Liga Europa: Uma deusa, um estreante e um vice-campeão no caminho do Sporting
Atalanta
Um dos emblemas que entusiasmou a Europa com uma campanha de estreia na Liga dos Campeões fenomenal em 2019/20 (foi eliminada nos quartos de final pelo PSG), a Atalanta regressou este época às provas europeias depois do hiato de um ano.
Com Gianpiero Gasperini a cumprir o sétimo ano no comando do emblema de Bérgamo, a equipa está a atravessar uma fase de reconstrução. Saíram nomes importantes como Rasmus Höjlund, Joakim Maehle ou Merih Demiral. Chegaram outras figuras como Bakker, De Ketelaere ou El Bilal Touré (que se lesionou) para aquela que será apenas a nona época da Dea (deusa em italiano e apelido da equipa, trazido da mitologia grega e no qual se baseia o emblema) nas provas europeias.
Para já, começou a época com uma vitória diante do Sassuolo e uma derrota com o recém-promovido Frosinone.
Sturm Graz
Vice-campeão da Áustria e vencedor da Taça, o Sturm Graz participa pelo terceiro ano consecutivo na fase de grupos da Liga Europa. Chegou aqui depois de ter sido eliminado na terceira pré-eliminatória da Champions, frente ao PSV.
Viu sair Emmanuel Emegha para o Estrasburgo, a grande referência ofensiva (10 golos em 35 jogos), mas teve um arranque de temporada praticamente perfeito a nível doméstico com cinco vitórias em seis jogos (empatou com o Austria Klagenfurt).
Com quatro golos, Szymon Wlodraczyk, contratado ao Gornik Zabre, tem sido a grande figura neste arranque de época. No plantel conta ainda com nomes como Kjell Scherpen ou Amadou Danté, lateral-esquerdo internacional pelo Mali.
Raków
Foi um dos contos de fadas do futebol europeu na época passada. Sagrou-se campeão pela primeira vez e fez a estreia nas provas europeias, onde ficou às portas da Liga dos Campeões ao ser eliminado pelo Copenhaga no play-off. Recordar que há quatro anos estava a conquistar a segunda divisão do país.
Joga num estádio com capacidade para pouco mais de cinco mil pessoas, é detido por Michal Swierczewski, um empresário self-made local, que comprou o clube em 2015 e sonha em superar-se na primeira viagem europeia.
Vladan Kovacevic (que chegou a ser ligado ao Benfica) e Ben Lederman, que foi recentemente chamado por Fernando Santos à seleção da Polónia são alguns dos principais nomes da equipa que arrancou o campeonato com duas vitórias em quatro jornadas (um empate e uma derrota).