Sporting recebe Atalanta a pensar no primeiro lugar do Grupo D da Liga Europa
No Estádio José Alvalade, a equipa lisboeta defronta o atual quinto classificado da Serie A, naquela que será a terceira vez que os dois emblemas se encontram nas competições europeias.
Na primeira ronda, o Sporting foi à Áustria bater o Sturm Graz, por 2-1, enquanto a Atalanta venceu em Bergamo os polacos do Rakow, por 2-0.
Por isso mesmo, as duas equipas vão pisar o relvado de Alvalade empatadas na tabela, num grupo em que o primeiro lugar dá acesso direto aos oitavos de final da Liga Europa, enquanto o segundo obriga à disputa de um play-off para seguir em frente na competição, já com as equipas relegadas da Liga dos Campeões.
Uma vitória deixa a equipa de Rúben Amorim lançada para esse objetivo, embora tenha uma baixa de peso no encontro, com o capitão Sebastien Coates ausente devido a lesão.
Em 1963/64, o Sporting eliminou a Atalanta na primeira ronda da extinta Taça das Taças, mas os italianos ‘vingaram-se’ em 1987/88, também na mesma competição, mas nos quartos de final.
O Sporting-Atalanta está agendado para as 17:45.
No outro encontro do grupo, à mesma hora na Polónia, Rakow e Sturm Graz vão tentar somar os primeiros pontos na prova e continuar com possibilidades reais de chegarem ao apuramento.
A Roma, do técnico português José Mourinho, vai tentar fugir na liderança do Grupo G na receção ao Servette, depois de ter vencido na estreia, na Moldova, o Sheriff (2-1).
Para ficar com o comando isolado, a equipa na qual também atuam Rui Patrício e Renato Sanches, tem de esperar que o Slavia Praga não vença em casa o Sheriff.
Mais habituado ao ambiente de Champions, o Liverpool, do avançado Diogo Jota, aparece esta temporada com surpresa na Liga Europa e vai tentar novo triunfo, desta vez na receção aos belgas do Union St. Gilloise, para fugir ainda mais no primeiro lugar do Grupo E.
Na primeira jornada, os reds venceram o LASK Linz em terras austríacas (3-1), enquanto Union St. Gilloise e Toulouse empataram (1-1) em solo belga.
O Ajax, outro histórico europeu e que esta época conta com o avançado português Carlos Borges, vai tentar em Atenas, perante o AEK, alcançar o primeiro triunfo no Grupo B (empate com o Marselha 3-3 na estreia) e dar um ‘pontapé’ na crise que atravessa.
A equipa de Amesterdão segue apenas no 10.º lugar da Liga holandesa e tem sido alvo de muitos protestos por parte dos seus próprios adeptos.
No mesmo agrupamento, o Brighton, que tem sido umas das surpresas da Premier League, recebe o Marselha, emblema que também está em crise em França e que conta com o português Vitinha.
Com William Carvalho a regressar à competição após lesão e com Rui Silva na baliza, o Bétis vai tentar alcançar os primeiros pontos no Grupo C frente ao Sparta Praga, em casa.