Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Léo Teixeira brilha no Felgueiras: "Somos capazes de fazer algo muito bonito este ano"

Rodrigo Coimbra
Léo Teixeira tem sido destaque no Felgueiras
Léo Teixeira tem sido destaque no FelgueirasFutebol Clube Felgueiras, Flashscore
O Futebol Clube Felgueiras regressou à Liga 2, 19 anos depois da última presença, e tem dado boa conta do recado nas primeiras jornadas, com registo para duas vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Léo Teixeira tem sido um dos destaques.

Acompanhe o Felgueiras no Flashscore

Passo a passo, degrau a degrau, Léo Teixeira foi subindo patamares até atingir o profissional. Não foi fácil. Aliás, como acredita o próprio, foi como teve de ser.

Em 2021/22, o extremo protagonizou, no seu entender, uma época suficientemente boa no Fafe para dar o salto, mas… não subiu um degrau.

Seguiu para a Póvoa de Varzim, no mesmo patamar competitivo, e foi no ano em que menos esperava que acabou por ter a oportunidade de ascender aos campeonatos profissionais. E está muito grato ao Felgueiras por isso, como deu conta nesta entrevista exclusiva ao Flashscore.

Léo Teixeira tem sido figura do Felgueiras
Léo Teixeira tem sido figura do FelgueirasFutebol Clube Felgueiras

"Segredo está na nossa atitude defensiva"

- O Felgueiras é 7.º classificado da Liga 2, com 11 pontos, fruto de duas vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, isto na época em que está de regresso aos campeonatos profissionais. Estão satisfeitos?

- Claro que sim, estamos satisfeitos. Bem, se calhar estamos com um sabor agridoce em relação a alguns resultados. Ou seja, estamos bem, mas podíamos estar melhor.

- São a segunda melhor defesa do campeonato (seis golos sofridos), apenas superados pelo Vizela. Onde está o segredo?

- Está mesmo nisso, na nossa atitude defensiva. Trabalhamos imenso, é uma das ideias impostas pelo mister. É muito do nosso trabalho defensivo que estamos a ter estes resultados.

Os números de Léo Teixeira
Os números de Léo TeixeiraFlashscore

- É a sua primeira época no Felgueiras. Como foi recebido pelo grupo?

- Muito bem. É um grupo fantástico, muito unido. Já tinha essa ideia, porque joguei contra eles no ano passado e já tinha sentido isso. Sinto muito que nos sacrificamos uns pelos outros.

- Qual a meta para a nova temporada?

- O nosso objetivo é jogo a jogo, ganhar todos os jogos possíveis. A Liga 2 é muito longa e em 2-3 jogos pode inverter tudo. Vamos jogar sempre para ganhar e no fim fazemos as contas.

Léo está satisfeito com o seu início de época
Léo está satisfeito com o seu início de épocaFutebol Clube Felgueiras

"Ainda não conquistei nada, mas posso estar feliz pelo meu início de época"

- O Felgueiras abriu-lhe a porta para os campeonatos profissionais. Qual o significado?

- Confesso que na época em que pensei que não ia conseguir dar o salto foi quando tive a oportunidade. Já tive a chance de dar o salto antes, mas, por alguns problemas com direitos de formação, isso não foi possível. Só tenho de agradecer ao clube e ao treinador por apostarem em mim. Já tinham interesse no ano passado e há dois anos em me ter na equipa, e mesmo não fazendo uma época (2023/24) nada por aí além, tenho noção disso, eles acreditaram e confiaram em mim. Acho que tenho retribuído dentro de campo.

- Os adeptos do Felgueiras são reconhecidos por serem bastante fervorosos. Também eles são importantes?

- São sempre importantes em qualquer clube. No Varzim, já tinha tido uma boa experiência, com uma massa associativa que toda a gente conhece, uma das que mais vive o futebol em Portugal. No Felgueiras, sinto também uma massa adepta muito apaixonada pelo clube e muito humilde. Isso é muito importante.

Léo Teixeira é peça importante na equipa de Agostinho Bento
Léo Teixeira é peça importante na equipa de Agostinho BentoFC Felgueiras/Opta by Stats Perform

- O Léo segue com três golos em nove jogos, sendo ainda o jogador mais utilizado pelo treinador Agostinho Bento. Como se explica?

- Estou a desfrutar muito e sinto-me muito bem. E quando nos sentimos bem e estamos felizes, acho que as coisas acontecem naturalmente. Se esperava? Claro que sim, e espero fazer ainda melhor até ao final da época. Ainda não conquistei nada, mas posso estar feliz pelo meu início de época.

- Esta pausa por não estarem na Taça de Portugal foi boa?

- É sempre aquele sentimento de não estarmos a jogar, talvez por culpa própria. Mas, ao mesmo tempo, é bom para descansar e aliviar a pressão dos jogos.

Léo contabiliza três golos em nove jogos realizados em 2024/25
Léo contabiliza três golos em nove jogos realizados em 2024/25Futebol Clube Felgueiras

"As ideias do mister vão ao encontro das minhas características"

- O que gostaria de conquistar pelo Felgueiras?

- A subida de divisão é sempre um sonho que qualquer jogador tem neste momento, e acredito que, pelo que temos demonstrado e pelo que temos trabalhado, se formos jogo a jogo, somos capazes de fazer algo muito bonito este ano.

- Como avalia a competitividade da Liga 2?

- É, sem dúvida, um campeonato muito exigente. Jogamos qualquer jogo como uma final. As equipas são equivalentes em termos de qualidade e objetivos. Não vou dizer que na Liga 3 houvesse tanto desnivelamento, até porque há muitos jogadores com qualidade na Liga 3 e no Campeonato de Portugal que mereciam estar na Liga 2. Mas sinto alguma diferença, sobretudo pela experiência de alguns jogadores.

- O que o mister vos pede? O que é que nunca vai faltar ao Felgueiras do mister Agostinho?

- Atitude. Não deixar o adversário jogar. Uma das nossas vantagens é a parte defensiva e a capacidade de defender. O mister trabalha muito isso e acho que a principal diferença para as outras equipas é que nunca baixamos os braços. Mesmo agora em Leiria (1-3), sofremos um golo no início, mas nunca baixamos os braços e acabámos por sair com a vitória. Isso demonstra o que é a nossa equipa.

- Do ponto de vista mais pessoal, sente que teve de mudar a sua forma de jogar?

- Não, porque as ideias do mister vão ao encontro das minhas características. Trabalho muito o físico e a velocidade, e como treinamos muito esses aspetos, as minhas qualidades acabam por sobressair.

- Acredita que esta temporada nos campeonatos profissionais é a grande oportunidade da sua carreira?

- Acredito muito nisso. É a primeira vez que estou a jogar num campeonato totalmente profissional e sinto que estou a fazer um bom início de época.

Léo Teixeira passou por todos os escalões até chegar ao profissional
Léo Teixeira passou por todos os escalões até chegar ao profissionalFutebol Clube Felgueiras

"Acho que posso ter um futuro muito risonho e feliz"

- Distrital de Coimbra, Campeonato de Portugal, Liga 3 e Liga 2... Foi difícil chegar até aqui?

- Não digo que tenha sido difícil. Teve de ser um caminho feito passo a passo, sem dar um salto maior do que a perna. Quando pensamos que queremos chegar rápido, depois podemos ter uma quebra quando não conseguimos. Acho que, ao longo destes anos, consegui crescer como jogador e pessoa, e isso está a ajudar bastante para o que estou a viver agora.

- Ficou frustrado por não chegar tao rápido ao patamar profissional?

- Não posso dizer isso. Se não aconteceu, é porque não era para acontecer. Mas claro que, depois da época que fiz em Fafe - creio ter sido essa a maior rampa de lançamento desde que sou sénior -, posso assumir um bocado essa frustração. Senti que era o ano do salto. Ainda assim, saio para um Varzim com um projeto muito bom, mas o principal objetivo na altura era dar o salto para a Liga 2.

- É uma prova de que é importante não desistir. 

- Exatamente.

- Fica a faltar agora a Liga. Aos 25 anos, como está isso na sua cabeça?

- Passo a passo. Se tiver de acontecer no próximo ano, acontece. Se não acontecer, continuo a trabalhar e a dar o máximo. Futuro? Se continuar a trabalhar e a jogar como tenho feito, acho que posso ter um futuro muito risonho e feliz.

Léo Teixeira deu um salto mortal após o golo contra o Chaves
Léo Teixeira deu um salto mortal após o golo contra o ChavesFutebol Clube Felgueiras

"Prometo que faço um salto mortal após o próximo golo"

- Gostava de lhe perguntar sobre o festejo após o golo contra o Chaves, em que faz um mortal. Como surgiu essa ideia? Inspirou-se em alguém?

- Vou ser sincero, acho que foi a primeira vez que fiz esse festejo. Já tinha pensado nisso, no dia anterior tinha falado que ia marcar um golo para me redimir do penálti que falhei contra o Amora. Falei com algumas pessoas que me sugeriram vários tipos de festejos, mas eu disse que ia dar um mortal. Quando marquei o golo, lembrei-me do que tinha dito e acabou por sair.

- Mas não faz o mortal depois do golo em Leiria...

- Não faço, não (risos). Foi numa altura do jogo em que já estava algo fatigado. Às vezes o piso do campo também não ajuda, mas claro que, se tiver de fazer, farei.

- Fica o desafio. No próximo, faz?

- Posso prometer isso (risos).

Os próximos jogos do Felgueiras
Os próximos jogos do FelgueirasFlashscore

- Além disso, o que pode prometer aos adeptos?

- Em relação a mim, posso prometer que vou continuar a trabalhar e a dar tudo em campo, como tenho feito até agora. Não posso prometer muito mais do que isso. Em termos coletivos, acho que eles têm noção do que temos vindo a fazer, e estas duas vitórias que tivemos agora pecam por tardias, mas chegaram numa boa altura e podem proporcionar algo mais. Daqui para a frente, vamos dar ainda mais dentro de campo.

- Por fim, o que significa o futebol na sua vida?

- É a minha vida. Tenho de agradecer aos meus pais, que desde muito jovem me acompanharam sempre para todo o lado. Muitas vezes deixaram de trabalhar para nunca desistirem de mim. Se tenho tudo o que tenho hoje, é graças a eles.