Liga Europa: UEFA muda jogo entre Besiktas e Maccabi Telavive para a Hungria
"O jogo será disputado à porta fechada, por decisão das autoridades locais húngaras", anunciou o organismo europeu. O Besiktas tinha anunciado na semana passada que o jogo seria disputado "num país neutro" por razões de segurança, mas o destino não era conhecido.
O encontro entre os dois clubes é considerado de alto risco, uma vez que o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, intensificou os ataques verbais aos dirigentes israelitas desde o início da guerra em Gaza.
Há mais de um ano que se realizam em todo o país grandes manifestações anti-Israel, encorajadas pelo Governo turco, e, em outubro de 2023, Israel pediu aos seus cidadãos e diplomatas que abandonassem a Turquia como medida de segurança.
A recusa turca de acolher o jogo surgiu ainda antes dos atos de violência que mancharam o jogo da Liga Europa entre o Ajax e o Maccabi Telavive, na passada quinta-feira, em Amesterdão. Entre 20 a 30 adeptos do Maccabi ficaram feridos na noite de quinta-feira, depois de terem sido atacados por grupos de indivíduos que, segundo a polícia neerlandesa, responderam a um apelo para atacar judeus feito nas redes sociais.