Liga 2: União de Leiria e Marítimo empatam (1-1) Alverca e Leixões soma um ponto (1-1), Oliveirense vence (1-0), Felgueiras triunfa (0-2)
União de Leiria 1-1 Marítimo
Começa a ser um clássico do futebol português. Devido às más condições do relvado do Dr. Magalhães Pessoa após um concerto, a União de Leiria recebeu o Marítimo em Rio Maior, num duelo de equipas com experiência de primeiro escalão.
Os madeirenses foram os primeiros a adiantar-se, quando Sylla derrubou Pedro Empis, antigo jogador leiriense, na área. Chamado a converter o penálti, Euller não desperdiçou e fez o 0-1 aos 21 minutos.
O União de Leiria tentou responder e já depois de Ryan Guilherme acertar na barra, aos 41’, o golo chegou por intermédio de Daniel dos Anjos (58’) que teve um belo trabalho dentro da área. E a reviravolta podia mesmo ter acontecido minutos depois, quando Chrystopher foi derrubado na área, mas o jogador leiriense permitiu a defesa de Gonçalo Tabuaço no penálti.
O empate não deixou ninguém satisfeito. O União de Leiria falhou a entrada no pódio e está no sexto lugar com nove pontos. O Marítimo quebrou a série de duas derrotas consecutivas, mas é 13.º com seis pontos, apenas um acima da zona perigosa da tabela.
Alverca 1-1 Leixões
Na sexta jornada da Liga 2, o Leixões visitou o Alverca, na procura de voltar aos triunfos depois do deslize na ronda anterior. Contudo, os comandados de Fangueiros acabaram por não ir além de um empate.
De resto, até foi o Alverca que começou melhor, quando Andrezinho (18’) fugiu à defesa nortenha e conseguiu colocar a bola no fundo das redes. Era o prémio para um primeiro tempo dominado pelos ribatejanos.
Contudo, o Leixões mudou na segunda parte com a entrada de Rafael Martins e chegou ao empate por intermédio de Paulinho. Pese embora o maior assédio, a equipa de Matosinhos não conseguiu bater João Bravim.
Com este resultado, o Leixões soma nove pontos e está na sexta posição. O Alverca encontra-se no 12.º posto, com sete pontos, dois acima das equipas em zona de despromoção.
Oliveirense 1-0 Feirense
De regresso à Liga 2 para lamber as feridas de eliminações surpreendentes na Taça de Portugal, Oliveirense (caiu perante o 1.º Dezembro) e Feirense (eliminado pelo Pêro Pinheiro) sabiam da importância desta partida. Talvez mais decisiva para Marco Leite, a viver um arranque de época complicado (dois empates e três derrotas).
Contudo, a jogar em casa, a Oliveirense não quis deixar passar a oportunidade de somar o primeiro triiunfo em 2024/25 e Mateus Raniel vestiu a capa de herói. Um livre ensaiado, aos 56 minutos, resultou numa defesa incompleta de Nuno Macedo que o jogador da casa aproveitou. Até final, Rehmi ainda esteve perto do empate, mas os três pontos ficaram mesmo em Oliveira de Azeméis.
Com este resultado, a Oliveirense subiu ao 15.º lugar, com cinco pontos e está fora da zona de despromoção. O Feirense está no sétimo posto, com oito pontos.
FC Porto B 0-2 Felgueiras
No Estádio Luís Filipe Menezes, duelo entre duas equipas que procuravam o primeiro triunfo na Liga 2. E o sorriso acabou por pertencer ao Felgueiras, que prolongou o mau momento do FC Porto B.
Sem contar com Rodrigo Mora, integrado na equipa principal, os jovens dragões começaram bem, com o remate de Castro ao poste, mas a expulsão de Marcus Abraham (42’), que pisou João Santos) acabou por definir a partida.
O Felgueira aproveitou a vantagem numérica e teve tudo para abrir o marcador aos 62’, quando o recém-entrado Ángel Alarcon derrubou um adversário na área, mas Gonçalo Ribeiro defendeu o remate de Theo Fonseca.
Não teve de desesperar Agostinho Bento, que aos 66’ viu o remate de Leo Teixeira bater em Domingos Andrade e enganar Gabriel Ribeiro. Estava feito o 1-0. Carlos Eduardo (85’) desfez qualquer dúvida em relação ao resultado.
O FC Porto B cai para último lugar com quatro pontos e é agora a única equipa da Liga 2 sem vitórias. Já o Felgueiras subiu ao 10.º posto, com 7 pontos.