Liga 2: Feirense destrona Tondela (1-1), Académico vence (0-2), Portimonense sorri (0-2), Penafiel com reviravolta (2-1)
Feirense 1-1 Tondela
Uma das equipas mais confiantes desta Liga 2, o Tondela chega a Santa Maria da Feira na condição de líder da prova. Contudo, acabou por ceder um empate que o retirou do trono.
O conjunto beirão até começou melhor por Intermédio de Talocha (22’) que marcou após grande passe de Maranhão. O segundo golo podia ter chegado logo a abrir o segundo tempo, mas, isolado, Hélder Tavares não conseguiu bater João Costa.
E como se terá arrependido o Tondela deste momento, já aos 63’ João Afonso derrubou Rúben Alves na área. Assinalado, e confirmado, o penálti, Steven Petkov colocou a bola no fundo das redes. Estava feito o empate que não se ia alterar mais.
Desta forma, o Tondela caiu para segundo lugar com 23 pontos, a um do agora líder Penafiel. O Feirense está na 12.ª posição, com 12 pontos.
Mafra 0-2 Académico Viseu
Depois de ter visto o Chaves ultrapassar na sexta-feira, o Académico Viseu precisava de vencer em Mafra e os viriatos acabaram por não desiludir, com uma partida muito sólida.
O triunfo começou a ser construído com um autogolo insólito. Já passavam 10 minutos para lá dos 45 minutos, quando Gautier Ott cruzou para a área e Fabinho, numa tentativa de aliviar a bola, colocou o esférico no fundo das redes e deixou os forasteiros em vantagem.
No segundo tempo, Marquinho aproveitou o passe de Nils Mortimer e fechou o resultado aos 83 minutos.
Contas feitas, o Académico Viseu está no terceiro lugar com 18 pontos, a seis do Penafiel. Já o Mafra ocupa o 16.º posto, com 10 pontos.
Oliveirense 0-2 Portimonense
Duelo de aflito sem Oliveira de Azeméis. Com apenas uma vitória em nove jogos, Oliveirense e Portimonense ocupavam os dois últimos lugares da Liga 2 e sabiam da importância do triunfo e foram os algarvios a levar os três pontos para casa.
O Portimonense colocou-se em vantagem ainda no primeiro tempo, num lance em que a festa demorou. Ruan (24’) recebeu a bola de Tamble e rematou contra Arthur Augusto que foi mal batido. Foram precisos oito minutos de análises do VAR para confirmar o golo.
No segundo tempo, Chico Banza (69’) desfez todas as dúvidas, quando recebeu o passe de Geovane e colocou a bola no fundo das redes. Só já perto do fim é que a Oliveirense reagiu, mas Tiago Veiga rematou por cima, num jogo pobre em termos ofensivos.
Feitas as contas, o Portimonense subiu ao 15.º lugar com 10 pontos. Já a Oliveirense está no 18.º e último posto, com cinco.
Penafiel 2-1 Felgueiras
Uma das surpresas da Liga 2, o Penafiel conseguiu colocar um ponto final numa pequena crise ao vencer em casa do Marítimo. Nos lugares cimeiros da classificação, os durienses queriam vencer o Felgueiras em casa para pressionar o Tondela, e conseguiram, novamente com uma reviravolta.
De resto, o Felgueiras teve uma entrada melhor, mas só conseguiu chegar à vantagem perto do intervalo. Landinho incorporou-se pela direita, cruzou para a área onde o lateral-esquerdo Pedro Rosas (41’) surgiu. Falhou um primeiro remate, mas depois, com a bola à mercê fuzilou a baliza do desamparado Manuel Baldé.
O segundo tempo trouxe um Penafiel revigorado, mais ofensivo. E acabou recompensdo logo aos 57’, quando o lateral-direito Maga apareceu na zona central e disparou para o fundo das redes, com uma bela finalização.
Até final, os dois conjuntos tentaram desfazer o empate e o Felgueiras esteve próximo – Manuel Baldé fez uma grande defesa a Theo Fonseca por volta dos 90’ – mas o triunfo caiu mesmo para os da casa. Numa jogada de insistência, Zé Leite (90+7') aproveitou alguma desorganização e garantiu os três pontos.
O Penafiel assumiu a liderança provisória com 24 pontos, mais dois que o líder Tondela (menos um jogo). O Felgueiras está no nono lugar com 12 pontos.