Liga 2: AVS perde nos Açores (1-2), Penafiel vence (3-2) FC Porto B, Nacional triunfa (2-0), Paços empata (0-0)
Oliveirense 0-0 Paços de Ferreira
Depois de ter surpreendido o líder AVS na última jornada, a Oliveirense voltou a somar pontos, desta vez na receção ao Paços de Ferreira.
Num jogo equilibrado e com muitas oportunidades de golo, acabou por prevalecer a ineficácia ofensiva, com o empate a colocar provisoriamente o Paços de Ferreira no oitavo lugar da Liga 2, com 14 pontos, e a Oliveirense no sexto, com 15.
A Oliveirense foi a primeira equipa a criar perigo, através de uma iniciativa individual de Zé Pedro, que depois de ultrapassar vários adversários viu o guarda-redes Marafona negar-lhe o golo com uma defesa por instinto, aos 11 minutos.
A resposta do Paços de Ferreira surgiu da cabeça de Matchoi Djaló, na sequência de um cruzamento de Costinha, com o avançado a acertar na trave da baliza da Oliveirense, aos 18 minutos.
Antes do intervalo, Bastos também esteve perto de marcar na execução de um livre direto, com a bola a sair perto do poste, aos 32 minutos.
Na segunda parte, apesar do ímpeto do Paços de Ferreira, a Oliveirense quase marcava por Carter, num remate à entrada da área que foi parado pelo guarda-redes Marafona, aos 86 minutos.
Pouco depois, Antunes obrigou Nuno Macedo a nova defesa por instinto depois de um remate cruzado, aos 88 minutos.
Já em período de compensação (90+2'), o guarda-redes Nuno Macedo voltou a destacar-se com uma intervenção que impediu o golo de Brian Cepeda, que surgiu isolado na área da Oliveirense.
Santa Clara 2-1 AVS
Depois de, na última jornada, ter somado a primeira derrota no campeonato, diante da Oliveirense, o AVS, de Jorge Costa, somou este sábado novo desaire, na deslocação ao terreno do Santa Clara, terceiro classificado.
A formação avense até entrou bem na partida e, logo aos 2 minutos, John Mercado fez o 1-0, que viria a ser anulado pelo VAR, perante os protestos de Nené, que viu mesmo o cartão amarelo.
Seria, no entanto, o experiente avançado brasileiro, a passe precisamente de Mercado, a inaugurar o marcador, aos 18 minutos.
Jogando em casa, porém, o Santa Clara soube reagir, procurou o golo do empate e este chegou mesmo, aos 83 minutos, com Serginho a assistir Luís Rocha para o 1-1.
Já nos descontos da partida Leo Alaba viu dois amarelos e foi expulso, aos 90+2', antes do guarda-redes Simão também ver o vermelho direto, antes da cambalhota no marcador, aos 90+5 minutos, com o 2-1 da autoria do experiente Rafael Martins, a passe de Diogo Calila.
Penafiel 3-2 FC Porto B
No Estádio 25 de Abril, um Penafiel em posição desconfortável na tabela começou a sacudir a crise logo aos 11 minutos, com Reko a fazer o golo inaugural da partida, diante do FC Porto B.
Na segunda parte, aos 64 minutos, assistido por Maga, Ricardo Ribeiro fez o 2-0 do Penafiel, mas nem por isso os durienses puderam descansar perante a vantagem de dois golos.
Aos 70' o FC Porto B começou a recuperação, com o golo de Jorge Meireles, sendo que Rodrigo Mora, aos 89 minutos, voltou a restabelecer a igualdade no marcador.
Quatro minutos para lá dos 90', porém, o Penafiel conseguiu mesmo chegar ao importante triunfo, num penálti convertido pelo experiente Hugo Firmino.
Com esta vitória o Penafiel foge à zona perigosa, somando agora 11 pontos, mais três que o Académico Viseu, que tem menos um jogo, enquanto o FC Porto B mantém-se na zona cimeira, com 15 pontos, no 5.º lugar.
Nacional 2-0 União de Leiria
O favoritismo do Nacional, pela posição na tabela, ganhava ainda mais força pelo estatuto de visitado, diante da União de Leiria.
E esse favoritismo começou a ser confirmado quando Jesus Ramírez, avançado venezuelano dos insulares, colocou o Nacional na frente do marcador, logo aos 20 minutos.
Ao intervalo o treinador da União lançou Jair Silva no ataque, alterou o sistema e conseguiu equilibrar a partida, acrescentando depois Diogo Amado e Arsénio.
Foi mais feliz, porém, o treinador do Nacional, Tiago Margarido, que aos 77 minutos tirou Carlos Daniel para lançar o experiente André Sousa e viu o médio de 33 anos, ex-Vilafranquense, estrear-se a marcar pelos madeirenses aos 81 minutos, fazendo o 2-0, num lance que motivou protestos e a expulsão do treinador leiriense, Vasco Botelho da Costa.
Com esta vitória o Nacional cimenta o segundo lugar na Liga 2, agora com 20 pontos, mais três, à condição, que o Santa Clara, e a dois do líder AVS, que também ainda vai jogar nesta 10.ª jornada. Já a União de Leiria, com os mesmos 14 pontos com que partiu para esta ronda, é sétimo classificado.