Os destaques da Liga Europa: Cinco jogos a seguir na primeira ronda
SC Braga - Maccabi Tel Aviv - 20:00
O SC Braga sentiu algumas dificuldades para chegar à fase de liga da Liga Europa, mas é um dos clubes com mais probabilidades de chegar aos oitavos de final, segundo a Opta.
Cada vez mais habituado às competições europeias, o SC Braga procura ainda a devida estabilidade esta temporada, que começou com Daniel Sousa e é agora conduzida por Carlos Carvalhal. Apesar do bom arranque do técnico que regressou a Braga, a última vitória frente ao Nacional, que teve números expressivos (0-3) deixou algumas dúvidas no ar.
Nas lides europeias, o SC Braga sonha com um regresso a 2010/11, ano em que chegou à final da Liga Europa, perdendo com o FC Porto, e por isso vai procurar somar três pontos logo na primeira jornada.
O Maccabi tel Aviv vem de nove vitórias consecutivas para todas as competições e só perdeu um jogo esta temporada, acabando por cair na 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
O italiano Francesco Farioli assumiu o cargo de treinador do Ajax após a desastrosa época 2023/24. O técnico de 35 anos é extremamente versado em táticas e sabe como lidar com talentos promissores - que não faltam no campeão neerlandês.
No entanto, ainda não conseguiu tirar o carro da lama. No sábado, o Ajax ficou-se pelo empate 1-1 com o Go Ahead Eagles, com o ataque a mostrar-se inofensivo. Wout Weghorst, por exemplo, ainda não se estreou a marcar pelo conjunto de Amesterdão.
O neerlandês de 32 anos enfrentará o seu antigo clube na quinta-feira. Marcou nove golos em 18 jogos oficiais pelo Besiktas. O clube de Istambul ainda está invicto na atual temporada e está atrás dos rivais Galatasaray e Fenerbahçe, com 13 pontos em cinco jogos, no campeonato turco. Ciro Immobile é o melhor marcador do Besiktas, com quatro golos.
AS Roma - Athletic Bilbao - 20:00
A estreia do treinador Ivan Juric foi um sucesso, com a Roma a vencer em casa a Udinese por 3-0, no domingo. Alguns dias antes, Daniele De Rossi tinha sido demitido após um mau início de época. O treinador de 41 anos tinha tentado em vão dar uma nova imagem à Roma. O seu sucessor, Juric, é muito mais pragmático do que o antigo médio.
Contra a Udinese, os giallorossi optaram por um jogo de passes diretos e sem complicações. Artem Dovbyk e Paulo Dybala marcaram golos e ganharam nova confiança. No entanto, os romanos cometeram vários erros na defesa.
O Athletic Bilbao é atualmente muito mais consistente do que a Roma. O clube basco está em terceiro lugar na tabela da LaLiga e comemorou a terceira vitória consecutiva este fim de semana (3-1 contra o Celta de Vigo). Ohian Sancet é o melhor marcador, com três golos, enquanto Inaki Williams já conta com quatro assistências.
Olympique Lyon - Olympiacos - 20:00
O Lyon já dominou a Ligue 1, sagrando-se campeão francês por sete vezes consecutivas, entre 2002 e 2008. Esses dias acabaram. O bilionário norte-americano John Textor e o seu grupo de investidores assumiram o controlo do clube há dois anos, mas os novos proprietários ainda não conseguiram restaurar a antiga estabilidade do clube.
No domingo, o Lyon perdeu por 2-3 com o Marselha e sofreu a terceira derrota da temporada. Como consequência lógica, o técnico Pierre Sage foi criticado. Mas o treinador de 45 anos não ficou impressionado. Após o apito final, partiu para a ofensiva e criticou a composição desequilibrada do plantel.
Uma vitória em casa contra o Olympiacos, campeão grego, acalmará certamente a situação. Depois de um início de época forte, com três vitórias consecutivas, o vencedor da Liga Conferência sofreu duas derrotas surpreendentes, um empate com o Panetolikos (0-0) e uma derrota com o Aris Saloniki (2-1). Os visitantes são treinados pelo espanhol José Luis Mendilibar, que venceu a Liga Europa com o Sevilha em 2023.
Tottenham - Qarabag Agdam - 20:00
O Tottenham é, naturalmente, o claro favorito no jogo em casa contra o Qarabag, representante do Azerbaijão. A equipa de Ange Postecoglou joga um futebol muito respeitável, com muitas estrelas a adornar o plantel londrino: Son Heung-Min, Richarlison, Cristian Romero e Rodrigo Bentancur são apenas alguns exemplos.
No entanto, o Qarabag não deve ser subestimado. Fundado em 1951, o clube é um adversário extremamente difícil no cenário europeu. Em 2017/18, qualificou-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões. No ano passado, celebrou um grande sucesso na Liga Europa. Terminou em segundo lugar na fase de grupos e depois eliminou o SC Braga na eliminatória seguinte.
É claro que os Spurs continuam a ser os claros favoritos para a partida de quinta-feira. Especialmente porque tiveram um bom desempenho na vitória por 3-1 sobre o Brentford no sábado. Dominic Solanke marcou o primeiro golo pelo novo clube, depois de ter sido contratado no verão por 64 milhões de euros.