Liga Europa: Tottenham vence (3-0), Ajax goleia Besiktas (4-0), Mourinho entra com o pé direito (2-1)
Leia a crónica da vitória do SC Braga
Tottenham 3-0 Qarabag
O Qarabag tinha perdido todos os seus seis encontros anteriores contra adversários ingleses, mas apesar dos problemas de viagem que atrasaram o início do jogo, os visitantes terão sentido que o embate contra os Spurs estava destinado a ser o número sete da sorte quando, ao sétimo minuto, na sua segunda aparição europeia, Radu Drăgușin viu cartão vermelho.
Ange Postecoglou prometeu a conquista de troféus para esta época e, apesar de ter ficado com 10 jogadores, cinco minutos depois, os Spurs estavam a ganhar. O Qarabag tentou jogar a partir da linha de fundo, fazendo lembrar o Barcelona de 2009, mas Dominic Solanke não estava interessado em nada disso, roubou a bola e deixou-a para Brennan Johnson, que rematou com o pé direito para o fundo da baliza.
O início de época dos Spurs a nível interno tem sido algo abaixo do esperado, mas, aos 52 minutos, os Spurs dobraram a vantagem. O canto de Kulusevski foi desviado por Mateusz Kochalski e Pape Matar Sarr apareceu no segundo poste para finalizar.
O Qarabag teve a oportunidade de voltar ao jogo pouco antes da hora de jogo, quando Yves Bissouma derrubou Yassine Benzia, mas Toral Bayramov não se recompôs e atirou o penálti por cima da barra. O Tottenham parecia ter perdido totalmente a organização e a forma defensiva, mas o Qarabag não conseguiu capitalizar uma série de oportunidades, com Bayramov e Juninho a serem novamente negligentes no momento de finalizar.
Os visitantes pagaram pelo desperdício quando, aos 68 minutos, o remate em arco de Son Heung-min foi desviado por Solanke, que marcou o seu segundo golo pelo Tottenham e fez o 3-0 final.
Ajax 4-0 Besiktas
Em Amesterdão, o Ajax fez lembrar a equipa de outros tempos e dominou por completo um frágil conjunto do Besiktas, que cometeu vários erros defensivos e desistiu da partida ainda com mais de meia hora para jogar.
Os portugueses Rafa Silva e Gedson Fernandes foram titulares no conjunto turco, enquanto João Mário não saiu do banco de suplentes na equipa turca, que começou a partida com Ciro Immobile no banco de suplentes.
A jogar em casa, o Ajax respondeu ao empate com o G.A Eagles para a Eredivisie com um triunfo claro, com o jovem Fitz-Jim, de 21 anos, a brilhar na equipa neerlandesa.
Na primeira parte, o camisola 28 abriu o ativo após lance de insistência (31') e deixou o Ajax em vantagem para os balneários. Ao intervalo, Immobile ainda foi lançado a jogo, mas 10 minutos foram suficientes para desfazer a organização turca.
Godts (51') fez o segundo após jogada de Traoré, que ainda acertou no poste, Kenneth Taylor (55') apontou o 3-0 com um remate de fora da área e o belga Godts (73') sentenciou o marcador com um remate na pequena área. Além da derrota, o Besiktas ainda perdeu Al Musrati, ex-SC Braga, Rio Ave e Vitória SC, devido a lesão.
Roma 1-1 Athletic Bilbao
Ivan Juric começou com uma vitória no comando técnico da Roma, ao vencer a Udinese na estreia, mas esta quinta-feira o conjunto italiano acabou por deixar fugir o triunfo perto do fim frente ao Athletic Bilbao, um dos candidatos a vencer a competição.
No estilo pragmático habitual nas equipas de Juric, a Roma converteu uma das duas grandes oportunidades que criou, controlando uma vantagem que construiu logo na primeira parte.
Após ataque rápido através do corredor esquerdo, Angeliño cruzou largo e o ucraniano Dovbyk marcou pelo terceiro jogo consecutivo (32') ao finalizar de cabeça para deixar o conjunto italiano em vantagem.
A segunda parte foi pouco interessante, com as duas equipas longe das balizas adversárias, mas Aitor Paredes (86'), também de cabeça após livre lateral, salvou um ponto para o conjunto basco.
Lyon 2-0 Olympicos
Após uma derrota complicada frente ao Marselha, que estava reduzido a 10, o Lyon entrou da melhor forma na fase de liga da Liga Europa, ao bater o Olympiacos com dois golos na segunda parte.
Chiquinho e David Carmo foram titulares no Olympiacos, enquanto Costinha e Sérgio Oliveira não saíram do banco do conjunto turco, que acabou por perder o encontro no espaço de apenas seis minutos.
Cherki (65'), após jogada pelo corredor direito, fez um grande golo com um remate ao poste mais próximo da baliza de Tzolakis. Mais tarde, após contra-ataque, Benrahma (71') apontou o segundo. A dois minutos do fim, Caleta-Car (88') fez um autogolo, mas o lance acabou por ser invalidado pelo VAR.
Fenerbahçe 2-1 Union Saint-Gilloise
Os turcos aproveitaram o favoritismo para não entrar em loucuras e foram dominando as incidências do encontro, apesar das estatísticas penderem mais para o lado dos anfitriões, que ainda ficaram perto do golo inaugural, aos 17 minutos.
No entanto, num pontapé de canto, Rodrigo Becão saltou mais alto e assistiu inadvertidamente Soyuncu, que foi mais rápido a reagir e com um remate improvisado lançou a loucura em Istambul, aos 26 minutos. Na segunda parte, os anfitriões começaram a somar várias ocasiões para dilatar a vantagem, mas foram punidos pela falta de eficácia, sem conseguir sequer acertar na baliza.
Aos 74 minutos, Kevin Mac Aliister viu-se obrigado a travar En Nesyri, que se ia isolar na grande área, e foi expulso. No livre, Under disparou ao lado, mas a sorte finalmente apareceu quando o remate do recém-entrado Osayi defendido por Moris bateu nas pernas de Christian Burgess e rolou para a própria baliza.
No entanto, Osayi esteve no melhor e no pior, ao ver dois cartões amarelos em 14 minutos, o último dos quais numa grande penalidade cometida de forma displicente. Sem marcar há cinco jogos, parecia que seria agora que o Saint-Gilloise viria a quebrar a malapata, mas Livakovic agigantou-se para negar o golo a Ivanovic. No entanto, no seguimento do pontapé de canto, Ivanovic rematou à trave e Ross Sykes fez o resultado final.