Liga 2: Santa Clara lidera isolado (2-1), Marítimo reduzido a 10 empata (0-0), Nacional tropeça em Leiria (1-1)
AVS 1-2 Santa Clara
Jogo grande na Vila das Aves. Primeiro e segundo classificado, igualado em pontos, defrontavam-se num duelo que podia ser crucial para o título e as contas da subida da Liga 2.
E foi o líder a puxar dos galões. Aos 30 minutos, uma jogada iniciada no guarda-redes Gabriel Batista culminou na falta de Léo Alaba sobre Paulo Henrique na área adversária. Penálti confirmado e Bruno Almeida encaminhou-se para colocar a bola no fundo das redes.
No segundo tempo, o AVS respondeu pelo inevitável Nenê (51 minutos). O avançado marcou o 22.º golo na prova, na sequência de um canto marcado por Zé Ricardo. Momentos de alegria dos avenses que não duraram muito tempo.
Aos 59 minutos, Bruno Almeida sofreu um penálti e encarregou-se ele próprio de marcar. Bisou e assegurou os três pontos para o Santa Clara. O resultado não se alterou mais, pese embora boas oportunidades para ambos os lados: AVS respondeu por Anthony Correia (83 minutos) que obrigou Gabriel Batista a defesa atenta e Ricardinho também teve nos pés o golo para os açorianos e falhou.
Com este triunfo, o Santa Clara isolou-se na frente do campeonato com 59 pontos, mais três que o AVS e mais sete que o Nacional, primeira equipa fora da zona de subida automática.
FC Porto B 3-1 Penafiel
A precisar de pontos para dilatar o fosso para os rivais na luta pela manutenção, o Penafiel não conseguiu capitalizar as derrotas de Oliveirense e Feirense e também acabou por perder diante do FC Porto B.
Wendell (36 minutos), um autogolo de João Miguel (65 minutos) e Gonçalo Sousa (76 minutos) garantiram os triunfos dos jovens dragões. João Silva (56 minutos) marcou para os durienses.
Feitas as contas, o FC Porto B está no oitavo lugar com 37 pontos. Já o Penafiel ocupa a 14.ª posição com 28 pontos, mais quatro que a Oliveirense, em zona de play-off de manutenção.
Marítimo 0-0 Leixões
Depois de ter visto o rival Nacional tropeçar em Leiria, o Marítimo tinha uma oportunidade de ouro de se aproximar do terceiro lugar. Contudo, o Leixões revelou-se um osso demasiado duro de roer.
Numa primeira parte animada, em que as duas equipas foram trocando ascendente, o jogo teve o momento decisivo aos 30 minutos, quando Guirassy reagiu de forma intempestiva perante Adriano Amorim e recebeu ordem de expulsão.
A partir daí, o Marítimo tentou equilibrar a equipa em termos defensivo, com o Leixões a aproveitar para fazer alguma pressão. Contudo, acabou mesmo por ser a equipa da casa mais próxima de desfazer o nulo, com Tomás Domingo a cabecear sozinho na área para defesa atenta de Stefanovic. O guardião sérvio voltou a estar em evidência ao segurar o remate de Igor Julião nos 10 minutos finais.
Com este empate, o Marítimo encontra-se no quarto lugar com 49 pontos, e continua a três do Nacional, que está em zona de play-off. Já o Leixões está na 13.ª posição com 29 pontos, cinco que a Oliveirense, em zona de descida.
União de Leiria 1-1 Nacional
A 27.ª jornada da Liga 2 prosseguiu este sábado com um embate entre dois conjuntos históricos. O Nacional a lutar por regressar ao primeiro escalão, enquanto que a União de Leiria, regressado da Liga 3, estreava Filipe Cândido no comando técnico que rendeu Vasco Botelho da Costa.
E numa primeira parte marcada pela falta de inspiração (o lance de maior frisson foi um penálti que foi revertido sobre Jordan van der Gaag), foi preciso chegar aos acréscimos para celebrar um golo. João Aurélio viu a bola bater-lhe na mão e o árbitro assinalou penálti. Chamado a converter, Zié Ouattara disparou uma bomba que não deu hipóteses a Lucas França (ainda adivinhou o lado), e os unionistas foram a vencer para o intervalo.
Pese embora a pressão no segundo tempo, o Nacional só chegou ao empate já nos 10 minutos finais. Jesús Ramírez respondeu da melhor forma ao cruzamento de Dudu e restabeleceu a igualdade.
Com este resultado, o Nacional está na terceira posição com 52, a quatro de Santa Clara e AVS, e com mais quatro que Marítimo, sendo que todos ainda vão entrar em ação nesta ronda. Já a União de Leiria está na 12.ª posição com 32 pontos, mais oito que a Oliveirense, em zona de play-off de manutenção.