Liga 2: Santa Clara tropeça (2-2) e Nacional aproxima-se (1-3), Académico Viseu triunfa (1-2), Benfica B e Tondela empatam (1-1)
FC Porto B 2-2 Santa Clara
Na visita ao FC Porto B, o líder Santa Clara entrava com um objetivo: a vitória garantia um dos três primeiros lugares da classificação (os dois primeiros dão subida direta, o terceiro obriga a um play-off). Para isso tinha de ultrapassar os jovens dragões.
E a partida começou de feição para os açorianos, quando Diogo Fernandes derrubou Vinicius Lopes e foi assinalado penálti. Chamado a converter, Bruno Almeida (16 minutos) não desperdiçou.
Já depois de ter visto o Santa Clara atirar ao ferro, o FC Porto B reagrupou-se e conseguiu o empate antes do intervalo. Aos 45+1 minutos, Wendel Silva concluiu uma jogada rápida e restabeleceu a igualdade.
Segundo tempo disputou-se nos mesmos moldes do primeiro. Alisson Safira (68 minutos) devolveu a vantagem aos açorianos e parecia ser o herói, mas acabou como vilão. Três minutos depois desviou um canto para dentro da própria baliza e a partida voltou a ficar empatada.
A igualdade sabe a pouco ao Santa Clara que lidera com 64 pontos, mas viu o Nacional aproximar-se. Os açorianos têm mais sete pontos em relação Marítimo, a primeira equipa fora dos lugares de subida, com nove em disputa. O FC Porto B está no sétimo posto, com 44 pontos.
Belenenses 1-3 Nacional
Quem aproveitou bem o deslize do Santa Clara foi o Nacional. Os insulares mantiveram o bom momento com a segunda vitória consecutiva e estão cada vez mais perto de assegurar o regresso ao primeiro escalão.
Na visita ao Restelo, a equipa de Tiago Margarido quis deixar tudo resolvido no primeiro tempo. Chuchu Ramírez (9 minutos), Gustavo (19 minutos) e Rúben Macedo (36 minutos) colocaram o marcador longe de qualquer dúvida ainda antes do intervalo.
Foi já a acabar que Midana Sambu (90+6 minutos) apontou o tento de honra do Belenenses, que vive um momento complicado.
A equipa do Restelo está na penúltima posição com 26 pontos, a um do Feirense (em zona de play-off) e já olha para a salvação a cinco pontos, com nove por disputar.
Tondela 1-1 Benfica B
Mais um encontro entre duas equipas descansadas na tabela. Na metade superior da classificação, os beirões queriam acabar com uma sequência de duas derrotas consecutivas, mas não foram além de um empate com o Benfica, que também somou o quinto jogo consecutivo sem vencer (três derrotas e dois empates).
A equipa da casa começou a todo o gás, quando Daniel dos Anjos inaugurou o marcadoro logo aos dois minutos, após toque de Tiago Almeida. O avançado brasileiro teve nos pés a outra grande oportunidade para ampliar a vantagem, quando André Gomes derrubou Luan Farias na área. Contudo, desperdiçou o penálti ao não conseguir enquadrar o remate com a baliza.
No segundo tempo, a resposta do Benfica B aconteceu ao estilo do Tondela. No primeiro minuto após a volta dos balneários, Diogo Spencer respondeu ao cruzamento atrasado de João Rêgo e empatou a partida.
Com este resultado, o Tondela sobe provisoriamente ao quinto lugar com 46 pontos, mais um que o Paços de Ferreira. O Benfica Be está na 12.ª posição, com 38 pontos.
Torreense 1-2 Académico Viseu
Confortavelmente a meio da tabela, Torreense e Académico Viseu chegam a esta 31.ª jornada da Liga 2 já sem grandes objetivos para esta temporada. E essa descontração resultou num bom jogo de futebol.
O primeiro tempo foi mexido e acabou por resultar num golo para cada lado. Aos 11 minutos, o inevitável Clóvis abriu o ativo para os viseenses ao responder da melhor maneira a um cruzamento de Miguel Bandarra.
O empate chegou ainda antes do intervalo. Bandarra derrubou Correa na área e foi assinalado penálti para os anfitriões. Juan Balanta (40 minutos) encarregou-se de marcar e não desperdiçou.
A etapa complementar foi menos mexida e o triunfo acabou por sorrir ao Académico Viseu. Depois de ter acertado nos ferros no primeiro tempo, Arthur Chaves (82 minutos) teve mais pontaria quando respondeu ao cruzamento de Igor Milioransa e garantiu o primeiro triunfo para Claudio Carsi, interino que assumiu a equipa após a saída de Jorge Simão.
Sem vencer desde 21 de fevereiro, o Académico voltou a somar os três pontos e subiu ao nono lugar com 41 pontos. Os mesmos do Torreense que caiu agora para o 10.º posto, depois do oitavo jogo consecutivo sem vencer.