Nacional - Tondela adiado para as 18:00
O duelo entre o Nacional e o Tondela, da 16.ª jornada da Liga 2 foi adiado para as 18:00. A falta de visibilidade levou o árbitro Miguel Fonseca a atrasar o pontapé de saída, inicialmente previsto para as 11:00.
"Nos termos regulamentares, o arbítrio decidiu, e bem na minha opinião, que não havia condições para o jogo. Entramos depois na outra fase em que o jogo tem de ser disputado as 30 horas seguintes. Estamos a aguardar que a Liga marque. Poderá ser ainda hoje, existindo o risco elevado de se manter assim durante todo o dia. Os clubes não acordaram qualquer outro caminho que não fosse o cumprir o regulamento. Se, porventura, existissem condições, preferia que o jogo se realizasse hoje (sábado)", explicou Rui Alves, presidente do Nacional, à Sporttv.
"O Tondela quer jogar. As condições são as que estão à vista, quem tem poder de decisão tem de analisar. É uma situaçao complicada, estamos envolvidos em muitas competições. É o que é. Mais do que ninguém queremos jogar, fizemos uma viagem, mas com condições que estejam salvaguardadas para que seja bom espetáculo", explicou Tozé Marreco, treinador do Tondela.
Recorde-se que, de acordo com o regulamento da Liga, caso não estejam reunidas as condições, o árbitro pode decidir atrasar o início do jogo em 30 minutos para existir nova avaliação. Esse período pode ser prolongado por mais 30 minutos, atingido então a hora.
Caso não seja possível realizar o jogo, a partida deverá, numa primeira instância, ser remarcada para as 30 horas seguintes, segundo o artigo 46 do regulamento da Liga Portugal. Um facto que se afigura complicado, já que o Tondela tem jogo marcado com o Sporting para a próxima terça-feira, a contar para a Taça de Portugal.
Esse prazo de 30 horas pode ser contornado se ambas as equipas chegarem a acordo para nova data. Contudo, uma vez que a partida é da primeira volta, está obrigada a ser remarcada num prazo máximo de seis semanas, salvo uma exceção de força maior.