de época, terá feito pressão para que a Bundesliga desse o "sim". Uma acusação que Reul rejeitou através do seu porta-voz: "O ministro não decidiu nada sobre o caso, mas apenas pediu à polícia um exame benevolente, como em casos semelhantes com outros clubes, aliás".
Sevilha descansa uma semana
O mesmo discurso, mas sem polémica, relativamente à clara vantagem que o Sevilha terá sobre a Juventus. Sem polémica porque estava tudo planeado desde o início. De facto, no sábado à noite, disputa-se a final da Taça do Rei entre o Real Madrid e o Osasuna e, para garantir a máxima visibilidade do jogo, a LaLiga vai parar.
Isto significa que os andaluzes, que entrarão em campo esta tarde, terão uma semana inteira para se prepararem para o desafio contra os Bianconeri de Massimiliano Allegri, que, em vez disso, serão chamados a dar tudo o que têm no domingo em Bergamo contra a Atalanta.
A questão que se coloca é a seguinte: uma vez que as meias-finais da Liga Europa são jogos de interesse geral e vão ter transmissão em sinal aberto em Itália, não teria sido de interesse geral antecipar também os jogos da Roma e da Juve?