Ludogorets sagra-se campeão búlgaro pela 12.ª época consecutiva
Recorde as incidências da partida
Com o médio português Claude Gonçalves no onze inicial, e que viria a ser expulso, com segundo amarelo, na reta final da partida, o Ludogorets fez o golo da vitória por interm´dio do avançado argentino Matias Tissera, logo cinco minutos depois do intervalo, marcando o seu 12.º golo no campeonato, na sequência de um canto cobrado pelo capitão búlgaro Kiril Despodov.
A equipa de Razgrad, que vai participar nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões na próxima época, terminou com 85 pontos, um ponto à frente do CSKA, que derrotou o Levski Sofia por 2-0, mas que continua sem ganhar um título desde 2008.
O Ludogorets terminou o jogo na cidade de Varna, no Mar Negro, com dez elementos, precisamente depois do português Claude Gonçalves ter sido expulso aos 89 minutos. Facto, porém, que não diminuiu os festejos no clube, que tem estado em alta desde o regresso do antigo treinador Ivaylo Petev, que substituiu o esloveno Ante Simundza em março.
"Foi mais difícil desta vez. Jogámos muitos jogos difíceis, mas acho que merecemos o 12.º título", disse Petev.
A luta pelo título entre o Ludogorets e o CSKA Sofia esteve empatada até à última jornada, mas o detentor do título sabia que com uma vitória prolongaria o seu reinado na Bulgária.
A vitória marcou também a terceira dobradinha nacional, já que o Ludogorets derrotou o CSKA 1948 por 3-1 na final da Taça. O CSKA venceu o rival Levski por 2-0 num jogo emocionante, graças aos golos do médio norueguês Tobias Heintz e do avançado haitiano Duckens Nazon, mas de nada valeu.
O CSKA desperdiçou a oportunidade de acabar com a sua espera de 15 anos pelo título após o empate 1-1 contra o CSKA 1948 no fim de semana passado, quando o capitão Ivan Turitsov falhou um penálti atribuído após uma intervenção do VAR, 12 minutos para lá dos 90'.
O Ludogorets é a quinta equipa europeia a conquistar pelo menos 12 títulos consecutivos, depois do Skonto Riga da Letónia, do Lincoln Red Imps de Gibraltar (ambos com 14), do Rosenborg da Noruega e do BATE Borisov da Bielorrússia (ambos com 13). No mês passado, o Bayern Munique conquistou o seu 11.º título consecutivo da Bundesliga, um recorde nas cinco maiores ligas europeias.