Slavia recebe o Ajax em Eden: "É um dos jogos que queríamos ter aqui", diz Trpišovský
Os Vermelhos e Brancos não perderam nos seus últimos três jogos nas competições da UEFA. Em 2007, o clube passou à fase principal da Liga dos Campeões pela primeira vez na história do clube, ao vencer o Ajax na última ronda preliminar, por 1-0 fora e 2-1 em casa. Ambos os golos na famosa desforra em Strahov foram marcados pelo atual líder da equipa, Stanislav Vlček.
Em dezembro de 2008, as equipas defrontaram-se na fase de grupos da então Taça UEFA e resolveram amigavelmente o 2-2 em Amesterdão.
"O Ajax é um gigante, tem muitos jogadores interessantes no seu plantel. Para todos nós e para as pessoas, este é um dos jogos e adversários que queríamos ter aqui. Estamos ansiosos por isso, queremos gerir os jogos em casa", disse o treinador eslavo Jindřich Trpišovský à televisão do clube.
Os seus comandados confirmaram o seu papel de favoritos em Razgrad há uma semana e entraram na fase principal com os três pontos. Após a alteração do formato da Liga Europa, as 36 equipas formaram uma tabela comum. Oito jogos contra adversários diferentes aguardam todas as equipas, com os oito primeiros classificados a avançarem diretamente para os oitavos de final. Os clubes do nono ao 24.º lugares enfrentarão a ronda inaugural da fase eliminatória.
"Sabíamos que era um jogo extremamente importante contra o Razgrad e que precisávamos de somar pontos. Temos um calendário muito exigente pela frente. É por isso que estou satisfeito por termos conseguido uma importante vitória sobre a Bulgária e por podermos ir para os próximos jogos com a cabeça mais tranquila", afirmou Trpišovský.
"A tabela é agora composta por 36 equipas, pelo que vai mudar muito rapidamente. Vai depender de cada jogo e só temos de passar de jogo para jogo. Construímos uma boa base com a vitória sobre o Ludogorets", salientou o avançado Mojmír Chytil.
Os eslavos sofreram apenas uma derrota em 14 jogos oficiais nesta temporada. Com a vitória por 4-0 no domingo, no estádio do Bohemians, os eslavos ultrapassaram o Sparta, segundo classificado, por três pontos na liderança da competição nacional antes do próximo clássico.
"É um estímulo, claro, mas agora temos de nos concentrar apenas no Ajax. Acredito que se jogarmos como temos jogado, podemos vencer qualquer um", disse o avançado Tomas Chorý.
Até ao momento, o Ajax ainda não venceu nos seis jogos em solo checo, com três derrotas e um empate. No entanto, tal como o Slavia, está atualmente em boa forma. Não perde há seis jogos consecutivos, ganhou 2-0 em casa contra o Waalwijk no domingo e está em quinto lugar na tabela, com dois jogos adiados.
Sem jogadores de renome
"A equipa joga com paciência e sabe esperar pelo momento certo para atacar. As recentes vitórias fazem-nos dar mais um passo em frente", afirmou o treinador italiano do Ajax, Francesco Farioli, cujos comandados lideram a tabela da Liga Europa após a primeira ronda, graças à sua melhor classificação.
O quinto classificado da época passada na primeira divisão neerlendesa viajou para Praga sem vários jogadores lesionados. O avançado nacional Wout Weghorst e, provavelmente, a maior estrela Jordan Henderson estiveram ausentes do treino desta quarta-feira de manhã.
Por outro lado, o treinador convocou Jan Faberski, um jovem polaco de 18 anos, para a equipa principal pela primeira vez.