Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Old Trafford vazio e um público visitante apaixonado: a receção do Manchester United ao Twente

Ian Ferris, Senior Matchday Correspondent
Manchester United não foi além do empate com o Twente
Manchester United não foi além do empate com o TwenteDARREN STAPLES/AFP
Há sete dias, a minha experiência europeia foi uma noite amena de fim de verão no Estádio Etihad. Hoje, estava do outro lado da cidade, numa noite muito húmida em Old Trafford, onde o Manchester United defrontou o Twente, na Liga Europa.

Recorde as principais incidências da partida

O formato da Liga Europa desta época funciona da mesma forma que o da Liga dos Campeões, com 36 equipas envolvidas e a qualificação automática para a fase a eliminar dependente de um resultado entre os oito primeiros.

O Manchester United começou a época de forma pouco convincente, tal como a sua congénere neerlandesa, que defrontou pela primeira vez num jogo oficial. Ainda assim, a equipa da casa estará grata por jogar na Europa esta época, depois de ter ficado fora da zona europeia no campeonato. A inesperada vitória na final da Taça de Inglaterra sobre o Manchester City deu aos Red Devils essa oportunidade e provavelmente salvou o emprego de Erik Ten Hag.

Twente fora de casa
Twente fora de casaTribalfootball

O resultado final de 1-1 foi recebido pela equipa visitante como uma vitória, uma vez que lutou por um empate digno de crédito contra uma equipa dececionante do Manchester United, que não conseguiu criar qualquer ímpeto depois de ter assumido a liderança com um maravilhoso golo de Christian Eriksen na primeira parte. E foi Eriksen que se transformou em vilão quando foi apanhado com a posse de bola após o intervalo, permitindo que Sam Lammers corresse livre e empatasse.

O barulho dos 4.000 adeptos neerlandeses foi ensurdecedor quando a bola chegou ao fundo da rede e eles mereceram o momento depois de manterem uma barulheira durante 90 minutos.

Para o treinador dos Red Devils, Erik Ten Hag, o FC Twente foi o clube onde começou a sua carreira, com três passagens entre 1989 e 2002. Antes do jogo, disse: "Teria preferido um adversário diferente. Nunca é bom magoar alguém ou algo de que se gosta. Fiz parte da sua primeira equipa de jovens. O Twente é a equipa que mais sigo. Vejo-os como adepto, não como analista".

Bem, a sua equipa certamente não os magoou, mas pelo menos perdeu apenas um dos seus últimos 25 jogos em casa na Liga Europa. Uma pequena consolação, pelo menos.

O Twente tinha ganho apenas um dos seus 13 encontros com adversários ingleses, mas a sua persistência e crença foram recompensadas com este resultado. Até os adeptos do Manchester United pareciam resignados com o resultado, uma vez que o Teatro dos Sonhos esteve vazio durante a maior parte do jogo, sendo o único ambiente proporcionado pelos maravilhosos adeptos neerlandeses em viagem.

Jogadores do Twente festejam com os adeptos
Jogadores do Twente festejam com os adeptosTribalfootball

Fala-se na demolição de Old Trafford, casa do Manchester United desde 1910, e na sua substituição por um estádio de última geração com capacidade para 100 000 espectadores, e os adeptos estão a ser consultados sobre os planos. Se 73.000 adeptos têm dificuldade em criar qualquer tipo de ambiente, o que irá acontecer com 27.000 adeptos adicionais? Atualmente, os adeptos estão divididos em relação às propostas, com alguns a quererem simplesmente remodelar o atual Old Trafford, embora o custo proibitivo pareça fazer com que isso não aconteça.

Erik ten Hag parece sempre um homem preocupado, o que é compreensível tendo em conta o seu historial irregular com os Red Devils, mas foi suficientemente honesto para admitir que o FC Twente parecia "querer mais" esta noite do que a sua equipa, sublinhando ainda que os jogadores não subestimaram a sua antiga equipa. Na época passada, o clube teve um desempenho desastroso na Liga dos Campeões, terminando no último lugar do grupo.

Os últimos dias de Old Trafford?
Os últimos dias de Old Trafford?Tribalfootball