México: América busca o terceiro título consecutivo
Até agora, três equipas foram bicampeãs na curta era do torneio, que começou em 1996: Pumas (Clausura-2024 e Apertura-2024), León (Apertura-2013 e Clausura-2014) e Atlas (Apertura-2021 e Clausura-2022).
Para tentar manter a hegemonia dos Águilas no futebol mexicano, a Direção americana renovou o contrato do técnico brasileiro André Jardine, que assinou um novo acordo que vai até 2027.
"Com o América estou a viver um sonho que tenho desde criança: entrar na história de uma organização importante, com uma claque muito grande, conquistar títulos", disse Jardine, que no último domingo conquistou a Supertaça da Liga MX, o terceiro título com o clube.
Na procura pelo tricampeonato, porém, o clube não poderá contar com o atacante Julián Quiñones, peça-chave nas últimas conquistas. Foi contratado pelo Al-Qadisiyah, da Arábia Saudita.
Cruz Azul e Guadalajara querem vingança
No último Clausura, o conjunto da Cidade do México eliminou dois dos seus maiores rivais, o Guadalajara nos oitavos de final e o Cruz Azul na final, treinados pelos argentinos Fernando Gago e Martin Anselmi, respetivamente.
Depois de ganharem experiência na primeira competição, Anselmi e Gago buscam a confirmação no Apertura.
O já citado Martín lançou as bases de um plantel renovado que parece promissor a longo prazo, ainda mais com a chegada do atacante Giorgos Giakoumakis, a contratação mais chamativa da pré-temporada.
"As minhas expectativas são boas: conquistar títulos com o Cruz Azul e, se possível, ser o melhor marcador do campeonato, o que seria ótimo", disse Giakoumakis, que será o primeiro jogador grego a atuar no futebol mexicano.
O Chivas, por sua vez, viveu um período tranquilo de altos e baixos. O mais notável é a saída do espanhol Fernando Hierro, que deixou o cargo de diretor desportivo.
Cinco meses de futebol
A fase regular do torneio terá início na sexta-feira, 5 de julho, com a partida entre Puebla e Santos, e terminará no domingo, 10 de novembro, no estádio Caliente, com o duelo entre Tijuana e Puebla.
Os jogos de play-off estão marcados para os dias 20, 21, 23 e 24 do mesmo mês.
A Liguilla começará com o primeiro jogo dos quartos de final na quarta-feira, 27 de novembro, enquanto o jogo da segunda mão da final está marcado para o domingo, 15 de dezembro.
O Apertura terá uma pausa de um mês devido à participação das equipas mexicanas na Taça da Liga contra os clubes da MLS.