Liga 2: Mafra e Belenenses empatam (1-1) Lank Vilaverdense travou o líder Santa Clara (1-1)
Mafra 1-1 Belenenses
O último classificado do campeonato, o Belenenses, viajou até ao Oeste, à casa do sexto classificado Mafra, para resgatar um ponto importantíssimo na luta pela manutenção.
Depois de duas ameaças, aos 6 e aos 8 minutos, Mesaque Djú marcou mesmo, aos 12 minutos, num remate forte, depois de ser servido por Andreas Hansen, fazendo o 1-0.
Aos 17 minutos Zequinha, de livre, atirou contra a barreira, numa tímida reação do Belenenses, antes de Miguel Tavares, aos 27', rematar cruzado, com a bola a passar perto da baliza do Mafra.
Aos 34 minutos foi Gui Ferreira a ficar perto do 2-0 e, no minuto seguinte, Lucas Gabriel atirou muito por cima após boa jogada de Andreas Hansen.
Na segunda parte voltou a ser o Mafra a primeira equipa a criar perigo, aos 49 minutos, com Diogo Almeida a rematar com pouca força, antes do Belenenses chegar mesmo ao golo do empate, aos 53 minutos, por intermédio de Mica Silva: Miguel Tavares roubou a bola na transição ofensiva do Mafra e serviu Midana Sambú, que assistiu Mica Silva para o 1-1.
Aos 67 minutos Ricardo Matos, na cara de Oláfsson, permitiu a defesa do guarda-redes do Mafra, antes de Pedro Carvalho, aos 69', testar a pontaria, com remate à figura do guardião da equipa do Oeste.
Aos 88 minutos Pedro Carvalho ainda tentou cruzar mas a bola foi na direção de Oláfsson, que defendeu com segurança. Foi, porém, o Belenenses a acabar a partida por cima, em busca do triunfo nos seis minutos de compensação: primeiro Rúben Pina, aos 90+4 minutos, impedido por Queirós, e depois Moha Keita, após um pontapé de canto, a cabecear por cima da baliza do Mafra.
O Belenenses mantém-se no último lugar, agora com 14 pontos, menos três que Leixões e Vilaverdense, enquanto o Mafra é sexto classificado, com 29 pontos, mas pode ser apanhado por Torreense, Académico Viseu e Benfica B.
Lank Vilaverdense 1-1 Santa Clara
A 20.ª jornada da Liga 2 colocou frente a frente o primeiro contra o último classificado da prova. Numa sequência de três vitórias consecutivas, o Santa Clara tinha pela frente uma equipa de Vila Verde que dava passos firmes em busca da salvação, com duas vitórias nos últimos três jogos.
Contudo, a lei do mais forte parecia que ia imperar, quando Vinícius Lopes (14 minutos) colocou os açorianos em vantagem, após assistência de Lucas Soares. Pese embora oportunidades para os dois lados, a segunda parte chegou a vantagem insular.
No segundo tempo, o Lank Vilaverdense tornou-se mais ameaçador e depois de várias ameaças, o empate chegou num momento histórico aos 58 minutos. Sema Velázquez acertou em Gonçalo Teixeira e André Soares converteu o penálti que deixou tudo igualado.
Com o arrastar do jogo para o fim, a surpresa parecia pairar num praticamente vazio Estádio Cidade de Coimbra, até que aos 90+2 minutos foi assinalada nova grande penalidade. Chamado a converter, Alisson Safira bateu o penálti colocado, mas Rogério estirou-se todo para o lado direito e segurou o remate do avançado brasileiro, bem como o ponto.
19 jornadas depois, o Lank Vilaverdense voltou a empatar no campeonato e travou o líder Santa Clara. Com 43 pontos, a equipa açoriana pode ser apanhada pelo AVS no topo da classificação. Já o conjunto minhoto está no 16.º lugar, em zona de play-off, com os mesmos 17 pontos do Leixões e a quatro do Feirense, primeira equipa na zona segura da tabela.