Liga 2: Santa Clara reduzido a 10 vence em Penafiel (2-1), Feirense surpreende Nacional (2-1), Clóvis salva o Académico Viseu (2-2)
Feirense 2-1 Nacional
Mais um duelo entre equipas com objetivos opostos, mais uma prova da competitividade da Liga 2. O aflito Feirense recebeu e venceu o Nacional, colocando assim ponto final a uma sequência de quatro jogos consecutivos sem vencer (três derrotas e um empate).
A partida começou de feição para os insulares. Aos 10 minutos, Gustavo da Silva deixou o Nacional em vantagem, mas os fogaceiros mostraram ao que vinham aos 26 minutos, quando Carnejy Antoine respondeu da melhor maneira ao cruzamento de Sérgio Conceição. No segundo tempo, Dudu Hatamato (48 minutos) dilatou a vantagem e fez explodir de alegria o Marcolino Castro.
Em risco de se ver ultrapassado pelo rival Marítimo no terceiro lugar, o Nacional mostrou nervosismo no segundo tempo, com o treinador Tiago Margarido a ser expulso aos 57 minutos depois de ver negada pelo VAR uma grande penalidade por alegado toque com a mão de Tony Shimaga.
Com este resultado, o Nacional caiu para o quarto lugar com 40 pontos, os mesmos do Marítimo, ainda que tenha menos um jogo. Já o Feirense subiu ao 14.º posto com 24 pontos, mais cinco que o Leixões, que está em zona de play-off de manutenção.
Penafiel 1-2 Santa Clara
Com objetivos diametralmente opostos, Santa Clara e Penafiel defrontaram-se no Estádio Municipal 25 de Abril. E foram os principais candidatos à subida de divisão que ficaram a rir, num jogo com muitas peripécias.
Aos 27 minutos, Pedro Pacheco abriu o marcador para os açorianos. Em vantagem, os insulares pareciam estar no controlo da partida até que Vinícius Lopes lançou-se a uma bola de forma imprudente e acertou em cheio no guarda-redes Pedro Silva, com o cartão vermelho a ser exibido ao avançado do Santa Clara.
Com menos um, os açorianos viram a situação ficar pior. Aos 45+1 minutos, Lucas Soares viu a bola embater-lhe na mão. Assinalado penálti que foi convertido por Robinho, deixando tudo empatado à ida para os balneários.
No segundo tempo, com mais um homem, o Penafiel cresceu na partida, teve mais oportunidades, mas não foi eficaz. Por isso viu um balde de água fria cair em cima da cabeça aos 86 minutos, quando Bruno Almeida bateu um livre que foi desviado por Pedro Pacheco para o fundo das redes. Um bis que garantiu três pontos.
Com este resultado, o Santa Clara segue no primeiro lugar com 49 pontos, mais seis que o AVS e nove que o Nacional (ainda não entraram em ação). O Penafiel está no 13.º posto, com 25 pontos, mais seis que o Leixões, primeira equipa em zona de play-off de manutenção.
Académico Viseu 2-2 Oliveirense
Duelo de opostos na 22.ª jornada da Liga 2. Sem perder há nove encontros, o Académico Viseu recebeu uma Oliveirense que procura colocar um ponto final numa sequência de quatro jogos (duas derrotas e dois empates) sem vencer.
O primeiro tempo, pese embora o nulo, prometeu, com ambas as equipas a disporem de oportunidades. Prometia para uma etapa complementar que teve uns minutos iniciais de loucos.
Aos 48 minutos, André Almeida teve uma entrada fora de tempo sobre Sangaré e viu o cartão vermelho depois de ter acertado na cabeça do avançado contrário. Expulsão justa, livre perigoso para a Oliveirense que aproveitou da melhor forma, numa jogada estudada com Kelechi John (51 minutos) a finalizar à boca da baliza.
Na resposta, a bola foi ao meio-campo e… Gauthier Ott surgiu na esquerda com um cruzamento para o segundo poste onde André Clóvis apareceu para fazer o sexto tento nesta edição da Liga 2.
Aproveitando a vantagem numérica, a Oliveirense acabou por recuperar a vantagem. Aos 66 minutos, na sequência de um canto, Schurrle aproveitou uma bola perdida à entrada da área e colocou a bola fora do alcance de Gril. Parecia o golo da vitória, mas aos 90 minutos, Clóvis voltou a vestir a capa de herói e empatou a partida.
Com este resultado, a Oliveirense está no 14.º lugar com 23 pontos, mais quatro que o Leixões, em zona de play-off de manutenção. O Académico Viseu está no sétimo posto com 31 pontos.