Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Primeiro avião com israelitas retirados de Amesterdão aterrou em Telavive

LUSA
Cerca de 60 adeptos foram detidos em Amesterdão, na última madrugada
Cerca de 60 adeptos foram detidos em Amesterdão, na última madrugadaAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia
O primeiro avião que transportava israelitas retirados de Amesterdão, palco de violência à margem de um jogo de futebol na quinta-feira, aterrou esta sexta-feira à tarde no aeroporto internacional Ben Gurion, em Telavive, informaram as autoridades aeroportuárias israelitas.

“O avião que acaba de chegar a Telavive transportava passageiros retirados de Amesterdão”, declarou à agência AFP Liza Dvir, porta-voz das autoridades aeroportuárias.

Segundo a companhia aérea israelita El Al, estão previstos nesta fase três voos especiais para trazer de volta os israelitas de Amesterdão, para além dos dois voos regulares de sexta-feira.

“Centenas de passageiros israelitas” poderão embarcar gratuitamente nos aviões, informou a companhia aérea.

A ministra dos Transportes israelita, Miri Regev, pediu ao homólogo neerlandês, Barry Madlener, que garantisse “o transporte seguro dos passageiros dos hotéis para o aeroporto”.

Pediu também que o aeroporto Schipol de Amesterdão permaneça aberto durante a noite deste fim de semana e que sejam concedidas “todas as autorizações necessárias” aos aviões de evacuação israelitas.

Cinco pessoas foram hospitalizadas, mas tiveram alta pouco depois, e 62 outras foram detidas, anunciou a polícia de Amesterdão após os confrontos, que tiveram lugar na quinta-feira à noite, à margem do jogo da Liga Europa entre o Ajax e o Maccabi Tel Aviv.