Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga 2: Vilaverdense deixa último lugar (0-1), FC Porto B bate Belenenses (3-0), Nacional no pódio (2-1)

André Guerra c/Hugo Filipe Martins
Atualizado
João Caiado marcou o golo da vitória
João Caiado marcou o golo da vitóriaVilaverdense
O Nacional subiu ao pódio graças a um golo de José Gomes, nos descontos, que garantiu o triunfo por 2-1 na receção ao Torreense. À mesma hora, o FC Porto B prolongou a crise do lanterna-vermelha Belenenses ao vencer por 3-0. Antes, o Santa Clara regressou ao topo da tabela com uma vitória por 2-0 sobre o Leixões e o Mafra voltou aos triunfos ao bater o Paços de Ferreira por 0-1. Já o AVS chegou aos 40 pontos ao bater o Marítimo, num jogo entre candidatos à subida, por 3-2, com Nenê uma vez mais em evidência.

Oliveirense 0-1 Vilaverdense

O Länk Vilaverdense não desiste e, pela primeira vez praticamente desde o início do campeonato, deixou o último lugar da Liga 2, que agora pertence ao Belenenses, derrotado pelo FC Porto B este domingo.

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Um golo de João Caiado, na segunda parte, foi suficiente para bater uma Oliveirense que já teve uma boa fase no campeonato, mas agora está apenas quatro pontos acima da zona de descida.

O conjunto de Oliveira de Azeméis entrou bem, esteve perto de marcar em cima do intervalo, mas a boa segunda parte do Vilaverdense traduziu-se no golo de Caiado, assistido por Bruno Silva.

Nos descontos da partida, Kazu teve ocasião flagrante para fazer o empate depois de uma má abordagem de Rogério na sequência de um livre, mas atirou ao lado e o Vilaverdense assegurou a quinta vitória no campeonato.

Nacional 2-1 Torreense 

Os insulares entraram em campo sabendo que tinham de ganhar para acompanhar o comboio da subida. Na receçãoa a uma equipa que insiste em intrometer-se na luta, os madeirenses chegaram à vantagem aos 23 minutos, por intermédio de Gustavo. No entanto, em cima do intervalo, Benny restabeleceu a igualdade. 

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

Tudo parecia indicar que seria esse o desfecho final, mas já no tempo de descontos, aos 90+2, José Gomes sybiu à área contrária num pontapé de canto e garantiu a vitória dos anfitriões, que mantêm a perseguição aos líderes da tabela. 

FC Porto 3-0 Belenenses 

No Olival, os jovens dragões resolveram praticamente o encontro em cinco minutos. Aos 20, o miúdo Rodrigo Mora encontrou a cabeça de Gui Guedes ao segundo poste para inaugurar o marcador. Pouco depois, numa jogada de insistência, Vasco Sousa cabeceou para a área dos lisboetas, onde apareceu Anha Candé a aproveitar para aumentar a contagem.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

Aos 16 anos, o extremo tornou-se no jogador mais jovem de sempre a marcar na Liga 2, superando a marca detida por... Rodrigo Mora.

Com o resultado controlado, os bês foram somando ocasiões para dilatar o marcador, mas só aos 78 minutos é que o conseguiram fazer finalmente, novamente com Rodrigo Mora na jogada. O médio lançou Marcus na área e, por mais uma vez nesta época, o nigeriano ofereceu o golo ao avançado brasileiro Wendel Silva. 

Com este resultado, a turma de António Folha encerrou um ciclo de seis jogos sem vencer - cinco derrotas e um empate - e aumentou a crise do emblema do Restelo para seis jogos sem saborear a vitória e quatro derrotas consecutivas.

Santa Clara 2-0 Leixões

O relvado do Estádio de São Miguel prejudicou o espetáculo, mas não a luta do Santa Clara pela subida de divisão. O conjunto açoriano regressou ao topo da tabela da Liga 2, depois de vencer o Leixões por 2-0.

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

A equipa de Matosinhos, com Fangueiro em estreia no banco de suplentes, foi a primeira a criar perigo, na sequência de um pontapé de canto finalizado com um remate de Fabinho ao poste, mas o Santa Clara revelou-se mais eficaz.

Depois de uma oportunidade do reforço Alisson Safira, Vinícius Jorge abriu o ativo aos 27 minutos, ao aproveitar uma saída arriscada de Ricardo Ribeiro.

Num período em que tudo corria mal à formação de Matosinhos, Wakaso foi expulso e deixou o Leixões em situaçaõ delicada para tentar evitar mais uma derrota na Liga 2.

Sem ser brilhante, o Santa Clara não sentiu necessidade de assumir o risco e acabou por sentenciar a partida aos 69 minutos, com Alisson Safira a estrear-se a marcar pelos açorianos, na sequência de uma grande penalidade.

Com este triunfo, os açorianos somam 42 pontos, mais dois do que o AVS, na liderança da Liga 2. Bem mais atrás, o Leixões ocupa o 16.º lugar, com 17 pontos.

Paços de Ferreira 0-1 Mafra

Um golo de Miguel Sousa e uma grande exibição do guarda-redes do Mafra, Olafsson, foram suficientes para que o Mafra regressasse aos triunfos e conseguisse ultrapassar o Paços de Ferreira na tabela da Liga 2.

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

O início da partida foi equilibrado, com uma oportunidade para cada um dos lados, mas foi numa altura de superioridade pacense, com Cipenga a acertar no poste quando tinha tudo para fazer o 1-0 que o Mafra chegou à vantagem.

Dois minutos depois do lance de Cipenga, Miguel Sousa aproveitou um lance de insistência para abrir o marcador perto do intervalo.

Na segunda parte, porém, o Paços de Ferreira, a correr contra o prejuízo, acabou por não conseguir criar situações evidentes de perigo, com Ólafsson a segurar o triunfo do conjunto de Silas, que agora tem mais três pontos do que o Paços de Ferreira.

AVS 3-2 Marítimo

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Num duelo entre candidatos à subida de divisão, o AVS contou novamente com a inspiração de Nenê para derrotar o Marítimo, chegar aos 40 pontos e somar o segundo triunfo consecutivo, que garante pelo menos a presença em zona de subida ao fim da 19.ª jornada.

Quando uma equipa tem um avançado com uma veia goleadora tal que é capaz de fazer golos de todas as formas e feitos, fica mais fácil vencer partidas, mesmo quando se cometem erros defensivos.

Nenê, aos 40 anos, deu seguimento ao grande momento de forma e marcou pela quinta jornada consecutiva, desta vez em dose dupla e em grande estilo.

O show do brasileiro começou com uma bicicleta logo aos 16 minutos, em pleno domingo solarengo na Vila das Aves. Perfeito para andar de bicicleta.

O Marítimo ainda conseguiu a reviravolta antes do intervalo, num penálti convertido por Platiny, após falta de Fernando Fonseca, e no 1-2 apontado por Bica, depois de uma grande jogada individual de Lucas Silva, que deixou vários adversários pelo caminho.

Só que, antes do apito para o regresso aos balneários, o génio de Nenê voltou a fazer a diferença. Depois da bicicleta, o avançado do AVS bisou de livre direto, com Amir sem capacidade para se fazer ao lance para evitar a igualdade.

Logo no início da segunda parte, um golo de Vasco Lopes foi suficiente para o triunfo da equipa de Jorge Costa, garantido pelo VAR, que anulou o 3-3 ao Marítimo, aos 86 minutos, por fora de jogo.