Liga 2: Torreense atrasou AVS com reviravolta (2-1), União de Leiria empata (1-1) com FC Porto B, empate em Penafiel (1-1)
Torreense 2-1 AVS
Duas equipas interessadas na luta pela subida de divisão, o duelo da 20.ª jornada revestia-se de outra importância depois do empate do Santa Clara diante do Lank Vilaverdense. O AVS sabia que a vitória permitia igualar os açorianos na primeira posição e começou melhor.
O inevitável Nenê (41 minutos) aproveitou um cruzamento de Edson Farias e somou o 15.º golo na Liga 2, prova que lidera como melhor marcador. Tudo parecia ligado para o terceiro triunfo consecutivo dos comandos de Jorge Costa, mas a equipa da casa teve 20 minutos verdadeiramente demolidores na segunda parte.
E até começaram mal, com Benny a falhar um penálti, ou melhor, Pedro Trigueira a defender o primeiro remate e a recarga. Contudo, a equipa de Tulipa não se deixou abater, Ângelo Rodrigues (76 minutos) deu início a uma reviravolta carimbada por Patrick (83 minutos) e que deixou as bancadas do Estádio Manuel Marques, já vestidas a preceito para o Carnaval, em festa.
Com este resultado, o AVS está no segundo lugar com 40 pontos, agora a três do Santa Clara. Já o Torreense subiu ao quinto posto, com 30 pontos, a sete do Nacional, equipa em zona de play-off de subida.
União de Leiria 1-1 FC Porto B
A União de Leiria foi a primeira equipa a criar perigo, logo aos 2 minutos, com Jordan van der Gaag a isolar-se na cara do golo mas a permitir depois a antecipação de Gonçalo Ribeiro. Aos 12' o FC Porto B deu o primeiro aviso, com Abraham Marcus a surgir no meio dos centrais e a cabecear ao lado.
Em cima do quarto de hora, Djé Tah D'Avilla rematou de longe e a bola passou a centímetros do poste da baliza de Gonçalo Ribeiro. Seria, porém, o FC Porto B a passar para a frente do marcador, quando aos 19 minutos Zé Pedro serviu Gui Guedes que, com uma receção soberba, serviu depois Abraham Marcus que, de cabeça, fez o 1-0.
A reação da União de Leiria não se fez esperar e, aos 22 minutos, após erro de Romain Correia, Bryan Róchez ficou isolado e, na cara de Gonçalo Ribeiro, tentou o chapéu, que saiu ao lado.
Aos 33' o FC Porto B, em contra-ataque, podia ter chegado ao 2-0, com Gui Ferreira a disparar para defesa de Fábio Ferreira, que ainda segurou a recarga de Martim Fernandes.
Não marcou o FC Porto, marcou a União de Leiria. Já depois de Lucho Vega, aos 45+1 minutos, ter cabeceado para defesa de Gonçalo Ribeiro, foi Bura, aos 45+2 minutos, a assinar o 1-1, com assistência do mesmo Lucho Vega, que cruzou ao segundo poste para o cabeceamento vitorioso para o empate.
Na segunda parte, e em cima da hora de jogo, Zé Pedro derrubou Jair, que iria isolado para a baliza do FC Porto. O árbitro mostrou amarelo mas, alertado pelo VAR, reviu as imagens e comunicou, na instalação sonora do Dr. Magalhães Pessoa, a decisão de expulsar o central dos dragões, perante os protestos veementes do treinador do FC Porto, António Folha, que também foi expulso.
Em vantagem numérica, e mesmo com as entradas de Marcos Silva, Leandro Antunes e Zié Ouattara, a União de Leiria não conseguia criar reais ocasiões de golo, com Bryan Róchez, aos 81 minutos, a cabecear por cima, sem qualquer perigo, tal como Djé Tah D'Avilla, aos 90+3', com um remate desviado.
Com este empate o FC Porto B chega aos 26 pontos, estando no 10.º lugar, enquanto a União de Leiria segue mais atrás, no 13.º lugar, com 24 pontos, antes de receber o Sporting para a Taça de Portugal, no próximo dia 7.
Penafiel 1-1 Oliveirense
Em luta para fugir à despromoção, Penafiel e Oliveirense saibam da importância dos três pontos. Ainda assim, as duas equipas não acusaram o nervosismo e os golos só não surgiram no primeiro tempo devido à manifesta falta de eficácia dos dois lados.
Foi preciso entrar no quarto de hora final para se gritar golo e foram os adeptos da equipa da casa os primeiros. João Silva aproveitou um passe errado de Arthur Augusto e disparou uma bomba que só parou no fundo das redes da equipa de Oliveira de Azeméis.
E quando os durienses já sentiam o sabor da vitória, João Paulo empatou para a Oliveirense. Cruzamento de Vasco Gadelho, com o avançado a surgir ao segundo poste e a colocar no fundo das redes, aos 89 minutos.
Com este resultado, o Penafiel está no 12.º lugar com 25 pontos, já a Oliveirense ocupa a 14.ª posição, com 22 pontos, mais cinco em relação ao Lank Vilaverdense, que ocupa o lugar de play-off de manutenção.