Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O bis de McCarthy, a corrida de Mourinho e o disparo de Ronaldo: FC Porto e United num duelo de históricos

Ronaldo desferiu um grande golo
Ronaldo desferiu um grande goloČTK / imago sportfotodienst / Ulmer/Teamfoto
Mais habituados à Liga dos Campeões que à Liga Europa, FC Porto e Manchester United reencontram-se no Dragão. Será o nono jogo entre dois clubes que já sabem o que é subir ao topo da Europa.

FC Porto e Manchester United defrontam-se esta quinta-feira, na segunda jornada da fase principal da Liga Europa. São duas das quatro equipas que já ergueram a Liga dos Campeões (Ajax e Steaua Bucareste são as outras duas) e agora estão na segunda maior competição europeia de clubes.

Este será o nono encontro entre ambos e apenas o terceiro fora da Liga dos Campeões. Os outros dois aconteceram na segunda ronda da Taça das Taças de 1977/78 e o FC Porto eliminou os red devils (6-5 no agregado).

No século XXI, defrontaram-se em quatro ocasiões e produziram alguns momentos que ainda perduram na mente dos adeptos de ambos os lados. O Flashscore convida-o a recordar.

FC Porto 2-1 Manchester United (25 de fevereiro 2004): Oitavos de final

Segundo classificado num grupo com Real Madrid, Marselha e Partizan, o FC Porto arrancou a fase a eliminar diante de um Manchester United que tinha vencido cinco dos seis jogos na ronda anterior.

E o começo daquilo que foi uma caminhada de sonho fez-se com o nome de Benni McCarthy. De regresso ao FC Porto, o avançado sul-africano bisou diante do Manchester United e garantiu a reviravolta azul e branca perante um Manchester United que se tinha adiantado no mercador pelo também sul-africano Quinton Fortune.  Um remate de primeira a cruzamento de Alenichev e um grande cabeceamento após bola de Nuno Valente bateram Tim Howard e deixaram os dragões em vantagem.

Manchester United 1-1 FC Porto (9 de março de 2004): Oitavos de final

A vantagem era magra, sobretudo para ir a Old Trafford. O FC Porto de José Mourinho sabia isso, o Manchester United também e aproveitou o fator casa para se adiantar aos 32 minutos por intermédio de Paul Scholes.

A regra dos golos fora deixava os homens da casa nos quartos de final e com o final do jogo a aproximar-se era difícil pensar na realidade. Mas eis que chegou um momento que entrou no imaginário do FC Porto e do futebol português. Minuto 90, Benni McCarthy bateu um livre, Howard defendeu como conseguiu e Costinha foi mais lesto a reagir e a colocar a bola no fundo das redes.

Mourinho não se conteve, correu a linha lateral de Old Trafford para ir festejar com os jogadores. A glória estava ali à porta e o FC Porto viria mesmo a erguer o troféu no final da época.

FC Porto 0-1 Manchester United (15 de abril 2009): Quartos de final

Foi preciso esperar cinco anos para que FC Porto e Manchester United se voltassem a encontrar e a eliminatória não desiludiu. Depois de um empate em Old Trafford (2-2), em que ambas as equipas estiveram em vantagem, a decisão ia acontecer no Dragão.

E tudo acabou por se resolver nos primeiros 10 minutos. Acabado de ganhar a primeira Bola de Ouro e com vontade de levar o Manchester United à segunda Liga dos Campeões consecutiva, Cristiano Ronaldo visou a baliza de Helton de bem longe e não deu hipóteses ao guarda-redes brasileiro.

O prémio Puskás de 2009 decidiu a eliminatória e enviou o Manchester United para as meias-finais. Acabaria por ser derrotado pelo Barcelona na final.

Siga o FC Porto - Manchester United no Flashscore

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore